Resultado do Fies

Saiba tudo sobre essa importante informação e onde consultar.

TUDO SOBRE O RESULTADO DO FIES

Você fez a sua inscrição para conseguir um financiamento e gostaria de saber qual foi o resultado do Fies? Essa informação é essencial para começar a organizar o início da sua vida universitária.

O Fies, programa de financiamento estudantil do governo, trouxe uma solução para milhares de jovens e adultos que não teriam condições de pagar pelos estudos em uma faculdade particular.

Se você quer saber tudo sobre o resultado do Fies, veio ao lugar certo. Prepare-se para encontrar respostas para as dúvidas mais comuns. Vamos lá?

O QUE É?

É um programa nacional do governo que disponibiliza financiamentos para cursos de graduação a juros mais baixos e sem a necessidade de colocar bens como garantia.

Graças a essas duas condições, estudantes que normalmente não teriam como pagar por um curso em uma instituição particular conseguem ter acesso à educação superior.

Como funciona o Fies

Por ser um financiamento oferecido pelo governo, as condições de pagamento são diferenciadas e podem facilitar a vida do estudante, já que o pagamento só precisa ser feito integralmente após a conclusão do curso.

Para tornar o programa mais sustentável e evitar que ele fosse reduzido ou até mesmo extinto, o governo fez alterações no seu formato. Agora, ele conta com três faixas diferentes de financiamento para atender públicos variados.

A modalidade I oferece 100 mil vagas que são destinadas a estudantes com famílias de renda per capita máxima de até três salários mínimos. Os juros para essa modalidade são zerados e as mensalidades serão cobradas de acordo com a renda do estudante.

Já a modalidade II tem por objetivo atender estudantes que moram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e que façam parte de família com renda per capita de até cinco salários mínimos. O nível de renda também determina a forma de pagamento das mensalidades.

A modalidade III é oferecida aos estudantes de todo o país, que façam parte de famílias com renda per capita de até cinco salários mínimos.

Para isso, faz uso de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Não é permitido trocar de modalidade após a assinatura do financiamento.

Durante o curso, o estudante paga um valor mensal que é referente aos juros do financiamento, ou seja, não há pagamento de mensalidades. Depois de formado, caso o estudante tenha renda, começa a quitar a dívida com desconto feito direto na fonte.

O prazo máximo estipulado para a conclusão do pagamento do financiamento é de até 14 anos.

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO?

A seleção do Fies é dividida em quatro etapas. As duas primeiras são realizadas por meio do sistema eletrônico; a terceira, junto à instituição de ensino; e a quarta, diretamente com o banco.

Na primeira etapa, você deve acessar o sistema e fazer sua inscrição. Então, são pré-selecionados os estudantes que vão receber o benefício. Se o seu nome estiver entre os pré-selecionados, você deve inserir os dados do financiamento desejado, também no próprio sistema.

Depois, é hora de comparecer à faculdade e apresentar os documentos comprovando as informações prestadas no sistema do Fies. Finalmente, você vai até o agente financeiro desejado (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para a assinatura do contrato de financiamento.

SisFies

Sistema onde você se inscreve para a seleção. Para se cadastrar na plataforma, é preciso fornecer seu CPF e um e-mail de contato.

Quando você faz seu cadastro, o próprio sistema resgata automaticamente suas notas do Enem. Se você não participou de nenhuma edição a partir de 2010, teve pontuação abaixo de 450 ou zerou a redação, sua inscrição no Fies será recusada.

COMO FAÇO PARA VER O RESULTADO?

Resultado Fies

Para ver o resultado do Fies, você tem duas alternativas. A primeira é acessar o próprio SisFIES. A segunda é entrar em contato com sua instituição de ensino.

Seja qual for a alternativa escolhida, é bom ficar atento à liberação dos resultados, porque após a divulgação dos nomes dos pré-selecionados, você tem apenas alguns dias (em geral, cinco) para realizar a próxima etapa do processo.

QUANDO O RESULTADO É DIVULGADO?

Antigamente, os estudantes podiam se candidatar ao Fies em qualquer época do ano. Agora, o processo ocorre somente duas vezes ao ano, normalmente entre Janeiro e Fevereiro no primeiro semestre, e entre Junho e Julho no segundo.

O resultado da pré-seleção sai apenas alguns dias após o fim do prazo de inscrição. Na edição do primeiro semestre de 2018, as inscrições acabaram em 2 de Março, e a lista de pré-selecionados foi divulgada em 5 de Março (para o Fies 1) e 12 de Março (para o Fies 2 e 3). Essa divisão faz parte da proposta do Novo Fies, lançado em 2018.

LISTA DE ESPERA

Depois que a pré-seleção do Fies é divulgada, aqueles que não foram incluídos na lista de contemplados também precisam fazer a segunda etapa do processo, que é completar sua inscrição no sistema.

O motivo é que você fica na lista de espera, e ainda pode ser chamado para a terceira etapa (comparecer à instituição de ensino com sua documentação) até cerca de um mês depois.

O QUE FAZER APÓS A APROVAÇÃO?

Fies resultado

Se você foi aprovado na pré-seleção, não há muito segredo. Continue seguindo as etapas do processo, prestando atenção nos prazos e na documentação necessária para o Fies.

Agora, se você foi aprovado no processo e conseguiu assinar seu contrato de financiamento, a dica é outra. A partir desse momento, você está comprometido com as parcelas da fase de utilização do benefício.

Por isso, sua única preocupação deve ser com o pagamento dos boletos do Fies. De resto, é aproveitar a oportunidade de frequentar a faculdade que o programa está lhe oferecendo!

Suas perguntas sobre o resultado do Fies foram respondidas? Vale a pena lembrar que, entre as edições do programa, o governo pode realizar alterações nas datas e nos prazos.

Por isso, o estudante deve ficar atento às notícias, para não deixar passar sua oportunidade de conseguir um financiamento estudantil.

Agora, se você ainda não entrou na faculdade, o financiamento não é o único assunto que merece sua atenção.

Você também precisa pensar no Enem e nos vestibulares, que vão garantir sua vaga no curso e na instituição da sua escolha.

Precisa de um apoio especial para enfrentar os processos seletivos? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!