O que é estrofe?

 

Você curte música? Então provavelmente já procurou a letra das suas favoritas! E, sem dúvida, viu que elas são organizadas de uma maneira muito peculiar: em versos e estrofes.

Mas o que é estrofe e verso? Como se organiza e para que serve uma estrofe em um texto? Continue lendo este minipost para descobrir!

O que é uma estrofe?

Na composição de um texto poético, como é o caso das letras de músicas e os poemas, a estrofe corresponde a um conjunto de dois ou mais versos.

A estrofe, então, é uma seção de versos agrupados, constituindo assim um poema completo.

O que é verso e estrofe?

Na organização de textos poéticos, as estruturas são classificadas em versos e estrofes. Dessa maneira, um verso corresponde a uma única frase na composição de uma poesia.

É a existência de um verso em um texto que ajuda a defini-lo como poesia e não prosa. Eles dão ritmo, métrica e mesmo melodia à poesia.

Por sua vez, as estrofes correspondem às seções dos textos poéticos que agrupam ao menos dois versos. Uma estrofe pode ser simples, composta ou livre, dependendo da organização métrica dos versos presentes nela.

Exemplos de estrofe

Para exemplificar o que é uma estrofe, nada melhor do que usar um dos poemas mais famosos da Língua Portuguesa: a Canção do Exílio, de Gonçalves Dias. Abaixo, separamos duas estrofes para você:

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Curtiu as dicas que trouxemos para você neste post? Então, agora que você já sabe o que é estrofe de um poema, que tal conferir o nosso plano de estudos para ficar craque nas outras regrinhas do português e arrebentar no Enem?