Embriologia: o que é, embriologia humana e mais!

Entenda o que é a embriologia humana, quais são os processos para a formação do feto e muito mais!

Embriologia: o que é, embriologia humana e mais!

O processo de formação de um ser vivo é um campo de estudo da Biologia classificado como extremamente importante, amplo e moderno. Por se tratar de um tema pré-requisito para a compreensão de outras matérias da ciência (essencialmente a genética), bem como um conteúdo que constantemente é cobrado no Enem, ganha destaque o assunto embriologia.

Com o intuito de ajudar em seus estudos, preparamos um post explicando tudo sobre o que é embriologia, quais as principais fases de desenvolvimento, histologia e muito mais. Leia agora!

O que é embriologia?

É o ramo da Biologia que se concentra em estudar a formação dos seres vivos na fase embrionária, considerando assim o seu respectivo desenvolvimento e as características de todos os processos de formação desse ser.

Com isso, essa ciência aborda análises desde a formação de um embrião (por meio das células de reprodução — gametas) até a finalização de todos os sistemas que compõem um indivíduo (conjunto de órgãos e tecidos).

Embriologia humana

Cada espécie animal tem suas particularidades quanto à embriologia. Desta forma, destacaremos abaixo os principais mecanismos acerca da embriologia humana, os quais envolvem a gametogênese e a fecundação.

Gametogênese

Como o próprio nome sugere, é a fase de formação dos gametas (células reprodutoras), na qual uma célula germinativa (diploide 2n) é dividida por meiose, gerando 4 células gametas haploide n (sendo assim cada uma com metade do material genético da célula inicial).

O gameta feminino é conhecido como óvulo e fica armazenado nos ovários das mulheres, já o gameta masculino, denominado de espermatozoide, é produzido nos testículos dos homens, mais precisamente no epidídimo.

Fecundação

Já a fecundação é fase em que há o encontro/união dos gametas masculino e feminino, que ocasionará a geração de um embrião, e, posteriormente, o desenvolvimento de um ser humano.

O processo de fecundação humana ocorre de forma interna, isto é, a união dos gametas acontece dentro de um indivíduo, após um outro realizar o depósito.

Sobre a fecundação em seres humanos, é fundamental o estudante lembrar que durante esse processo ocorre a fusão dos núcleos dos gametas (cariogamia), possibilitando assim a formação do zigoto.

Desenvolvimento embrionário humano

embriologia gravidez

É logo após a formação do zigoto que se inicia a formação do embrião, o qual durante o seu desenvolvimento passará por três fases: segmentação, gastrulação e organogênese.

Segmentação

Também chamada de clivagem, nessa fase ocorrem várias divisões mióticas, dando origem aos blastômeros. É importante frisar que não há aqui o aumento do volume do embrião, há apenas o aumento do número de células.

Gastrulação

É na gastrulação que o embrião aumenta seu volume, e há a diferenciação dos folhetos germinativos (endoderma, ectoderma e mesoderma) e a formação de todos os tecidos do corpo.

Organogênese

Por fim, o embrião passa pela diferenciação celular, fase que realiza a diferenciação dos órgãos e tecidos do nosso corpo.

Deste modo, é na organogênese (processo que ocorre da terceira semana de gestação até a oitava semana) que as células do embrião ganham funções específicas, possibilitando assim a formação de diferentes tecidos e órgãos do indivíduo conforme são os agrupamentos das células embrionárias.

Histologia e embriologia

A histologia ou biologia tecidual é a parte da ciência que estuda os tecidos do nosso corpo. Elas têm relações diretas com a embriologia, já que é durante o desenvolvimento de um embrião (como vimos acima) que ocorre a formação dos tecidos.

Neste contexto, os tecidos do corpo de um ser humano podem ser divididos em três, conforme você verá a seguir.

Ectoderma

• Estruturas do sistema nervoso;
  • epiderme e anexos cutâneos (pelos e glândulas mucosas);
  • epitélio de revestimento de cavidades (nasal, bucal e anal).

Mesoderma

Endoderma

• Epitélio de revestimento;
  • sistema respiratório;
  • fígado;
  • glândulas do trato digestivo (exceto cavidade anal e oral);
  • pâncreas.

Embriologia: exercícios

Confira abaixo como esse tema pode ser abordado por uma prova de vestibular.

1. (UFSC) Os tecidos conjuntivos derivam do mesoderma do embrião e caracterizam-se por apresentar diversos tipos de células imersas em material extracelular sintetizado por elas.

Com relação aos tecidos conjuntivos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Dentre as várias funções dos tecidos conjuntivos, podemos citar a absorção e a secreção de substâncias através de glândulas.

02. Entre os vários tipos de células existentes nos tecidos conjuntivos encontramos os fibroblastos, adipócitos, melanócitos e neurônios.

04. Em indivíduos adultos, os elementos figurados do sangue se originam do tecido conjuntivo encontrado na medula óssea vermelha, a qual apresenta células-tronco pluripotentes (ou multipotentes) que após se multiplicarem ativamente se diferenciam em leucócitos, hemácias e plaquetas.

08. O tecido conjuntivo denso modelo, também chamado de tecido tendinoso, é formado por fibras grossas orientadas paralelamente, especialmente fibras colágenas, o que confere grande resistência a estruturas como tendões e ligamentos.

16. Os condrócitos, após formarem a matriz cartilaginosa, sofrem uma pequena retração de volume e passam a ser chamados de condroblastos.

32. Os ossos de uma criança são mais flexíveis que os ossos de um adulto pois apresentam maior quantidade de osteoblastos, os quais produzem muitas fibras colágenas.

Resolução

Itens corretos: 4 + 8 + 32 = 44.

2. (UFC) Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta.

Um fóssil extremamente bem conservado, de 380 milhões de anos, achado no noroeste da Austrália, é agora o exemplo mais antigo de uma mãe grávida vivípara (Ciência Hoje, jul. 2008).

a) O fóssil provavelmente é de um mamífero, uma vez que a viviparidade é característica exclusiva desse grupo.

b) A presença de um saco vitelino no embrião fóssil seria uma característica segura para determinar o fóssil como vivíparo.

c) A conclusão de que o fóssil é de um animal vivíparo veio da observação de que o embrião estava se desenvolvendo dentro do corpo da mãe.

d) Uma das características que levaria à conclusão de que se tratava de um animal vivíparo seria a presença de um resquício de cordão umbilical.

e) O fóssil em questão poderia também ser de um animal ovovivíparo, pois, assim como os vivíparos, os ovovivíparos apresentam nutrição maternal durante o desenvolvimento embrionário.

Resolução

Alternativa correta letra “d”.

Sendo assim, percebemos que a embriologia é uma matéria importantíssima para quem vai fazer vestibular, seja qual for o curso de graduação escolhido, já que esse conteúdo (como destacamos acima) é constantemente cobrado no Enem e em outras provas tradicionais.

O conteúdo sobre embriologia foi interessante para você? Então conheça nosso cronograma de estudos e tenha acesso aos outros materiais didáticos que auxiliam para o vestibular. Com ele você pode fazer exercícios e ainda refazer as provas do Enem dos anos anteriores!