Órgãos do corpo humano: veja quais são!

Uma série de estruturas biológicas e órgãos do corpo humano formam nosso organismo, permitindo o pleno funcionamento das nossas condições físicas e mentais. Para entender a anatomia humana é preciso compreender cada parte desse complexo sistema, no qual cada elemento atua de forma específica para desempenhar determinadas funções.

É a partir do conjunto desses órgãos que nosso organismo passa a funcionar de modo integrado. Precisa estudar Biologia e quer saber quais são os principais órgãos do corpo humano, sua localização e função? Então, continue a leitura!

Principais órgãos do sistema digestivo

Para que os organismos se mantenham vivos e funcionantes é necessário que eles recebam um abastecimento constante de material nutritivo. Muitos alimentos ingeridos precisam sofrer modificações para que sejam absorvidos e assimilados, o que consiste na digestão.

Boca

É a primeira porção do sistema digestório, por onde o alimento entra. No processo de mastigação, os alimentos sólidos são reduzidos a pequenos pedaços antes de passarem pelas alterações químicas.

Faringe

A faringe comunica-se com a cavidade bucal e permite a passagem dos alimentos ingeridos até outros órgãos do sistema digestivo. Na deglutição, o palato mole é elevado e bloqueia o acesso com a parte nasal do órgão, impedindo que a pessoa possa engasgar.

Esôfago

É um tubo muscular que se comunica com o estômago, localizado entre ele e a faringe. Sua principal função é transportar os alimentos até o estômago. Esse órgão é oco e formado por três camadas: muscular, mucosa e submucosa.

Estômago

O estômago é uma bolsa de parede musculosa que está localizada logo abaixo do diafragma. Sua principal função é decompor os alimentos. Um músculo circular presente na porção inferior do órgão pode armazenar até um litro e meio de comida — por isso, não é necessário se alimentar de pouco em pouco tempo.

Intestino

O estômago é continuado pelo intestino delgado, que continua no intestino grosso. Na primeira parte ocorre a absorção da maioria dos nutrientes, enquanto a segunda absorve a água, armazena e elimina os resíduos sólidos.

órgãos corpo humano

Principais órgãos do sistema nervoso

O sistema nervoso controla e coordena as funções de todo o sistema do organismo. Ele é dividido em central (encéfalo e medula espinhal) e periférico (nervos cranianos e raquidianos).

Encéfalo

É formado pelo cérebro, cerebelo e bulbo. Sua função principal é processar e fazer a integração das informações. O cérebro é a porção maior e mais desenvolvida do encéfalo, sendo responsável pela memória, interpretação dos sentidos, raciocínio, pensamento e fala.

Medula espinhal

É a parte alongada do sistema nervoso central, continuação do bulbo. Sua função é produzir impulsos, conduzir os estímulos nervosos do corpo para o encéfalo e coordenar as atividades musculares e os reflexos.

Nervos cranianos e raquidianos

Os nervos cranianos são ligados ao encéfalo, enquanto os raquidianos são ligados à medula espinhal. São estruturas finas e esbranquiçadas, formadas por tecido conjuntivo e fibras nervosas, responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos.

Principais órgãos do sistema respiratório

A respiração é uma característica básica dos seres vivos e é constituído pelos seguintes órgãos.

Nariz

É o órgão respiratório externo, que capta aromas, filtra e conduz ar inalado para a traqueia.

Faringe

É um tubo muscular que serve tanto para a passagem de alimentos quanto do ar inspirado.

Laringe

É um órgão tubular, situado na região do pescoço. Além de conduzir o ar, também tem função de produzir som.

Traqueia e brônquios

A traqueia é um órgão tubular, cartilaginoso e cilíndrico, localizado entre a laringe e os brônquios. Sua função é umedecer e aquecer o ar que será conduzido aos pulmões, enquanto os brônquios direcionam o ar até os alvéolos pulmonares.

pulmão e traqueia

Pulmão

Os pulmões estão contidos na cavidade torácica. Sua função principal é oxigenar o sangue e expelir o dióxido de carbono do organismo.

Principais órgãos do sistema endócrino

As glândulas endócrinas são representadas por órgãos relativamente pouco volumosos e localizados em diversas regiões do corpo. Por não terem ductos excretores, seus respectivos hormônios são lançados diretamente na corrente sanguínea.

Tireoide

Está localizada no meio do pescoço, envolvendo parte da traqueia e da laringe. Sua principal função é produzir os hormônios tri-iodotironina (T3) e tetraiodotironina (T4).

Paratireoides

Situadas, em geral, na parte posterior de cada lobo da glândula tireoide. Seu número varia de 4 a 6 e sua função principal é manter o nível de cálcio no sangue dentro do limite adequado.

Supra-renais

São órgãos do corpo humano bilaterais e estão localizados sobre os rins, sendo divididos em medula — que produz catecolaminas — e córtex — responsável por produzir corticoesteroides.

Pâncreas

É responsável pela produção de hormônios como, insulina, glucagon e somatostatina. Por ser uma glândula mista, tem uma porção exócrina e endócrina, que corresponde às ilhotas pancreáticas.

Hipófise

Localizada na base do encéfalo, produz os hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas, como o TSH e o LH.

Ovário e testículo

Esses órgãos do corpo humano também fazem parte do sistema reprodutor feminino e masculino e têm como uma das funções produzir hormônios que controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

Curiosidades

Você sabia que os cientistas descobriram, recentemente, um novo órgão do corpo humano? Graças aos avanços da tecnologia, o interstício foi identificado como um espaço com alvéolos preenchidos por líquido. Ele está presente entre os tecidos no nosso corpo.

Antes, os pesquisadores acreditavam que essas camadas eram formadas por tecidos conjuntivos densos e sólidos — na verdade, elas estão interconectadas.

Essas estruturas estão abaixo da pele e recobrem os pulmões, o tubo digestivo e o sistema urinário, além de rodear as veias e artérias. Os cientistas acreditam que esse novo tecido é importante para explicar a fibrose, o edema e o câncer.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Qual o maior órgão do corpo humano?

Você já se questionou qual é o maior órgão do corpo humano? Mesmo que tenha sido descoberto apenas em 2018, o interstício pode ser, assim como a pele, um dos maiores órgãos do corpo humano.

Os pesquisadores garantem que essa malha de cavidades de elastina e colágeno, cheia de líquido, contém mais de um quinto de todo o fluido do organismo.

Conhecer os órgãos do corpo humano é fundamental para entender suas relações e funcionamento. Apesar de terem funções específicas, todos formam um sistema completo e complexo, possibilitando que as funções vitais aconteçam.

Gostou das informações? Que tal aprofundar os estudos? Para isso, você pode criar um Plano de Estudos personalizado e estudar para todas as matérias que caem no Enem e outros vestibulares!

Você pode gostar também