Fórmulas químicas: o que são?

 

As fórmulas químicas são representações dos compostos químicos. Temos várias formas de fazer essas representações. Agora vamos ver a diferença entre elas e as vantagens e desvantagens de cada uma.

Molecular

A fórmula molecular é o jeito de expressar a composição de uma molécula pela combinação da quantidade de átomos de cada elemento presente. Essa fórmula não é suficiente para entendermos como se dão as ligações entre os átomos.

Por exemplo, no caso da água, temos a fórmula molecular H2O. Isso significa que em cada molécula de água encontramos dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, mas não sabemos como os elétrons da camada de valência se comportam.

Eletrônica

A fórmula eletrônica, também conhecida como fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos e os elétrons da camada de valência por meio de pontinhos circulando o letra do elemento.

No caso da água, temos:

O oxigênio tem seis elétrons em sua camada eletrônica, enquanto o hidrogênio tem apenas um elétron na camada de valência.

Com isso, o oxigênio compartilha um elétron com cada hidrogênio para que cada um fique com dois e assim fiquem estáveis. A fórmula de Lewis, portanto, dá bem mais informação que a fórmula molecular.

Estrutural plana

Na fórmula estrutural plana, os pares de elétrons que fazem ligação na camada de valência são representados por um tracinho.

No caso da água, por exemplo, temos:

  • H – O – H, o que quer dizer que um elétron de oxigênio faz ligação com um elétron de cada hidrogênio.

Gostou? Então para continuar estudando as fórmulas químicas é só se inscrever gratuitamente lá na plataforma Stoodi. E para organizar seu tempo, conheça nosso plano de estudos!