Fórmula da velocidade: o que é?

 

Na Física, a velocidade é definida como a variação da posição do espaço em relação ao tempo. O que isso quer dizer? É uma grandeza vetorial (tem módulo, direção e sentido) que mede a distância percorrida em um certo espaço de tempo.

As equações da velocidade vêm do cálculo diferencial, algo que só é estudado a fundo na universidade. No Ensino Médio, temos uma versão simplificada das equações.

Fórmula da velocidade

A fórmula da velocidade de um objeto em movimento retilíneo uniforme (ou seja, se movendo em linha reta e com velocidade constante) é dada por:

  • v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo.

Fórmula da velocidade média

Quando o objeto não está em M.R.U., podemos calcular sua velocidade média. Se, por exemplo, um carro percorre uma certa distância em um intervalo de tempo, ele provavelmente não ficou em velocidade constante o tempo todo.

Teve momentos de aceleração maior, momentos de velocidade zero, quando parado no sinal, por exemplo. Mas podemos, mesmo assim, calcular sua velocidade média vm a partir de um deslocamento Δs e um intervalo de tempo Δt. Temos então:

  • vm = Δs/Δt.

A fórmula parece a mesma da velocidade, mas tenhamos em mente que em M.R.U, a velocidade é constante, portanto a velocidade média e a velocidade real ponto a ponto têm o mesmo valor.

Fórmula da velocidade escalar

A velocidade escalar (ou velocidade linear) é nada mais que a velocidade expressada somente pela unidade de medida e valor numérico, sem direção e sentido.

A fórmula é a mesma, exceto que v, vm e Δs não são expressas em forma vetorial.

Já a velocidade escalar média diz respeito à velocidade média vm dado que vm não seja uma grandeza vetorial. Ou seja, estamos considerando que o objeto andou em linha reta.

Para estudar mais conteúdos de Física, é só se inscrever gratuitamente lá na plataforma Stoodi. E para organizar seu tempo, conheça nosso plano de estudos! Cadastre-se: