Sisutec

O que é o Sisutec?

O Sisutec é a sigla para Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. É um processo seletivo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), em que instituições privadas e públicas de ensino superior, profissionalizante e técnico, oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos.

Ele foi criado no ano de 2013, como um subprojeto chamado Bolsa Formação, realizado pelo Pronatec. Hoje, a seleção é realizada apenas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona o Sisutec?

O Sisutec possui um processo seletivo muito próximo ao do Sisu. Por meio dele, você pode se aplicar para vagas de diversos cursos por todo o país. O processo é completamente online e gratuito.

Você deve realizar a inscrição na página do Sisutec e, a partir do momento que estiver logado, poderá ver todas as opções de cursos oferecidos pelo sistema. Assim, será possível filtrar as informações por localidade, curso desejado e a instituição de escolha.

Assim como o Sisu, o Sisutec também permite a escolha de modalidades (cotas ou ampla concorrência), além de duas opções de curso de interesse, sendo priorizados como primeira e segunda opção.

O processo de inscrição do Sisutec irá apresentar a sua nota do Enem da edição anterior, assim como as notas de corte necessárias para cada curso. Esta última será atualizada todos os dias, à meia noite, durante todo o processo de inscrição. Assim, a cada dia, é possível alterar as opções escolhidas para que, assim, sua nota do Enem adeque-se a nota de corte mais acessível.

No final do processo de inscrição, é divulgada a lista para a primeira chamada e, caso seja aprovado, procure a universidade para ter mais informações de matrícula. Afinal, cada instituição possui seu próprio regulamento.

Mas lembre-se: se selecionado em sua primeira opção, não terá acesso a sua segunda opção de escolha. Contudo, caso você tenha sido aprovado apenas para a segunda opção, poderá ser selecionado na segunda chamada do Sisutec, que é divulgada após o período de matrícula.

Quem pode participar do Sisutec?

Para se candidatar para o Sisutec, é preciso:

  • Ter realizado a última edição do Enem;
  • Ter uma nota maior do que zero na redação do Enem;
  • Ter concluído o Ensino Médio.

É importante estar ciente que o Sisutec dedica 85% de suas vagas para candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou privadas, porém com bolsa integral. Assim, o sistema busca democratizar as vagas para o Ensino Técnico.

Cursos Sisutec e Instituições Participantes

Sisutec

Através do Sisutec você pode concorrer a vagas para cursos técnicos e profissionalizantes em instituições públicas, privadas e instituições de educação profissional e tecnológica.

Existem diversos cursos disponíveis. Veja algumas das opções:

  • Técnico em Agricultura
  • Técnico em Alimentos
  • Técnico em Biblioteconomia
  • Técnico em Biocombustíveis
  • Técnico em Biotecnologia
  • Técnico em Calçados
  • Técnico em Carpintaria
  • Técnico em Celulose e Papel
  • Técnico em Cerâmica
  • Técnico em Citopatologia
  • Técnico em Computação Gráfica
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Metalurgia
  • Técnico em Nutrição e Dietética
  • Técnico em Zootecnia

Para ver a lista completa dos cursos e instituições participantes, confira diretamente na página oficial do MEC.

Sisutec: inscrições e editais

O processo seletivo do Sisutec é realizado duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Para participar, você precisa se cadastrar na página oficial, utilizando seus dados de acesso ao Enem.

O processo é bastante simples:

  • Cadastro com a senha do Enem (é preciso ter feito o Enem do ano anterior);
  • Não são cobradas taxas (o sistema é inteiramente gratuito);
  • Feito o cadastro, basta escolher uma primeira opção de curso dentre os vários disponíveis;
  • Para concluir, você escolhe uma segunda opção de curso.

Depois disso, basta esperar o prazo de encerramento das inscrições e verificar no próprio site do Sisutec se foi aceito em algum dos cursos que escolheu.

Por isso, o mais importante é estar atento e não esquecer de um detalhe muito importante, sobre o qual falaremos a seguir, para encerrar este artigo.

Modalidades de concorrência e ações afirmativas do Sisutec

Confira as regras que o MEC especifica para essas modalidades:

  • 85% das vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada, como bolsista integral;
  • Estudantes de famílias com renda igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa, que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada, como bolsista integral, serão reservados 50% das vagas das instituições da rede federal;
  • Quem se declarar preto, pardo e indígena, interessados em cursos ofertados por Instituições Federais de Ensino, com renda igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa, que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada, será reservado o percentual, por curso e turno, correspondente aos dados populacionais mais recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, referentes à Unidade Federativa em que se encontra a Instituição ofertante;
  • Quem se declarar preto, pardo e indígena, interessados em cursos ofertados por Instituições Federais de Ensino, independentemente da renda familiar per capita, e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, será reservado o percentual, por curso e turno, correspondente aos dados populacionais mais recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, referentes à Unidade Federativa em que se encontra a Instituição ofertante;

Nas duas chamadas do Sisutec, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham escolhido essa mesma opção. O sistema levará em conta quem teve a melhor nota no Enem para selecionar o candidato.

É sua responsabilidade se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada às ações afirmativas e de que possui os documentos que serão exigidos no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisutec, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.

Aplicativo Sisutec

sisutec

O aplicativo do Sisutec foi desenvolvido para facilitar o seu acesso as principais ferramentas do processo seletivo. Por meio dele é possível acompanhar o número de vagas ofertadas, os turnos, cidades e instituições do Sisutec.

Você pode selecionar os seus cursos de preferência, ter acesso as principais datas e ainda recebe notificações! O aplicativo está disponível para Windows Phone, Android e iOS!

Fique de olho aqui no blog também, ou cadastre-se gratuitamente no Stoodi para saber mais sobre o assunto.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!