Dia do Diretor Escolar: como surgiu, mensagens e mais!

Você sabe quando é o Dia do Diretor Escolar? Confira agora qual seu papel na educação e muito mais!

Dia do Diretor Escolar: como surgiu, mensagens e mais!

Nada é mais justo do que haver o Dia do Diretor Escolar. Afinal, essa é uma das figuras mais importantes da escola, o elo entre família, professores e alunos.

Uma data para compreender melhor o peso das responsabilidades do cargo, quais são as funções que ele desempenha e homenagear essa pessoa que tanto bem faz pela Educação.

Você já parou para pensar em tudo o que esse profissional exerce? Ao ler este post, dá para ter uma boa ideia. Por isso, se quiser aprender mais e saber algumas dicas de mensagem para o Dia do Diretor Escolar, continue a leitura!

Dia do Diretor de escola

O Dia do Diretor de escola é comemorado em 12 de novembro, na maioria dos estados brasileiros. Mas você sabia que em São Paulo a data é comemorada em 18 de outubro? Isso é por conta de uma lei estadual, de 2001.

Essa é uma data especial para demonstrar admiração e respeito a esse profissional que é fundamental na escola. Os diretores merecem, não é verdade?

Por todo o país, professores e alunos prestam suas homenagens à maior autoridade do ambiente escolar. Trabalhos, apresentações, mensagens de carinho e até mesmo presentinhos são bem-vindos.

O papel do diretor escolar ao longo dos anos

Se hoje o diretor desempenha tanto funções administrativas quanto corriqueiras do cotidiano escolar, saiba que nem sempre foi assim. Esse cargo surgiu no início do século XX, e desde aquela época a importância do profissional já era reconhecida.

Frequentemente, os diretores escolares eram chamados para assinar artigos de jornais e revistas, além de darem conselhos para os secretários de estado.

Ao longo dos anos, eles assumiram anda mais os papéis das gestões administrativas e pedagógicas, tornando-se líderes democráticos entre funcionários, alunos e família. Em geral, suas funções incluem as áreas financeira, pedagógica, social, recursos humanos e até mesmo marketing.

A importância do diretor escolar

Podemos dizer, que o diretor é motor que faz toda a engrenagem da escola funcionar. É ele quem constrói e mantém a base de todo o sistema escolar e se certifica de que tudo está caminhando bem.

É ele quem deve detectar os problemas e pensar nas soluções, obviamente, considerando a ajuda de todos os envolvidos. A qualidade do ensino, o nível e o valor de uma escola estão diretamente relacionados à diretoria, pois dependem da atuação e dos valores do diretor.

A rotina do diretor de escola

Quem pensa que a rotina do diretor é mandar e desmandar em uma escola está redondamente enganado. O dia a dia desse profissional é bem puxado, com diversas atribuições e responsabilidades. Veja:

  • resolve questões relacionadas aos gastos com suprimentos e salários;
  • soluciona problemas com a organização de arquivos, manutenção da escola e horários;
  • lidera todo o planejamento da instituição;
  • assegura o patrimônio da escola;
  • lida com os alunos e a família;
  • inteira-se de todas as atividades que acontecem durante o ano letivo;
  • promove conselhos de classe.

Mensagens para o diretor de escola

Entre as homenagens e felicitações que se pode prestar ao diretor escolar, que tal mandar uma bela mensagem? Quer algumas inspirações com as palavras? Então, confira as ideias.

Escola feliz

Nesse dia tão importante, gostaria de dizer que nossa escola é mais feliz por ser dirigida por você. Todos reconhecemos a sua importância e gostaríamos de agradecê-lo por toda a dedicação. Hoje você pode celebrar com a certeza de missão muito bem cumprida. Obrigado!

Família

Querido(a) diretor(a). Uma boa escola é aquela que acolhe como uma família. Com certeza, você nos transforma em uma grande família feliz! Suas orientações, conselhos, organização e disciplina ajudam a nos manter focados na educação e no aprendizado. Obrigado por ser esse guia tão dedicado. Feliz Dia do Diretor Escolar!

Valioso

A educação é a base do desenvolvimento de qualquer nação. E nesta data tão importante, que é o Dia do Diretor, gostaríamos de dizer que a sua participação é muito valiosa. Afinal, assumir esse grande compromisso com a educação e o aprendizado é para pessoas fortes, determinadas e dedicadas, como você!

Desafios

O diretor tem papéis fundamentais para o bom andamento da escola. Mas, hoje, não vamos falar do gestor, e sim do profissional empenhado em melhorar a educação. É dentro da instituição de ensino que muitos valores são passados aos jovens, e você cumpre todos os desafios com maestria. Nesta data tão especial, gostaríamos de agradecer por toda a dedicação e desejar um feliz Dia do Diretor Escolar.

Mensagens curtas

Quer uma mensagem curta para entregar com um bombom ou outro mimo? Veja as sugestões:

  • “Queremos que saiba que a sua dedicação é muito valiosa. Obrigado por tudo!”;
  • “Que bom que podemos contar com pessoas especiais, como você, para cuidar da nossa educação!”;
  • “Hoje é o dia da pessoa que luta pela nossa educação, com carinho e dedicação. Muito obrigado, e feliz Dia do Diretor Escolar!”

sala de aula

Dicas de presentes para o diretor de escola

O diretor da sua escola é aquele “gente boa” e que merece mais que uma mensagem? Dar um mimo para agradá-lo vai demonstrar ainda mais seu apreço por ele. Olha só com o que você pode presentear:

  • porta-retrato com a foto da turma;
  • caneca personalizada;
  • copo térmico para café;
  • caneta elegante;
  • chaveiro;
  • porta-caneta;
  • bloco de anotações;
  • agenda;
  • objeto decorativo para a sala da direção;
  • cesta de café da manhã ou de chocolates;
  • spa day ou vale-massagem.

O dia do Diretor Escolar é uma data para celebrar e homenagear esse papel tão fundamental para a educação. Além de bom gestor, o profissional deve saber lidar com todos da escola para criar um ambiente agradável e de muito aprendizado!

Agora que você já conhece a importância do Dia do Diretor Escolar e do trabalho dele no ambiente escolar, aproveite sua visita e aprenda mais! Confira os materiais sobre Sociologia, Política, Geopolítica e sobre a crise política no Brasil. Temos também videoaulas e exercícios de diversas matérias, e um planos de estudos imbatível para a sua preparação para o Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *