Introspectivo: o que é e como saber se sou?

Ser introspectivo não é um defeito, mas um tipo de personalidade peculiar a muitas pessoas. Saiba agora como descobrir se você também é!

Introspectivo: o que é e como saber se sou?

Descubra se você é uma pessoa introspectiva com o Stoodi!

A personalidade humana é riquíssima. Cada um de nós é de um jeito e isso faz com que a sociedade seja bastante heterogênea, mas alguns traços podem ser mal vistos pelos outros. Um indivíduo introspectivo, por exemplo, muitas vezes é confundido com uma pessoa triste, desanimada e depressiva.

Só que isso não poderia estar mais longe da verdade. Neste post, vamos falar sobre o que é a introspecção e como você pode descobrir se tem uma personalidade assim. Continue a leitura e fique por dentro!

Introspectivo: significado

Além da tristeza, é muito comum que as pessoas associem a personalidade introspectiva com timidez. Porém, essas são características muito diferentes e que nem sempre aparecem lado a lado.

Segundo o dicionário, introspectivo diz respeito ao “que examina o próprio íntimo, os sentimentos, as reações etc.”. Na prática, são pessoas que possuem uma personalidade comunicativa retraída, de pouca interação e baixa intimidade com o mundo exterior.

Como saber se você tem uma personalidade introspectiva?

Significados formais do dicionário não são exatamente adequados para descrever a personalidade de uma pessoa introspectiva. Muitas vezes, as ações desses indivíduos falam mais alto que qualquer classificação.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas características de pessoas de personalidade introspectiva. Se você se identificar com a maioria delas, pode considerar-se um sujeito introspectivo.

O prazer no silêncio

Pessoas introspectivas apreciam o silêncio e sentem-se bem em um ambiente quieto. Por gostarem de ficar a sós com seus próprios pensamentos, elas buscam momentos de maior tranquilidade e paz.

Pensar muito antes de agir

De modo geral, quem é introspectivo tende a pensar muito antes de falar ou agir. Por um lado, isso é bom por permitir a análise dos possíveis efeitos e consequências da ação. Por outro lado, a característica pode levar à perda de oportunidades. Certas ações precisam ser tomadas em um curto espaço de tempo.

Profundidade das conversas

Outra característica marcante dos introvertidos é a pouca paciência com conversas sem conteúdo. Para eles, um bate-papo raso e superficial nada mais é do que um sinal de futilidade ou falta de sinceridade. Não que introvertidos sejam avessos às pessoas que agem assim, mas não apreciam a barreira pouco natural que uma conversa superficial gera entre os outros.

Sozinho na multidão

O sentimento de estar sozinho no meio da multidão é característico de um indivíduo introspectivo. É comum que essas pessoas deixem que amigos e atividades os escolham, sem tomar a iniciativa para tanto.

Aversão ao networking

homem triste introspectivo

Pessoas introspectivas costumam ter aversão à prática do networking, tipo de conversa profissional voltada para a autopromoção e a criação de contatos. Para os introspectivos e introvertidos, esse tipo de atividade faz com que se sintam falsos, pois anseiam por interações autênticas.

Fácil distração

Por se prenderem aos próprios pensamentos, os introspectivos tendem a se entediar com o mundo à sua volta, principalmente quando muitas coisas acontecem ao seu redor. Assim, se distraem com muita frequência e se perdem nos próprios pensamentos.

Ser um expert

O cérebro de uma pessoa introvertida tende a focar em apenas uma atividade ou aprendizado. Sua personalidade o permite se concentrar em assuntos e temas, refletindo sobre eles por um tempo. Assim, tendem a se dedicar mais facilmente a estudos aprofundados e a desenvolver habilidades específicas.

Escolha das interações

Quando é possível, os introspectivos preferem escolher com quem vão interagir. E isso fica muito claro em situações como o telefone, por exemplo. Se não sentem vontade de atender uma chamada de um conhecido naquele momento, simplesmente ignoram, deixando para conversar quando se sentirem mentalmente preparados.

Observador e detalhista

O sentimento de sobrecarga pelas interações do ambiente externo causa um efeito contrário à distração: o olhar aguçado para detalhes. Pessoas de personalidade introvertida têm um traço observador muito forte, processando informações visuais de maneira mais intensa que os outros.

Expressão escrita

Um traço muito característico dos introspectivos é a habilidade de escrita. Por não se interessarem tanto pelas interações comunicativas verbais com outras pessoas, os indivíduos introspectivos costumam se expressar muito melhor por escrito, abraçando a atividade solitária que é escrever. Além disso, adoram ler sobre os mais variados assuntos.

Compromissos desmarcados

Se existe algo que um introspectivo adora é a desmarcação de algum compromisso que ele, provavelmente, atenderia por obrigação. Mesmo que o introspectivo planejasse atender ao encontro tranquilamente, ele não se incomoda — e até sente-se aliviado — em ter que ficar sozinho por conta de algum imprevisto alheio.

Afastamento físico

Uma grande vontade da maioria dos introspectivos é a de morar o mais afastado possível dos grandes centros. Fugir das interações forçadas com vizinhos, entregadores e pessoas aleatórias nas ruas é um alívio para esses indivíduos. Nada de campainhas ou telefones tocando o tempo todo!

Frases introspectivas

Muitos pensadores já falaram sobre seu processo criativo e a introspecção. Abaixo, algumas das frases mais famosas:

  • “Nada na vida é mais excitante e gratificante do que um pensamento introspectivo, inesperado, que faz de você uma pessoa modificada não apenas mudada, como também melhor. ” Arthur Gordon Webster, físico norte-americano.
  • “Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! Sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros? ” Mário Quintana, escritor brasileiro.
  • “Fique de vez em quando só, senão você será submergido. Até o amor excessivo dos outros pode submergir uma pessoa. ” Clarice Lispector, escritora ucraniana naturalizada brasileira.
  • “Tudo isso faz do tango uma dança introvertida e introspectiva: um pensamento triste que é dançado”. Ernesto Sabato, romancista e artista plástico argentino.

Pessoas introspectivas possuem características muito peculiares. Muitas vezes, esses traços são confundidos com um sentimento de tristeza, mas tudo isso não passa de um grande engano. O introspectivo apenas tem uma outra maneira de viver sua vida encontrando prazer e alegria nos momentos de solidão e silêncio.

E você, se considera introspectivo? Identificou-se com alguma das características que listamos nesse artigo? Saiba que os introspectivos costumam ser muito inteligentes. Se esse for o seu caso, aproveite nossa plataforma para se preparar ainda mais para o Enem e focar nos seus estudos! Cadastre-se grátis:

Dica de leitura

Quer conhecer todos os tipos de personalidade? Então saiba agora quais são os 16 tipos de personalidade e descubra qual é o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *