Entenda o que a redação da UEMG espera de você

Conheça a estrutura da prova, critérios de correção dos textos e confira os últimos 5 temas

Entenda o que a redação da UEMG espera de você

Conheça a estrutura da prova e confira os últimos 5 temas

Foto: Reprodução blog Eu vou passar
 

Falta menos de uma semana para o vestibular da Universidade Estadual de Minas Gerais. Para tranquilizar os participantes e retomar pontos importantes, a prof. Marina explica o que a redação da UEMG espera de cada candidato. Veja como fazer uma boa redação.

O aluno que participar da prova no dia 6, no próximo domingo, será orientado a escrever uma redação a partir de uma coletânea de textos, recebendo o direcionamento de qual gênero textual utilizar. Em relação à estrutura da redação, podem ser cobrados artigos de opinião, cartas abertas, crônicas e dissertações em geral.  

De acordo com a instituição, “espera-se que o candidato seja capaz de organizar ideias, estabelecer relações, interpretar dados e fatos, bem como elaborar hipóteses explicativas para conjuntos de dados relativos a quaisquer áreas de conhecimento”.

Os critérios de correção da redação são baseados na abordagem do tema proposto, no cumprimento da estrutura solicitada, na atribuição de título, uso adequado da Folha de Redação, ortografia, pontuação, concordância e exposição de ideias com apresentação da linha de raciocínio e defesa de pontos de vista.

Para o texto não ser anulado, ele deve ter mais de 6 linhas e menos de 26. O candidato deve se atentar também à adequação ao tema e gênero solicitados.

Confira os temas dos cinco últimos vestibulares:

2011 – Saneamento básico: investimento, não despesa. Trabalhar com o texto motivador e com a imagem presentes da coletânea. Construir argumentação que defenda o ponto de vista apresentado pela proposta. Dissertação. Dar título.

2012 – O uso da poesia no cotidiano: reflexões acerca do relatório policial escrito em forma de poesia. Escrever uma dissertação a ser publicada num jornal. Dar título.

2013 – Liberdade de imprensa e censura. Escrever, como um estudante que costuma postar textos em um blog, um artigo de opinião problematizando o tema e apresentando sugestão de solução para o problema.

2014 – Significado social e psicológico das relações amorosas. Problematizar o tema em 26 linhas. Texto dissertativo argumentativo. Dar título. Basear-se em ao menos dois dos textos motivadores. Argumentos consistentes. Textos não originais e que fujam do tema receberão nota zero. Postura crítica.

2015 – Organização social do trabalho. Texto dissertativo argumentativo. Propor medidas que atenuem as dificuldades enfrentadas pelas pessoas em relação ao desempenho de suas atividades profissionais. Trabalhar com os textos motivadores. Dar título à redação. Textos não originais e que fujam do tema receberão nota zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *