Conheça também as principais fontes de energia alternativas no Brasil

As fontes de energia são recursos utilizados para gerar energia para os mais variados tipos de indústrias, veículos, máquinas, empresas e demais meios que precisam de energia para funcionar. Elas podem ser renováveis e não renováveis, originadas de fontes naturais e também artificiais.

Esse é um tema de estudo essencial, já que se trata de um recurso extremamente necessário para o funcionamento do mundo. Boa parte de tudo o que fazemos hoje em dia é possível por causa da geração de energia.

Com o passar dos anos, as mudanças climáticas e toda a preocupação crescente com o meio ambiente, mais e mais se fala em fontes de energia limpas, que causem pouco impacto à natureza e que não esgotem os recursos disponíveis.

Essa preocupação faz com que novas fontes de energia sejam descobertas e comecem a ser usadas em substituição às fontes tradicionais. Vamos entender melhor essas novidades e também quais são os tipos de energia geradas a partir desses recursos variados.

Fontes de energia renováveis

As fontes de energia renováveis são aquelas que se reabastecem naturalmente, sendo possível utilizá-las de maneira constante e sem a preocupação de que podem esgotar a qualquer momento.

Exemplos de fontes de energia renováveis

  • Hidrelétrica: gerada a partir da força da água.
  • Solar: gerada a partir da luz do Sol.
  • Eólica: gerada a partir da ação do vento.
  • Geotérmica: gerada a partir do calor interior da Terra.
  • Biomassa: gerada a partir de materiais orgânicos.
  • Oceanos: gerada a partir da ação dos mares.
  • Hidrogênio: gerada a partir da reação entre hidrogênio e oxigênio.

Fontes de energia não renováveis

As fontes de energia não renováveis são aquelas que podem se esgotar com o uso excessivo para a geração de energia. Por serem limitados, são fontes de energia com caráter estratégico, podendo servir como moeda de troca, especulação e até mesmo conflito entre nações.

Um dos exemplos de fonte de energia não renovável é o petróleo, extremamente importante nos dias de hoje. Utilizado na indústria automobilística e também para gerar a energia necessária para mover uma série de veículos, nas mais variadas superfícies.

Exemplos de fontes de energia não renováveis

  • Combustíveis fósseis: entre os principais tipos estão o gás natural, o petróleo e o carvão mineral.
  • Energia nuclear: energia gerada a partir do aquecimento da água que, transformada em vapor, ativa os geradores.

o que são fontes de energia

Fontes de energia primárias e secundárias

As fontes de energia primárias são aquelas encontradas normalmente na natureza e utilizadas exatamente do jeito que se apresentam, em seu estado bruto e natural. Entre os principais exemplos estão o urânio, o petróleo, o carvão, o vento, a água e o sol.

Essas fontes de energia primárias são levadas a um centro de transformação e convertidas em fonte de energia secundária, ficando prontas para utilização como energia elétrica ou também combustível.

Transformação da fonte de energia primária em secundária

  • Usinas termelétricas: queima-se o carvão mineral e o petróleo para gerar energia.
  • Usinas hidrelétricas: a partir da queda d’água, essa energia é convertida em eletricidade.
  • Coquerias: o coque é gerado a partir do carvão mineral e depois utilizado para aquecer fornos de siderurgia.

Fontes de energia alternativas para o Brasil

O crescimento das áreas urbanas, o surgimento da indústria e as mudanças nos padrões econômicos e de consumo a partir do século XIX contribuíram para que a demanda por energia fosse maior.

A Revolução Industrial e as descobertas científicas trouxeram para o cotidiano da sociedade a eletricidade, o petróleo, o gás natural, o aço e uma infinidade de materiais e produtos que passaram a ser utilizados com frequência.

A utilização incessante de fontes de energia trouxeram mudanças climáticas, efeitos sobre a camada de ozônio, poluição e contaminação de águas e solos, extinção na flora e fauna, esgotamento dos recursos naturais etc.

Transformada a partir de recursos naturais que podem ser repostos ou reabastecidos, sem o risco de uma finitude rápida, como os ventos, a radiação solar ou biomassa, por exemplo. Fontes vistas como mais limpas e mais baratas na hora de produzir energia.

O desenvolvimento científico na área de energia busca aprimorar as fontes já existentes e criar novas tecnologias para fontes de energia limpas, baratas e mais abundantes. Essas fontes alternativas podem até mesmo gerar mais energia que os meios tradicionais.

A cana-de-açúcar e o etanol brasileiro

Uma das  fontes de energia  consideradas limpas e bastante úteis nos tempos atuais é o etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar. O país detém a liderança mundial na produção desse tipo alternativo de combustível e também de uma cadeia produtiva complexa.

Nos últimos anos houve um crescimento exponencial do etanol como forma de combustível para os carros que rodam pelo país, já que a frota brasileira é composta por carros flex, que podem se locomover a partir do uso de gasolina e também etanol. Gerador de energia mais barato, com rendimento menor, mas que dependendo da diferença de preço, acaba compensando para o consumidor.

Quer ver mais conteúdo interessante de Geografia e se preparar para o Enem? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e bons estudos!

Luiz Serpa

Jornalista, corredor, amante de futebol americano e integrante do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi. Prefere ser chamado de “Serpa” e é apaixonado por cachorros.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!