Prova da Unicamp: veja o que você precisa levar

Todas as informações sobre o vestibular da Unicamp, para que você possa fazer a prova tranquilamente e garantir a sua vaga.

Prova da Unicamp: veja o que você precisa levar

Veja lista do que pode e não pode na hora de fazer a prova da Universidade Estadual de Campinas

A prova da Unicamp está chegando! No próximo domingo, acontece o vestibular dessa conceituada universidade localizada na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

Para você que se preparou o ano todo, estudou bastante e já está na fase final de revisão ou descansando, separamos informações importantes para te ajudar a chegar com tranquilidade na prova.

Para evitar qualquer tipo de transtorno na hora de realizar o vestibular, é bom ver essas dicas e já separar tudo o que precisa levar e tirar da mochila tudo o que não é necessário.

Ninguém quer ter problemas por carregar material proibido ou esquecer a caneta preta, certo?

Horários das provas

Os portões serão abertos às 12h e fecham às 13h. Após esse horário, não será permitida a entrada de retardatários no local de prova. Assim que os portões se fecharem, a prova terá início, com duração máxima de 5 horas.

Os estudantes só poderão deixar o local da prova após às 16h30. Não será permitida a entrada de acompanhantes.

Estrutura da prova

A 1ª fase da prova é obrigatória para todos os estudantes e é composta por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, que são ensinados ao longo do Ensino Médio. Cada uma das questões vale 1 ponto, portanto, a pontuação máxima que o candidato pode alcançar nessa etapa da prova é 90 pontos.

Já a 2ª fase da Unicamp é realizada em três dias consecutivos, com provas compostas por questões dissertativas. No primeiro dia, acontece a redação e as provas de Língua Portuguesa e Literatura.

No segundo dia tem Matemática, História e Geografia. Por fim, no terceiro dia acontecem as provas de Física, Ciências Biológicas e Química.

Cursos como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música ainda possuem uma fase extra em que são avaliadas habilidades específicas.

Documentos aceitos pela Unicamp

O acesso ao seu local de prova será feito apenas mediante apresentação de documento original com foto, por isso, já deixa junto com todo o seu material um documento válido para que você possa entrar no prédio e fazer a prova tranquilamente.

Os documentos aceitos para você acessar o prédio e fazer a prova da Unicamp são:

  • RG
  • CNH
  • Passaporte
  • Registro Nacional de Estrangeiros – RNE
  • Carteira expedida por ordens ou conselhos

O que levar para fazer a prova

Se você prestou o Enem, vai ficar mais tranquilo ao saber que a Unicamp é mais flexível na lista de materiais que são permitidos na hora de realizar a prova.

A caneta a ser usada continua sendo a esferográfica preta de material transparente, mas também é possível levar com você os seguintes itens:

  • Lápis preto
  • Borracha
  • Régua transparente
  • Compasso

O que não levar para a prova 

Preste bastante atenção nessa lista, porque ela indica os materiais que você não deve levar para fazer a prova, pois eles podem ser responsáveis pela sua eliminação.

Ao entrar na sala em que fará a prova, você receberá uma embalagem para guardar o seu celular desligado. Essa embalagem apenas deverá ser aberta quando você deixar o prédio.

Os materiais que você não deve levar para a fazer a prova da Unicamp são:

  • Equipamentos eletrônicos
  • Relógios digitais
  • Corretivo líquido
  • Lapiseira
  • Caneta marca-texto
  • Bandana, lenço, boné ou chapéu

Caso queira ir de relógio para controlar o tempo de prova, você deve deixá-lo no chão.

Certifique-se de separar o material necessário para a prova, não esqueça de alimentos leves para manter seu nível de energia alto e deixe em casa tudo o que não é permitido no local do vestibular.

Boa prova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *