Costa ou costas: tem acento?

 

Você, que está estudando muito para as provas do Enem, passa o dia sentado, em posição nem sempre confortável. O resultado é dor nas costas ou na costa?

Quando usar essas palavras? Você tem ideia? Pois saiba que costa ou costas estão certas, não têm acento, mas cada uma com seu significado. Vamos ver?

Costas ou costa: qual o correto?

A resposta a essa pergunta é: depende do contexto. É possível usar as costas ou a costa de acordo com o sentido da frase. A referência à geografia é no singular; se estiver se opondo à parte da frente, ao dorso, o substantivo é usado no plural.

Nas costas ou na costa?

Quando você tem que fazer um trabalho em grupo e nem todos ajudam como deveriam, dizemos que esses colegas estão “nas costas” de quem fez, não é? Agora, quando o ano acabar, pense em descansar em uma das praias na costa baiana! Entendeu?

Minhas costa ou minhas costa?

Sem dúvida, a concordância nominal é regra! Mas devo usar costa ou costas (corpo humano)? Minhas costas, e não minhas costa, OK?

Significado de costa

Como falamos, no singular a palavra remete a uma área próxima ao mar: pode ser de um continente, de uma ilha ou de uma península.

Exemplos do uso de costa

  • A costa maranhense é a mais linda do país.
  • O governo do Japão alerta para o risco de tsunamis na costa leste.

Significado de costas

Dorso ou região posterior, tanto do corpo humano quanto de objetos, móveis, etc. No sentido conotativo, há várias acepções: costas largas (suportar encargos ou responsabilidades), costas quentes (ter a proteção de alguém), ver pelas costas (evitar aproximação), carregar nas costas (realizar sozinho tarefa que caberia a um grupo, como no exemplo do início do post).

Exemplos do uso de costas

  • “Espero a chuva cair / Nas minhas costas largas / Que afagas enquanto durmo” (Zélia Duncan)
  • Não vire as costas para quem te traiu!

Aprendeu quando usar costa e costas? Não dê as costas aos estudos: assista às videoaulas e aprofunde o seu conhecimento!