Fies resultado

Saiba tudo sobre essa importante informação e onde consultar.

O Ensino Superior é um tema delicado no Brasil, porque nosso país tem um histórico de elitismo. Não faz tanto tempo assim que somente os jovens de famílias com boa condição financeira podiam se “dar ao luxo” de continuar estudando depois do Ensino Médio, enquanto o restante precisava partir para o mercado de trabalho assim que terminava a educação básica. Felizmente, a situação vem melhorando.

O Fies, programa de Financiamento Estudantil do governo, trouxe uma solução para milhares de jovens e adultos que não teriam condições de pagar pelos estudos em uma faculdade particular.

Para que ainda mais pessoas tenham acesso a essa oportunidade, é importante divulgar as informações que existem sobre o programa.

É por isso que, se você quer saber mais, especialmente sobre o resultado do Fies, veio ao lugar certo. Prepare-se para encontrar as respostas às dúvidas mais comuns. Vamos lá?

O que é o Fies?

É um programa nacional do governo que disponibiliza financiamentos para cursos de graduação a juros mais baixos e sem a necessidade de colocar bens em garantia.

Graças a essas duas condições, estudantes que normalmente não teriam como pagar por um curso em uma instituição particular conseguem ter acesso à educação superior.

Como funciona o Fies

Por ser um financiamento oferecido pelo governo,as condições de pagamento são diferenciadas e podem facilitar a vida do estudante, já que o pagamento só precisa ser feito integralmente após a conclusão do curso.

Para tornar o programa mais sustentável e evitar que ele fosse reduzido ou até mesmo extinto, o governo fez alterações no seu formato. Agora, ele conta com três faixas diferentes de financiamento para atender públicos variados.

A modalidade I oferece 100 mil vagas que são destinadas a estudantes com famílias de renda per capita máxima de até três salários mínimos. Os juros para essa modalidade são zerados e as mensalidades serão cobradas de acordo com a renda do estudante.

Já a modalidade II tem por objetivo atender estudantes que moram nas regiões Norde, Nordeste e Centro-Oeste e que façam parte de família com renda per capita de até cinco salários mínimos. O nível de renda também determina a forma de pagamento das mensalidades.

A modalidade III é oferecida aos estudantes de todo o país, que façam parte de famílias com renda per capita de até cinco salários mínimos. Para isso, faz uso de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Não é permitido trocar de modalidade após a assinatura do financiamento.

Durante o curso, o estudante paga um valor mensal que é referente aos juros do financiamento, ou seja, não há pagamento de mensalidades. Depois de formado, caso o estudante tenha renda, começa a quitar a dívida com desconto feito direto na fonte.

O prazo máximo estipulado para a conclusão do pagamento do financiamento é de até 14 anos.

Fies seleção

A seleção do Fies é dividida em quatro etapas. As duas primeiras são realizadas por meio do sistema eletrônico; a terceira, junto à instituição de ensino; e a quarta, diretamente com o banco.

Na primeira etapa, você deve acessar o sistema e fazer sua inscrição. Então, são pré-selecionados os estudantes que vão receber o benefício. Se o seu nome estiver entre os pré-selecionados, você deve inserir os dados do financiamento desejado, também no próprio sistema.

Depois, é hora de comparecer à faculdade e apresentar os documentos comprovando as informações prestadas no sistema do Fies. Finalmente, você vai até o agente financeiro desejado (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para a assinatura do contrato de financiamento.

SisFies

Sistema onde você se inscreve para a seleção. Para se cadastrar na plataforma, é preciso fornecer seu CPF e um e-mail de contato.

Quando você faz seu cadastro, o próprio sistema resgata automaticamente suas notas do Enem. Se você não participou de nenhuma edição a partir de 2010, teve pontuação abaixo de 450 ou zerou a redação, sua inscrição no Fies será recusada.

Como faço para ver o resultado do Fies?

Resultado Fies

Para ver o resultado do Fies, você tem duas alternativas. A primeira é acessar o próprio SisFIES. A segunda é entrar em contato com sua instituição de ensino.

Seja qual for a alternativa escolhida, é bom ficar atento à liberação dos resultados porque, após a divulgação dos nomes dos pré-selecionados, você tem apenas alguns dias (em geral, cinco) para realizar a próxima etapa do processo.

Quando sai o resultado?

Antigamente, os estudantes podiam se candidatar ao Fies em qualquer época do ano. Agora, o processo ocorre somente duas vezes ao ano, normalmente entre Janeiro e Fevereiro no primeiro semestre, e entre Junho e Julho no segundo.

O resultado da pré-seleção sai apenas alguns dias após o fim do prazo de inscrição. Na edição do primeiro semestre de 2018, as inscrições acabaram em 2 de Março, e a lista de pré-selecionados foi divulgada em 5 de Março (para o Fies 1) e 12 de Março (para o Fies 2 e Fies 3). Essa divisão faz parte da proposta do Novo Fies, lançado em 2018.

Lista de espera

Depois que a pré-seleção do Fies é divulgada, aqueles que não foram incluídos na lista de contemplados também precisam fazer a segunda etapa do processo, que é completar sua inscrição no sistema.

O motivo é que você fica na lista de espera, e ainda pode ser chamado para a terceira etapa (comparecer à instituição de ensino com sua documentação) até cerca de um mês depois.

Fui aprovado: o que fazer?

Fies resultado

Se você foi aprovado na pré-seleção, não há muito segredo. Continue seguindo as etapas do processo, prestando atenção nos prazos e na documentação necessária para o Fies.

Agora, se você foi aprovado no processo e conseguiu assinar seu contrato de financiamento, a dica é outra. A partir desse momento, você está comprometido com as parcelas da fase de utilização do benefício.

Por isso, sua única preocupação deve ser com o pagamento dos boletos do Fies. De resto, é aproveitar a oportunidade de frequentar a faculdade que o programa está lhe oferecendo!

Suas perguntas sobre o resultado do Fies foram respondidas? Vale a pena lembrar que, entre as edições do programa, o governo pode realizar alterações nas datas e nos prazos.

Por isso, o estudante deve ficar atento às notícias, para não deixar passar sua oportunidade de conseguir um financiamento estudantil.

Agora, se você ainda não entrou na faculdade, o financiamento não é o único assunto que merece sua atenção. Você também precisa pensar no Enem e nos vestibulares, que vão garantir sua vaga no curso e na instituição da sua escolha.

Precisa de um apoio especial para enfrentar os processos seletivos? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos.