Prepare-se para muita interpretação de texto e questões sobre literatura

Se o ENEM já tem fama de conter textos longos, imagine só como é a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Mas nada de criar pânico! Com uma boa dose de leitura por dia, você conseguirá adquirir “resistência” e acabará se acostumando com esse tipo de conteúdo.

Tão importante quanto saber qual o formato da prova, é entender quais são os grandes temas abordados por ela. Para isso, contamos com a ajuda da revista Guia do Estudante. Na edição de 2015, ela divulgou um gráfico com os principais blocos que fazem parte da prova.

 

O que você pode esperar da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias?  

Como não é surpresa para ninguém, a interpretação de texto foi o ponto mais presente no exame, fazendo parte de 37,3% – vale a pena separar um espaço no seu cronograma para praticar.

O segundo ponto de destaque foi a literatura e estrutura do texto literário, que somou 20,7%. Nesse caso, a dica é dar uma olhada nas principais escolas literárias e observar o formato dos textos.

Perguntas ligadas às língua, linguagem e tecnologia da informação entram como o terceiro ponto mais abordado com 14,1% das questões da prova. Atenção nos assuntos que fazem parte das artes, da nossa cultura e identidade, eles também são muito importantes e estarão presentes. No mapeamento, eles somaram 12,3%.

Você pode esperar uma pergunta ou outra sobre variantes linguísticos (nosso modo de falar, gírias e linguagem destinada a públicos diferentes, por exemplo). No índice, elas somaram 9,1% da prova.

Essa é apenas uma sugestão, mas você deve se estar pronto para tudo – mesmo porque tem 6,5% restantes que englobam assuntos em geral.

 

Para praticar:

Agora que você já sabe qual é o tipo de conteúdo que costuma cair mais, veja  10 dicas que podem te ajudar a melhor a sua interpretação de texto

Luiz Serpa

Jornalista, corredor, amante de futebol americano e integrante do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi. Prefere ser chamado de “Serpa” e é apaixonado por cachorros.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!