O que é penicilina?

Você sabe como a Penicilina foi descoberta? Entenda tudo neste post sobre esse antibiótico e para que serve!

O que é penicilina?

Sempre que estamos com sinusite ou infecção de ouvido, por exemplo, os médicos nos receitam antibióticos. Mas você sabe exatamente o que eles são? Continue lendo para descobrir tudo sobre a penicilina, o antibiótico que salva vidas!

Penicilina: o que é?

A penicilina foi o primeiro antibiótico a ser descoberto e existe em grande variedade. Os tipos desse composto se diferenciam conforme a substituição de radicais em sua estrutura molecular, e cada um apresenta uma indicação.

Para que serve a penicilina?

Você se lembra da tão temida injeção de Benzetacil? Então, ela é da família da penicilina. Indicada para combater diversos tipos de bactérias, a penicilina é comumente usada em casos de:

• infecção de garganta (faringite, amigdalite);
  • ouvido (otite);
  • sinusite;
  • pneumonia.

Além disso, é usada no tratamento de algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a sífilis.

Como foi a descoberta da penicilina?

Em 1928, um médico e professor escocês chamado Alexander Fleming descobriu a penicilina por acaso. Durante uma pesquisa sobre bactérias do gênero Staphylococcus, notou a presença de um tipo de fungo em sua amostra.

Após analisá-lo, concluiu que era do gênero Penicillium. Por meio de estudos, viu a capacidade desse fungo de produzir uma substância que inibia o crescimento bacteriano, surgindo, assim, o primeiro antibiótico.

Efeitos colaterais da penicilina

Como todo medicamento, a penicilina pode causar efeitos colaterais. Entre eles, estão:

• febre;
  • erupções cutâneas;
  • trombocitopenia;
  • convulsões;
  • choque anafilático.

Amoxicilina e penicilina

Muita gente se pergunta se amoxicilina é o mesmo que penicilina. Na verdade, existem diversos tipos de penicilina e vários medicamentos usados atualmente são derivados dela.

A amoxicilina é um exemplo: considerada uma penicilina de segunda geração, por ser capaz de combater um espectro maior de bactérias, é indicada no tratamento de infecções urinárias, de ouvido e respiratórias.

Aprendeu o que é penicilina e para que serve? Que tal, agora, assistir a videoaulas de Química e ficar fera no conteúdo?

1 comment