Descubra o que são antônimos!

A preparação para a prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias do Enem é uma das mais intensas. Afinal, esse caderno exige um vasto conhecimento por parte do aluno, além de demandar paciência, foco e uma ótima habilidade de interpretação de texto. Por isso, não podemos dar mole!

Um dos temas que pode ser cobrado no Enem, direta ou indiretamente, é o que aborda os antônimos. Apesar de ser um assunto estudado lá no comecinho da nossa educação, é sempre bom relembrá-lo para não fazer feio na hora da prova.

Além disso, conhecer essas palavras é essencial para uma boa produção de texto. Na redação, dominar esses detalhes podem fazer toda a diferença e levá-lo a uma pontuação nota 1000. Vamos saber mais sobre os antônimos?

escrita língua portuguesa

O que são antônimos?

O estudo dos antônimos faz parte de um campo da linguística conhecido como semântica. O objetivo desse segmento é estudar as palavras, observando quais são os seus significados e como elas se aplicam em nosso dia a dia.

A palavra antônimo vem do grego “nome oposto”. E é justamente esse o seu significado: são palavras que exprimem um sentido oposto à outra. Simples assim!

Tipos de antônimos

Os antônimos podem ser classificados em relativos (que trazem uma oposição parcial) e absolutos (que contém ideias completamente opostas).

Ainda, eles podem pertencer à classes gramaticais diversas, como substantivos, advérbios, adjetivos e até mesmo verbos.

Exemplos de antônimos

Confira, agora, alguns exemplos de antônimos:

  • Rebeldia – Obediência (substantivo);
  • Comer – Beber (verbo);
  • Ontem – Hoje (advérbio)
  • Bonito – Feio (adjetivo).

Sobre os antônimos relativos e absolutos, podemos exemplificar com a palavra bonito. Feio seria o seu antônimo relativo, enquanto horrível seria o absoluto. Pegou a ideia?

Mas não se preocupe. Esses termos são bem específicos e não costumam cair em provas. No entanto, é importante que você pelo menos saiba que eles existem para reconhecê-los caso apareçam.

Diferença entre antônimos e sinônimos

Enquanto os antônimos trazem ideias diferentes a partir de uma palavra, o sinônimo é um termo diferente com o mesmíssimo significado.

Ainda utilizando o exemplo de “bonito”, podemos citar os seus sinônimos: belo, lindo, gracioso, entre outros. Entendê-los é muito importante para a redação, pois evita que uma mesma palavra seja repetida muitas vezes no mesmo parágrafo, por exemplo.

Há outro grupo do tipo?

Sim! Além dos antônimos e sinônimos, existem palavras que podem ser classificadas como:

  • homônimos — palavras com escrita idêntica, mas pronúncia e significado diferentes. Exemplo: colher;
  • homófonas — palavras que se diferem na escrita, mas têm a mesma pronúncia. Exemplo: conserto e concerto;
  • hiperônimo — palavras que pertencem a um mesmo grupo ou ideia. Exemplo: animal é um hiperônimo de mamífero, anfíbio, réptil, entre outros;
  • parônimos — palavras que se parecem, mas têm significados completamente diferentes. Exemplos: aprender e apreender.

Como os antônimos são cobrados no vestibular?

É bem difícil esse assunto ser cobrado de maneira direta. Um vestibular não o questionará especificamente sobre o antônimo ou o sinônimo de uma palavra. No entanto, pode cobrar o seu conhecimento sobre esses conceitos, ainda que de forma mais sutil.

Confira um exemplo de questão que já apareceu no Enem!

(Enem) O sedutor médio

Vamos juntar

Nossas rendas e

expectativas de vida

querida,

o que me dizes?

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Ter 2, 3 filhos

e ser meio felizes?

VERISSIMO, L. F. Poesia numa hora dessas?! Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

No poema O sedutor médio, é possível reconhecer a presença de posições críticas

a) nos três primeiros versos, em que “juntar expectativas de vida” significa que, juntos, os cônjuges poderiam viver mais, o que faz do casamento uma convenção benéfica;

b) na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo “médio” no título e do advérbio “meio” no verso final;

c) no verso “e ser meio felizes?”, em que “meio” é sinônimo de metade, ou seja, no casamento, apenas um dos cônjuges se sentiria realizado;

d) nos dois primeiros versos, em que “juntar rendas” indica que o sujeito poético passa por dificuldades financeiras e almeja os rendimentos da mulher;

e) no título, em que o adjetivo “médio” qualifica o sujeito poético como desinteressante ao sexo oposto e inábil em termos de conquistas amorosas.

Resposta: B

Ainda é possível utilizar esse aprendizado em sua redação. Conhecer a relação entre antônimos e sinônimos é uma arma poderosa para combater a timidez na hora de escolher as palavras e tornar o vocabulário do seu texto muito mais rico!

Para isso, é claro, não há necessidade de decorar a tabela de antônimos e sinônimos. Você pode treinar escrevendo bastante e buscando palavras que se complementam em ferramentas como o Dicionário de Antônimos e o Dicionário de Sinônimos, completamente gratuitas.

Como ter ajuda em casa para aprender as matérias de português?

É bastante conteúdo, não é mesmo? E agora? Como aprender toda essa matéria sem precisar sair de casa e frequentar um cursinho presencial?

O Stoodi tem a solução para você!

O nosso cursinho e completamente online, com mais de 6 mil aulas ministradas pelos melhores professores do Brasil. Além disso, contamos com módulos super organizados e um banco de questões com mais de 30 mil exercícios de todas as matérias do ensino médio.

E não para por aí. Também contamos com um Plano de Estudos personalizado às suas necessidades, suporte contínuo por meio de monitoria e lives, nas quais você poderá tirar as suas dúvidas diretamente com os professores.

Durante a pandemia de COVID-19, todas as nossas aulas e exercícios estão liberados gratuitamente. Assim, você não deixa de estudar e confere um pouco sobre o Stoodi totalmente de graça.

Gostou de aprender mais sobre os antônimos e conferir dicas imperdíveis para se preparar sem sair de casa? Agora é hora de cair em campo, estudar bastante e destruir na prova do Enem. E não se esqueça de fazer o seu cadastro no Stoodi para melhorar a sua preparação. Estamos torcendo por você!