Como fazer uma boa redação para Fuvest?

10 dicas para receber uma boa nota na prova de redação do vestibular 2016

Como fazer uma boa redação para Fuvest?

10 dicas para receber uma boa nota na prova de redação do vestibular 2016

Foto: reprodução Marcos Santos/USP Imagens

Faltando apenas uma semana para a segunda fase da Fuvest, chegou a hora de saber as dicas finais para mandar bem na redação. No dia 10 de janeiro, próximo domingo, os candidatos terão 4 horas para desenvolver uma boa redação e responder 10 questões de português.

O aluno deverá escrever uma dissertação argumentativa dentro da norma culta da língua portuguesa – vale lembrar que o aluno deve aplicar os conceitos do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a ser obrigatório em 2016.

De acordo com a professora Marina, a Fuvest costuma trabalhar com temas mais conceituais. Desta forma, o aluno deve construir uma análise e recorrer a exemplos concretos para sustentar o ponto de vista defendido.

A redação da Fuvest tem o foco de analisar como o aluno defende seu ponto de vista (e não qual foi o conhecimento acumulado durante o ensino médio). Sendo assim, listamos algumas dicas para ser colocadas em prática nesse texto:

 

Primeira coisa:

  • Leia a proposta com atenção para atender ao recorte temático solicitado
  • Apresente o tema e mostre, já na introdução, o seu posicionamento
  • Utilize linguagem clara e direta (sem uso de gírias ou palavras que façam parte de um contexto cotidiano)
  • Recorra a exemplos concretos e argumentos consistentes para defender seu ponto de vista
  • Apresente também exemplos que inviabilizem a posição contrária à sua
  • Justifique todas as suas afirmações, mostrando a razão pela qual fazem parte do texto
  • Use conhecimento de outras áreas para contextualizar o tema
  • Utilize repertório cultural (filmes, livros e músicas) que some em seus argumentos
  • Não faça afirmações descontextualizadas
  • Ao apresentar alguma sigla, escreva seu nome ao lado.

 

Para corrigir a prova, os professores levarão em consideração se você escreveu uma dissertação argumentativa, se justificou todos os seus argumentos e se atendeu à norma culta da língua portuguesa (sem erros de ortografia e concordância, por exemplo).

 

Confira os temas dos vestibulares anteriores e treine para a segunda fase da Fuvest 2016:

2011 – “O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo? ” Dissertação argumentativa em prosa. Dê título. 20 a 30 linhas.

2012 – “Participação política: indispensável ou superada? ” Dissertação argumentativa em prosa. Dê título. 20 a 30 linhas.

2013 – “Consumismo”. A proposta solicitava uma discussão acerca da visão de mundo e escolha de valores expressas por um anúncio de cartão de crédito: “Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o cartão de crédito X”. Solicitação de título. 20 a 30 linhas.

2014 – Afirmações de Taro Aso, ministro de finanças japonês, de que os idosos deveriam apressar-se a morrer. Era preciso escrever um texto dissertativo que se destinasse a publicação, seja em um jornal, uma revista ou um site da internet, com título. 20 a 34 linhas.

2015 – “Camarotização da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia”. Dê título. 20 a 30 linhas. Letra legível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *