Dispensa ou despensa: como usar corretamente?

 

No vocabulário da Língua Portuguesa, algumas palavras costumam gerar muitas dúvidas nos falantes e escritores. Alguns casos, como a utilização de i” ou “e, apesar de sonoramente serem sons semelhantes, podem mudar completamente o significado dos vocábulos.

É este o caso das palavras dispensa e despensa. Descubra agora como usar cada uma delas!

Diferença entre dispensa e despensa

Dispensa ou despensa? As duas existem na Língua Portuguesa e estão corretas. Entretanto, possuem significados completamente diferentes. Enquanto uma se refere a determinada parte de uma casa (despensa), outra é uma permissão para isenção (dispensa).

Dispensa: significado

Dispensa é um substantivo feminino que indica permissão para não executar uma determinada ação, dever ou obrigação. Pode significar ainda uma rescisão entre empregador e empregado.

Dessa maneira, dispensa pode ser sinônimo de desobrigação, licença, permissão ou isenção. Ou, então, demissão, despedimento, etc.

Exemplo do uso de dispensa

Abaixo, alguns exemplos do uso da palavra dispensa:

  • Meu primo solicitou ao exército sua dispensa do serviço militar.
  • Seu chefe não lhe esclareceu o motivo da sua dispensa?

Despensa: significado

Por sua vez, despensa, grafado com “e”, refere-se a um lugar onde normalmente se armazenam produtos e objetos que serão utilizados em algum momento. Também é um substantivo feminino e pode ter como sinônimos copa ou armazém, por exemplo.

Para alguns dicionários, a palavra despensa pode ainda ser sinônima de despesa, com uma possível origem no verbo despender, que significa gastar.

Exemplo do uso de despensa

Veja alguns exemplos do uso da palavra despensa:

  • Por favor, você pode guardar as compras do mês na nossa despensa?
  • Estamos felizes! A despensa está cheia de comida!

Dispensa e despensa são consideradas palavras parônimas. Ou seja, possuem uma grafia semelhante, a pronúncia é próxima, mas o significado é bastante diferente. Isso é muito comum em várias outras palavras da Língua Portuguesa, principalmente aquelas que possuem apenas as letras “e” e “i” como diferença.

Curtiu este post? Então fique de olho para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios especiais para você mandar bem nas provas de português!