Como estudar para o Enem

As melhores dicas de estudo para você!

VEJA COMO ESTUDAR PARA O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova importantíssima para todos os alunos que pretendem iniciar a vida universitária. E, como acontece uma vez por ano, é preciso se preparar bem.

Muitos concorrentes passam anos estudando para conseguir uma boa nota. Se você pretende ter sucesso rápido, precisa otimizar o seu tempo e estudar da maneira mais proveitosa possível. No artigo de hoje, vamos dar as melhores dicas de como estudar para o Enem. Confira!

Tenha metas

A definição de metas pode parecer uma tarefa chata em um primeiro momento, mas é fundamental para o sucesso do seu plano de estudos para o Enem. Com elas, você consegue manter o foco nas atividades que realmente importam, evitando distrações.

Provavelmente, sua maior meta é ser aprovado na universidade dos sonhos. Mas ter metas a curto e médio prazo também é importante. Por isso, procure definir as metas do dia, da semana e do mês. Além de ajudar a organizar a sua agenda, as metas te mantêm motivado e interessado.

Por que estou estudando para o Enem?

Na hora de definir as metas de médio e longo prazo, a primeira coisa a se pensar é no seu motivo maior para estudar para o Enem. Ter sempre em vista o seu grande objetivo para estudar é uma ótima maneira de compensar pensamentos negativos, quando bate aquele desânimo e você pensa em desistir. Tenha claro para você o porquê de estar se sacrificando tanto.

Quais minhas motivações

Quando pensamos nas nossas motivações para alcançar o objetivo máximo, normalmente temos em mente quais as recompensas virão após cruzarmos essa linha final. Suas motivações são o combustível para as longas jornadas de estudo até o dia da prova.

Defina seu método de estudo

Saiba como estudar para o Enem

Existem várias maneiras de criar uma rotina de estudos. Mas as pessoas são diferentes umas das outras e cada um tem a sua maneira de estudar e absorver os conteúdos.

Saiba qual seu estilo de aprendizagem

Algumas pessoas conseguem aprender melhor a partir de recursos visuais, outras com meios auditivos e existem ainda aqueles que são sinestésicos. Por isso, é fundamental entender exatamente em qual grupo você se encaixa para, então, buscar o melhor método para estudar.

Vamos entender melhor os diferentes tipos de aprendizado:

Aprendizado visual

Alunos que têm mais facilidade de entender os conteúdos de maneira visual podem e devem procurar recursos que valorizem esse tipo de aprendizado. É possível seguir alguns passos:

  • Fazer resumos, gráficos, tabelas, fluxogramas e desenhos;
  • Visualizar os gestos feitos pelo professor durante a aula;
  • Construir imagens mentais sobre o assunto estudado;
  • Valorizar as leituras que lançam mão de recursos gráficos.

Aprendizado auditivo

Aqueles que possuem facilidade para ouvir aulas e absorver conteúdos dessa maneira podem aproveitar para:

  • Gravar o áudio das aulas e palestras;
  • Escutar as gravações frequentemente, principalmente ao acordar e antes de dormir;
  • Fazer resumos e gravar a sua leitura;
  • Escute as aulas e escreva menos, prestando atenção ao que o professor fala;
  • Procure “audiobooks” que abordem os assuntos estudados;
  • Leia os textos e materiais em voz alta;
  • Converse com colegas sobre os temas discutidos em sala de aula.

Aprendizado sinestésico

Uma pessoa sinestésica é aquela que costuma misturar emoções e sentidos. Ou seja, quando alguém diz que “ouve cores”, “sente sons”, normalmente tende a expressar uma personalidade sinestésica. Na prática dos estudos, esse tipo de aluno costuma necessitar de movimento e recursos mistos. Por isso, é importante:

  • Valorizar aulas de professores dinâmicos, que alternam o seu tom de voz, se movimentam, escrevam no quadro, entre outros;
  • Estude lendo os conteúdos em voz alta e caminhando pela sua casa;
  • Faça experiências práticas;
  • Memorize por meio de gestos;
  • Mude de posição durante as sessões de estudo.

Entendendo melhor qual o seu perfil enquanto aluno, você poderá se programar de maneira mais eficiente para os períodos de estudo, usando os recursos que melhor se adaptam a você.

Saiba o que estudar para o Enem

A prova do Enem é muito vasta e vários assuntos diferentes são cobrados em cada área de estudo. Por isso, é fundamental saber o que estudar para não ficar perdido em meio a tanto conteúdo e querer dominar todos os assuntos dentro do programa da prova é um grande erro!

Por isso, é fundamental que você saiba quais os conteúdos costumam ser cobrados com mais frequência, o que costuma cair na prova de vez em quando, e principalmente, aquilo que nunca é cobrado. Assim, você poderá se planejar para estudar priorizando os assuntos mais frequentes e que você possui maior dificuldade.

O Enem costuma ter alguns temas que sempre são cobrados nas provas. A prova de matemática, por exemplo, dificilmente não trará questões sobre trigonometria e probabilidade. Em biologia, temas como ecologia também são presença certa . Sabendo disso, você já inclui esses temas como obrigatórios na sua lista de estudos.

Plano de estudos Enem

O plano de estudos é a ferramenta mais importante na hora de se preparar para o Enem. Você pode criá-lo sozinho ou buscar por ferramentas e plataformas que forneçam esse tipo de material personalizado de acordo com as suas necessidades.

O Stoodi possui um plano de estudos voltado para o ENEM que é completamente personalizável, priorizando os conteúdos e matérias mais importantes para o curso superior que você pretende concorrer. Confira!

Coloque em prática

De nada adianta você saber exatamente qual o tipo de aluno você é, ter um planejamento bem construído e desenvolver sua rotina e plano de estudos se não começar a colocar em prática tudo que teorizou.

O mais importante para uma rotina de estudos de sucesso é, sem dúvidas, a prática. Faça exercícios, revise conteúdos e pratique com simulados e provas semelhantes ao Enem. Apenas com muita prática você terá segurança no dia do grande teste.

Tenha disciplina

Assim como a prática é essencial para que você tenha sucesso na sua rotina de estudos, a disciplina é tão importante quanto. Se você não entender que precisará sacrificar algumas coisas durante os meses de estudo e acabar por interromper as sessões em busca de momentos de lazer, dificilmente alcançará as suas metas.

Gostou das nossas dicas? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos.