Sisutec

Vamos falar sobre o Sisutec? Processo seletivo que é uma ótima opção para quem procura boas oportunidades para a vida profissional.

Para facilitar sua vida, veremos isso em quatro tópicos:

  • O que é o Sisutec?
  • Cursos e instituições participantes
  • Inscrições e editais
  • Sisutec 2018? Fique atento!

Assim você vai aprender tudo sobre o sistema, quais os cursos oferecidos, quem pode se candidatar e quais são as exigências.

Ou seja, tudo que você precisa para encontrar um caminho satisfatório, em algumas das áreas que mais precisam de profissionais capacitados no mercado nacional.

Talvez você não saiba, mas o Brasil é um país carente de técnicos formados nas mais diversas áreas. Porém, antes de falarmos dos cursos, vamos nos concentrar em explicar direitinho para você o que é o Sisutec. Vamos lá?

 

O que é o Sisutec?

Sisutec é a sigla para Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. É um processo seletivo gerenciado pelo MEC, em que instituições privadas e públicas de ensino superior, profissionalizante e técnico, oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos.

Para participar do processo seletivo, é necessário ter prestado a edição do Enem do ano anterior e tirado uma nota maior que zero na redação.

Participar do Sisutec permite ao estudante ter acesso a cursos bem específicos que podem abrir novas portas na vida profissional e garantir uma formação de qualidade.

O sistema conta com uma única etapa de inscrição e duas chamadas.

Cursos Sisutec e Instituições Participantes

Sisutec

Através do Sisutec você pode concorrer a vagas para cursos técnicos e profissionalizantes em instituições públicas, privadas e instituições de educação profissional e tecnológica.

Existem diversos cursos disponíveis. Veja algumas das opções:

  • Técnico em Agricultura
  • Técnico em Alimentos
  • Técnico em Biblioteconomia
  • Técnico em Biocombustíveis
  • Técnico em Biotecnologia
  • Técnico em Calçados
  • Técnico em Carpintaria
  • Técnico em Celulose e Papel
  • Técnico em Cerâmica
  • Técnico em Citopatologia
  • Técnico em Computação Gráfica
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Metalurgia
  • Técnico em Nutrição e Dietética
  • Técnico em Zootecnia

Para ver a lista completa dos cursos e instituições participantes, confira diretamente na página oficial do MEC.

Sisutec: inscrições e editais

Desde o início, o Sisutec foi pensado como uma forma de atender a duas demandas da sociedade.

De um lado, ampliar o acesso aos cursos técnicos e profissionalizantes de acordo com a política geral do Pronatec.

De outro lado, servir como instrumento de inclusão social, reservando cerca de 85% das vagas para estudantes da rede pública e pessoas que se declaram pretas, pardas e indígenas.

O processo seletivo do Sisutec é realizado duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Para participar, você precisa se cadastrar na página oficial, utilizando seus dados de acesso ao Enem.

O processo é bastante simples:

  • Cadastro com a senha do Enem (é preciso ter feito o Enem do ano anterior);
  • Não são cobradas taxas (o sistema é inteiramente gratuito);
  • Feito o cadastro, basta escolher uma primeira opção de curso dentre os vários disponíveis;
  • Para concluir, você escolhe uma segunda opção de curso.

Depois disso, basta esperar o prazo de encerramento das inscrições e verificar no próprio site do Sisutec se foi aceito em algum dos cursos que escolheu.

Por isso, o mais importante é estar atento e não esquecer de um detalhe muito importante, sobre o qual falaremos a seguir, para encerrar este artigo.

Modalidades de concorrência e ações afirmativas do Sisutec

Confira as regras que o MEC especifica para essas modalidades:

Considerando o previsto na Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 2012) e na Lei do Pronatec (Lei nº 12.513, de 2011),

  1. 85% das vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada, como bolsista integral;
  2. Estudantes de famílias com renda igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa, que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada, como bolsista integral, serão reservados 50% das vagas das instituições da rede federal, nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012;
  3. Quem se declarar preto, pardo e indígena, interessados em cursos ofertados por Instituições Federais de Ensino, com renda igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa, que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada, será reservado o percentual, por curso e turno, correspondente aos dados populacionais mais recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, referentes à Unidade Federativa em que se encontra a Instituição ofertante, nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012;
  4. Quem se declarar preto, pardo e indígena, interessados em cursos ofertados por Instituições Federais de Ensino, independentemente da renda familiar per capita, e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, será reservado o percentual, por curso e turno, correspondente aos dados populacionais mais recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, referentes à Unidade Federativa em que se encontra a Instituição ofertante, nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012;

Nas duas chamadas do Sisutec, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham escolhido essa mesma opção. O sistema levará em conta quem teve a melhor nota no Enem para selecionar o candidato.

É sua responsabilidade se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada às ações afirmativas e de que possui os documentos que serão exigidos no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisutec, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.

Sisutec 2018: fique atento para o próximo edital

Sisutec 2018

O Edital 2018 ainda não foi divulgado. Aliás, desde 2016 os editais do Sisutec não têm sido publicados, mas podem voltar a qualquer momento.

Aproveite para já pesquisar sobre os cursos disponíveis e ficar de olho nos que te interessarem. Quando o edital for publicado, você saberá o que quer e vai ficar mais fácil fazer sua inscrição.

Fique de olho aqui no blog também, ou cadastre-se gratuitamente no Stoodi para saber mais sobre o assunto.