Fontes de Energia: tipos, fontes renováveis e não renováveis

Fontes de energia renováveis e não renováveis, primárias e secundárias, naturais e artificiais. Veja tudo sobre esse importante assunto aqui.

Fontes de Energia: tipos, fontes renováveis e não renováveis

Conheça também as principais fontes de energia alternativas no Brasil

As fontes de energia são recursos utilizados para gerar energia para os mais variados tipos de indústrias, veículos, máquinas, empresas e demais meios que precisam de energia para funcionar. Elas podem ser renováveis e não renováveis, originadas de fontes naturais e também artificiais.

Esse é um tema de estudo essencial, já que se trata de um recurso extremamente necessário para o funcionamento do mundo. Boa parte de tudo o que fazemos hoje em dia é possível por causa da geração de energia.

Com o passar dos anos, as mudanças climáticas e toda a preocupação crescente com o meio ambiente, mais e mais se fala em fontes de energia limpas, que causem pouco impacto à natureza e que não esgotem os recursos disponíveis.

Essa preocupação faz com que novas fontes de energia sejam descobertas e comecem a ser usadas em substituição às fontes tradicionais. Vamos entender melhor essas novidades e também quais são os tipos de energia geradas a partir desses recursos variados.

Fontes de energia renováveis

As fontes de energia renováveis são aquelas que se reabastecem naturalmente, sendo possível utilizá-las de maneira constante e sem a preocupação de que podem esgotar a qualquer momento.

Exemplos de fontes de energia renováveis

  • Hidrelétrica: gerada a partir da força da água.
  • Solar: gerada a partir da luz do Sol.
  • Eólica: gerada a partir da ação do vento.
  • Geotérmica: gerada a partir do calor interior da Terra.
  • Biomassa: gerada a partir de materiais orgânicos.
  • Oceanos: gerada a partir da ação dos mares.
  • Hidrogênio: gerada a partir da reação entre hidrogênio e oxigênio.

Fontes de energia não renováveis

As fontes de energia não renováveis são aquelas que podem se esgotar com o uso excessivo para a geração de energia. Por serem limitados, são fontes de energia com caráter estratégico, podendo servir como moeda de troca, especulação e até mesmo conflito entre nações.

Um dos exemplos de fonte de energia não renovável é o petróleo, extremamente importante nos dias de hoje. Utilizado na indústria automobilística e também para gerar a energia necessária para mover uma série de veículos, nas mais variadas superfícies.

Exemplos de fontes de energia não renováveis

  • Combustíveis fósseis: entre os principais tipos estão o gás natural, o petróleo e o carvão mineral.
  • Energia nuclear: energia gerada a partir do aquecimento da água que, transformada em vapor, ativa os geradores.

o que são fontes de energia

Fontes de energia primárias e secundárias

As fontes de energia primárias são aquelas encontradas normalmente na natureza e utilizadas exatamente do jeito que se apresentam, em seu estado bruto e natural. Entre os principais exemplos estão o urânio, o petróleo, o carvão, o vento, a água e o sol.

Essas fontes de energia primárias são levadas a um centro de transformação e convertidas em fonte de energia secundária, ficando prontas para utilização como energia elétrica ou também combustível.

Transformação da fonte de energia primária em secundária

  • Usinas termelétricas: queima-se o carvão mineral e o petróleo para gerar energia.
  • Usinas hidrelétricas: a partir da queda d’água, essa energia é convertida em eletricidade.
  • Coquerias: o coque é gerado a partir do carvão mineral e depois utilizado para aquecer fornos de siderurgia.

Fontes de energia alternativas para o Brasil

O crescimento das áreas urbanas, o surgimento da indústria e as mudanças nos padrões econômicos e de consumo a partir do século XIX contribuíram para que a demanda por energia fosse maior.

A Revolução Industrial e as descobertas científicas trouxeram para o cotidiano da sociedade a eletricidade, o petróleo, o gás natural, o aço e uma infinidade de materiais e produtos que passaram a ser utilizados com frequência.

A utilização incessante de fontes de energia trouxeram mudanças climáticas, efeitos sobre a camada de ozônio, poluição e contaminação de águas e solos, extinção na flora e fauna, esgotamento dos recursos naturais etc.

Transformada a partir de recursos naturais que podem ser repostos ou reabastecidos, sem o risco de uma finitude rápida, como os ventos, a radiação solar ou biomassa, por exemplo. Fontes vistas como mais limpas e mais baratas na hora de produzir energia.

O desenvolvimento científico na área de energia busca aprimorar as fontes já existentes e criar novas tecnologias para fontes de energia limpas, baratas e mais abundantes. Essas fontes alternativas podem até mesmo gerar mais energia que os meios tradicionais.

A cana-de-açúcar e o etanol brasileiro

Uma das  fontes de energia  consideradas limpas e bastante úteis nos tempos atuais é o etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar. O país detém a liderança mundial na produção desse tipo alternativo de combustível e também de uma cadeia produtiva complexa.

Nos últimos anos houve um crescimento exponencial do etanol como forma de combustível para os carros que rodam pelo país, já que a frota brasileira é composta por carros flex, que podem se locomover a partir do uso de gasolina e também etanol. Gerador de energia mais barato, com rendimento menor, mas que dependendo da diferença de preço, acaba compensando para o consumidor.

Quer ver mais conteúdo interessante de Geografia e se preparar para o Enem? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *