As questões mais difíceis da Fuvest 2021

As questões mais difíceis da Fuvest 2021

Uma das melhores formas de estudar para um vestibular é analisando as questões mais difíceis das edições passadas, principalmente nossos pontos fracos. Nesse sentido, se você vai prestar o exame da Fuvest, nada melhor do que conferir as perguntas que exigiram mais atenção e raciocínio dos vestibulandos dessa prova passada.

Além disso, é importante entender como se preparar para a Fuvest. Afinal, ela é considerada um dos maiores vestibulares brasileiros, sendo o passaporte para uma das melhores faculdades do país. Desse modo, não dá para falhar nos estudos, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvemos trazer este post. Aqui, você encontra as questões mais difíceis da Fuvest 2021 que ajudarão na preparação para o vestibular.

Vamos lá?

O que é e como funciona a Fuvest?

Para começar, vale a pena saber o que é e como funciona a Fundação Universitária para o Vestibular, a Fuvest. Ela é a segunda maior prova de vestibular do Brasil e foi criada em 1976 para a aprovação dos alunos na Universidade de São Paulo, a USP.

Além disso, ela já foi responsável pelo ingresso dos estudantes na Fundação de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, de 1988 a 2016, e para os alunos da Academia de Polícia Militar do Barro Brando (APMBB), de 1996 até 2010.

O exame funciona em duas fases, sendo a primeira com questões de múltipla escolha e a segunda com questões dissertativas e a redação. Desse modo, participa da segunda etapa somente o aluno aprovado na primeira.

É importante destacar que candidatos de cursos específicos, como música, artes cênicas e artes visuais devem fazer uma prova de habilidade. Assim, precisa atingir a nota mínima para ser aprovado no teste e no vestibular.

Quais são as questões mais difíceis da Fuvest 2021?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a Fuvest, é hora de ficar por dentro das questões mais difíceis da edição de 2021!

questões mais difíceis da Fuvest 2021

Primeira fase

De modo geral, a primeira fase exigiu que o vestibulando dominasse um vocabulário mais difícil e os principais conceitos de cada disciplina. Além disso, as questões não apresentavam respostas rápidas, então o estudante teve que prestar muita atenção ao ler para resolvê-las.

A prova de português foi considerada a mais difícil, sendo bastante técnica e demandando conhecimentos de gramática normativa. Em literatura, os nove livros que foram leitura obrigatória, quatro caíram na prova:

  • Quincas Borba, de Machado de Assis;
  • Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Campo Geral, de Guimarães Rosa;
  • Nove Noites, de Bernardo Carvalho.

Uma das maiores dificuldades dessas questões é que foi necessário que o aluno lesse o livro todo, pois a leitura somente de resumos e rascunhos não foi suficiente para responder às perguntas. Por exemplo, uma questão que pediu uma parte do enredo da obra Nove Noites.

Já as demais disciplinas apresentaram nível de dificuldade tradicional para a Fuvest, que comumente é de grau médio a elevado. Um fator que merece destaque foi a abordagem de atualidades, como um texto explicativo do Tik Tok na prova de inglês e uma questão de química que trouxe o jogo Among Us.

Apesar disso, a pandemia do novo coronavírus não foi abordada em nenhum contexto, apenas a gripe espanhola de 1918, mas sem relação com a atual. Além disso, a prova trouxe temas relevantes como o terremoto na Bahia em 2020.

Como se preparar para o exame?

Após conhecer as questões mais difíceis da Fuvest 2021, é importante saber como se preparar para esse exame a fim de tirar uma boa nota nas próximas edições. A seguir, você confere as principais dicas para se dar bem nos estudos!

Saiba os conteúdos previstos

O primeiro passo é saber os conteúdos previstos, pois isso ajuda a ter mais foco no que realmente interessa no exame. Portanto, fique atento aos editais da Fuvest para saber quais são as matérias e as obras literárias cobradas na prova.

Faça exercícios preparatórios

Os exercícios preparatórios servem para você treinar os seus conhecimentos adquiridos. Por essa razão, não podem ficar de fora do seu cronograma de estudos para a Fuvest. Na Stoodi, você encontra atividades de todas as disciplinas, que ajudarão nessa missão!

Realize simulados

Os simulados são conjuntos de questões organizados de forma semelhante aos dos vestibulares. Por exemplo, um simulado do Enem terá as questões no mesmo formato que essa avaliação. O mesmo acontece com um simulado da Fuvest.

Desse modo, você consegue entender como a prova é realizada, o nível de conhecimento exigido e qual seria a sua nota caso o teste fosse oficial. Além disso, é uma oportunidade de treinar o seu comportamento perante a prova. Por isso, é tão importante fazer os simulados para estudar para a Fuvest.

Tenha um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma ferramenta essencial para quem quer se dar bem em qualquer prova. Afinal, ele organiza as matérias e ajuda a entender o que já foi e o que deve ser estudado. Nele, você dispõe os conteúdos, os dias e os horários que deve estudar. Desse modo, você cria uma rotina de estudos produtiva e eficiente!

Leia as atualidades

Como você viu é muito comum que os vestibulares incluam as atualidades nos contextos das questões. No caso da Fuvest 2021, o aluno que já sabia o que é o Tik Tok e como ele funciona, ficou mais tranquilo para responder a pergunta, já que estava familiarizado no assunto.

Então, sempre que for estudar para um vestibular, é importante ficar por dentro do que está acontecendo no mundo. Sendo assim, além das notícias, procure e entenda que está em alta em todos os âmbitos, como cultura, entretenimento etc.

Ao longo deste artigo, você conheceu as questões mais difíceis da Fuvest 2021 e pôde ter ideia da complexidade desse exame. Agora, já pode colocar as nossas dicas em prática na hora de estudar para essa avaliação. Aliás, é importante saber que na Stoodi você encontra não somente os exercícios, mas também simulados, videoaulas, correção da redação e, até mesmo, o cronograma de estudos!

Para não perder as novidades da Stoodi, assine a nossa newsletter e receba os conteúdos em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *