Resultado do Sisu

INTRODUÇÃO

O Sisu é uma grande oportunidade para quem prestou o Enem e quer conseguir uma vaga em uma das mais de 100 instituições de ensino no Brasil. Mas você está sabe como funciona o resultado do Sisu e o que fazer se você for aprovado?

Então prepare-se que neste texto vamos explicar tudinho sobre o assunto. Vamos lá?

O que é o Sisu?

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada. É um programa criado pelo governo federal em 2010, desde que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passou a ser aceito como forma de seleção para acesso a maioria das universidades do país. O responsável por administrar o Sisu é o MEC (Ministério da Educação) e o objetivo do programa é alocar os estudantes que fizeram o Enem em uma das milhares de vagas disponíveis em cursos de ensino superior em universidades federais e estaduais.

Quem pode participar do Sisu?

Qualquer pessoa que tenha feito o Enem do ano anterior pode participar do Sisu. A única regra é que o estudante não tenha zerado a prova de redação. No momento da inscrição, a instituição escolhida vai informar se é necessário uma nota mínima para se inscrever. Assim, o estudante pode se inscrever nos cursos de acordo com a nota obtida no Enem.

Como funciona o resultado do Sisu?

O Sisu é um sistema de ranqueamento. Todos os estudantes que desejarem concorrer à vagas em um determinado curso de uma universidade podem se inscrever para ele durante o tempo em que o sistema fica aberto.

O que acontece é que depois da data limite, o sistema ranqueia a nota de todos que participaram. Levando em conta as vagas e as notas em ordem decrescente de todos os candidatos, a nota do último candidato aprovado é chamada de nota de corte.

Nota de corte na hora da inscrição

Como a inscrição fica aberta durante alguns dias, o sistema solta uma nota de corte para referência uma vez por dia, considerando as notas de todos os candidatos inscritos que seriam aprovados até aquele momento. Assim, se o curso só oferece 20 vagas, e a sua nota é mais alta que a nota de corte, quer dizer que a sua nota pode estar dentro das 20 melhores notas dos candidatos inscritos até aquele momento.

Como o cálculo é feito somente uma vez por dia e o sistema recebe milhares de inscrições, a nota de corte tende a aumentar do primeiro para o último dia, servindo apenas como referência. No entanto, uma outra boa referência para ter uma ideia, são as notas de corte dos anos anteriores. Vendo as maiores e menores notas, você vai ter uma ideia da nota aproximada do que é preciso ter para concorrer àquele curso.

Como ver o resultado do Sisu?

Resultado do Sisu

O resultado do Sisu é divulgado pelo MEC na página do sistema, Na Área do Candidato, o estudante pode consultar seu resultado, munido do número de inscrição no Enem e senha.

Se você foi aprovado na primeira ou na segunda opção de curso, o site mostrará uma mensagem dizendo “Você foi selecionado para a chamada regular”.

Caso você seja aprovado na segunda opção ou não seja aprovado em nenhuma das duas, não se desanime, você ainda pode entrar para a lista de espera da primeira opção de curso. Explicaremos logo abaixo!

As universidades também divulgam as listas de aprovados, em geral, tanto nos seus sites quanto impressas, sendo possível fazer a consulta na própria universidade escolhida. Os resultados também podem ser consultados pelo telefone, na Central de Atendimento do MEC, no número 0800-616161.

Quando sai o resultado do Sisu?

É preciso ficar atento ao calendário do Sisu, divulgado pelo MEC no cronograma do processo seletivo. O período de inscrições para o Sisu do segundo semestre aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho. E o resultado foi divulgado no dia 18 de junho.

Como funciona a segunda chamada do Sisu?

Os candidatos que não forem selecionados para nenhuma das duas opções na primeira chamada ou aqueles que foram selecionados para a segunda opção de curso podem se inscrever para a segunda chamada. A inscrição é feita na mesma página, durante o período definido pelo cronograma. Durante esse tempo, ficará disponível um botão dizendo “Participar da lista de espera”.

Com a inscrição na lista confirmada, basta esperar que a própria universidade escolhida divulgue o modo de acompanhamento da lista, assim como o resultado da segunda chamada do Sisu.

Os candidatos não ficam impedidos de participar da lista de espera caso façam matrícula na 2ª opção de curso. Inclusive, é recomendado que se faça a matrícula mesmo quando se tem a intenção de participar da segunda chamada.

É bom frisar que, como o Sisu permite duas opções de curso em universidades espalhadas pelo país inteiro, costumam ocorrer muitas desistências.

Muitas vezes o estudante desiste de mudar de estado para estudar, ou então faz a matrícula na 2º opção, mas depois é aprovado na primeira (pela lista de espera) e então sua vaga na 2º opção fica disponível.

Em 2017, a UFMG chegou a fazer dez chamadas pelo Sisu. Então é muito importante ficar atento às notícias das universidades, porque as chamadas podem acontecer até mesmo após o início previsto das aulas.

Fui aprovado no Sisu, qual o próximo passo?

Resultado do Sisu

Parabéns! A partir do momento e que você é aprovado em qualquer uma das chamadas, o processo de matrícula passa a ser responsabilidade da universidade, e não mais do Sisu.

Mesmo assim, você pode ver o prazo para a realização da matrícula na Área do Candidato. Depois, é preciso conferir com a universidade escolhida os procedimentos para a matrícula, como o local, a hora e os documentos necessários.

Enquanto você espera os resultados para o Sisu, que tal se cadastrar no Stoodi para ter acesso a videoaulas e exercícios sobre os conteúdos dos vestibulares?