Fuvest 2021: confira as medidas de prevenção contra a Covid-19

Vai prestas a Fuvest 2021? Para realizar a prova com segurança, confira as medidas de prevenção, adotadas pela Fuvest, contra a Covid-19 !

Fuvest 2021: confira as medidas de prevenção contra a Covid-19

Processo seletivo que distribuirá vagas para uma das principais universidades públicas do Brasil, a Fuvest 2021 atrairá a atenção de milhares de estudantes de todo o país, todos com a mesma ambição: conquistar uma tão sonhada vaga na Universidade de São Paulo — USP.

Entretanto, como estamos em meio a uma pandemia de Covid-19, o processo seletivo da Fuvest 2021 inevitavelmente sofreu algumas alterações que visam proteger tanto os vestibulandos quanto os colaboradores que aplicarão a prova.

E você? Já está por dentro de todas essas mudanças?

Como será a Fuvest 2021 em meio à pandemia?

Não é novidade para ninguém que o coronavírus alterou consideravelmente a dinâmica social de todo o mundo em 2020. Com isso, algumas atividades que antes eram classificadas como normais e rotineiras, hoje só podem ser realizadas mediante uma série de padrões de segurança.

A organização de uma prova de vestibular se enquadra perfeitamente nessa situação, já que envolve a aglomeração e a permanência de muitas pessoas em um local fechado. Diante disso, para se adequar à nova realidade, a Fuvest neste ano adotou uma série de medidas preventivas.

Com isso, além de se preocupar com questões como sigilo de prova, logística do processo e organização dos colaboradores que trabalharão no dia, a Fuvest 2021 será caracterizada essencialmente por ser um vestibular que cumprirá com todas as normas de segurança exigidas pelas autoridades sanitárias em razão da Covid-19.

Quando será a Fuvest 2021?

Quanto ao calendário da Fuvest 2021, as suas inscrições foram encerradas no dia 23 de outubro de 2020. Já as datas das provas serão:

  • 10 de janeiro de 2021 — primeira etapa;
  • 21 e 22 de fevereiro de 2021 — segunda etapa.

Lembrando que nem todos os candidatos são selecionados para a segunda fase, visto que a primeira fase da Fuvest é de caráter classificatório e também eliminatório.

Quais serão as medidas de prevenção contra o coronavírus?

mulher de máscara fuvest 2021

Para tranquilizar os vestibulandos, recentemente a Fuvest disponibilizou em seu site um documento explicando como será a dinâmica da prova e quais serão as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Confira a seguir como será o protocolo de segurança da Fuvest 2021:

  • disponibilização gratuita de álcool-gel 70% para a higiene de todos os participantes e colaboradores;
  • utilização de álcool-gel 70% para a desinfecção frequente de maçanetas e superfícies que demandam contato constante;
  • desligamento de aparelhos de ar-condicionado, priorizando, assim, a ventilação natural;
  • obrigatoriedade do uso ininterrupto de máscaras por parte dos estudantes e colaboradores;
  • manutenção do distanciamento social (exceto nos momentos em que serão necessários realizar revistas, reconhecimento facial e coleta de assinaturas) com distância mínima de 1,5 metro entre as carteiras na sala;
  • maior número de locais de prova, aumentando, assim, a relação entre número de salas disponíveis e candidatos participantes;
  • ocupação máxima de 50% da capacidade total das salas;
  • permanência ininterrupta de janelas e portas totalmente abertas;
  • demarcação de áreas de fluxo visando reduzir aglomerações e destacar pontos onde é proibida a permanência por muito tempo;
  • disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual — EPIs para todos os colaboradores que farão parte do processo seletivo;
  • ampliação do horário de abertura dos portões, evitando aglomerações ao redor dos locais de prova;
  • monitoramento constante das condições de saúde dos colaboradores e também dos candidatos, com atenção especial para checagem da temperatura (caso necessário) e condições respiratórias.

Há estudos e pesquisas que indicam que banheiros são locais onde há maior concentração de coronavírus. Em vista disso, uma outra medida extremamente importante adotada pela Fuvest foi a de aumentar a frequência com que os banheiros serão lavados durante a aplicação das provas.

Outra medida interessante foi a contratação de uma equipe técnica de saúde especializada em infectologia, responsável por ajudar a elaborar esse protocolo. Ela ficará de prontidão durante toda a realização do exame caso ocorra algum imprevisto sanitário.

O que levar no dia da prova?

Como já destacamos acima, a permanência nos locais de prova será permitida somente com a utilização de máscara de proteção. Com isso, é fundamental que o estudante não esqueça seu EPI para realizar a prova.

Para o dia da prova o estudante precisa levar:

  • documento de identificação com foto válido em todo o território nacional e devidamente preservado;
  • lápis, borracha e caneta;
  • máscara de proteção;
  • água e alimentação de acordo com sua preferência.

Com isso, conforme consta no protocolo, o candidato que se recusar a utilizar a sua máscara de proteção, bem como não levá-la para o dia da prova, será passível de eliminação. Isso porque ele estará desrespeitando as novas regras do processo seletivo, colocando em risco a sua própria saúde e a dos demais participantes.

Atividades presenciais USP

As aulas e demais atividades presenciais na Universidade de São Paulo — USP ainda se encontram suspensas, tanto a nível de graduação quanto pós-graduação.

Contudo, como informado pela própria Fuvest, a aplicação do vestibular funcionará como uma espécie de teste para o retorno das atividades presenciais da universidade.

Outra questão levantada pela Fuvest e os seus órgãos competentes é que tanto o protocolo para a aplicação do vestibular quanto a previsão de retorno das atividades presenciais da USP poderão sofrer alterações conforme a gravidade da pandemia no respectivo período.

Portanto, com a leitura deste post concluímos que a realização da Fuvest 2021 seguirá todas as medidas preventivas de segurança contra a Covid-19, considerando assim tanto os candidatos quanto os colaboradores que trabalharão durante a prova.

É válido destacarmos ainda que para os participantes desse processo seletivo é fundamental acessar o site da Fuvest frequentemente, pois é por lá que as atualizações são disponibilizadas.

Vai fazer o vestibular neste ano e ainda não sabe por onde começar a estudar? Então conheça o nosso cronograma de estudos e veja como que é simples manter uma rotina de estudos para o Enem dentro de casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *