O que é metamorfose?

 

Certamente, você já ouviu falar em metamorfose. A palavra, que significa transformação, normalmente é usada no sentido literal de mudança, quando um ser se transforma em outro.

Confira o que é em nosso minipost!

Metamorfose: significado

Como explicamos, o significado de metamorfose é transformação. Muitos animais e insetos sofrem mudanças importantes em seus estágios de desenvolvimento, assumindo outros formatos e características — a borboleta, por exemplo.

O termo também é utilizado no sentido figurado, indicando mudanças na aparência, comportamento ou maneira de pensar de um indivíduo. A música Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas, retrata essa situação ao mencionar uma pessoa que prefere viver em constante mudança do que ser a mesma diariamente.

Animais que sofrem metamorfose

Durante o desenvolvimento alguns animais sofrem metamorfose. Descubra como o processo acontece em diferentes seres vivos.

Metamorfose dos anfíbios

Nos anfíbios, a metamorfose inclui diversas mudanças. Normalmente, a larva eclode de um ovo. Durante o desenvolvimento, ocorre encurtamento do intestino, formação de patas e desaparecimento de brânquias.

O sapo ilustra essa metamorfose. Ele começa sua vida como um girino, sem patas, com o corpo oval e curto, cauda e brânquias. Conforme vai se desenvolvendo, perde a cauda, em um processo chamado apoptose, e desenvolve patas, assumindo o estágio adulto.

Metamorfose dos insetos

Os insetos também sofrem várias transformações até a fase adulta. Em alguns deles, a metamorfose é incompleta, ou seja, depois da eclosão do ovo é liberada uma ninfa, já semelhante ao adulto. Isso acontece com cupins, percevejos, piolhos, gafanhotos e grilos.

Em outras espécies, a metamorfose é completa. Depois do ovo, o formato é de larva, bastante diferente do adulto. Com o desenvolvimento, a larva forma um casulo, passando a ser chamada de pupa ou crisálida, no qual permanece até assumir a forma adulta.

Borboletas e mariposas são os principais exemplos dessa transformação, mas moscas, besouros, abelhas, joaninhas e pulgas sofrem o mesmo processo.

Agora que você já entendeu o que é metamorfose, confira nosso Guia Completo de Biologia, teste seus conhecimentos e garanta uma boa nota no vestibular!