Caramujo: características e tipos!

 

Nos últimos anos, houve uma grande infestação de caramujos no Brasil. Transmissores de sérias doenças, esses animais apresentam grande risco para a saúde da população e, por isso, podem cair nos vestibulares como contextualização de perguntas biológicas.

Quer saber mais sobre esse animal? Então continue lendo este texto! Separamos as principais informações para você.

Características do caramujo

Os caramujos são moluscos gastrópodes que vivem na água doce e preferem locais abrigados e com pouca correnteza, como córregos, riachos, valas e represas.

Para se proteger contra elementos externos, esses animais desenvolveram uma concha em espiral, servindo como uma grande casa em que eles podem se esconder quando uma ameaça aparece.

Tipos de caramujo

Existem diversos tipos de caramujo, desde os nocivos aos humanos até os inofensivos. A seguir, você pode conferir as principais espécies que transmitem sérias doenças.

Caramujo africano

Originado na África, esse animal percorreu fronteiras em função da disseminação gastronômica, principalmente na substituição do escargot. Ele é um molusco terrestre tropical que atinge até 15 centímetros de concha, sendo um dos maiores caramujos do mundo e transmite parasitas nematoides para os humanos.

Caramujo de jardim

O caramujo de jardim é pequeno e facilmente identificável. No entanto, é bastante nocivo para a população, já que carrega a doença estrongiloidíase, gerando lesões cutâneas e pulmonares nos hospedeiros.

Caramujo de aquário

Por fim, o caramujo de aquário é a espécie mais frequente no Brasil e pode causar esquistossomose, já que ele habita diversos rios e lagos, incluindo aqueles que não recebem tratamento de esgoto e, assim, pode ser fazer parte do ciclo da doença.

Lesma, caramujo ou caracol?

Mas, afinal, qual a diferença entre lesma, caramujo e caracol? Embora os três sejam moluscos, algumas características físicas são importantes e diferenciam as espécies.

As lesmas, por exemplo, não apresentam concha externa. Ainda, os caracóis habitam mais os terrenos terrestres, enquanto que os caramujos preferem as águas.

Identificar as características dos caramujos e as principais doenças que transmitem é fundamental para garantir um bom desempenho no vestibular. Para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, que tal realizar exercícios práticos e revisar o conteúdo? Bons estudos!