O que é etnocentrismo?

 

O etnocentrismo é uma forma de considerar o seu grupo étnico, sua nação ou nacionalidade mais importante que qualquer outro no mundo. Já dá para perceber que esse conceito vai ao encontro de uma sociedade igualitária e dos Direitos Humanos, não é verdade?

Continue lendo para saber mais sobre etnocentrismo: veja exemplos, cultura e pontos importantes que podem ser cobrados no Enem!

Como ocorre o etnocentrismo?

Primeiro, vamos explicar o conceito de etnocentrismo. O antepositivo grego ehnos, eos remete à origem comum: raça, povo, nação, classe. Daí o significado de etnocentrismo: o grupo social no centro de tudo, ou seja, o mais importante.

Quando um sujeito ou grupo social crê que é superior aos demais, é considerado etnocêntrico. A Sociologia, que estuda o etnocentrismo, o opõe ao conceito de alteridade, que é a preocupação e a valorização de outrem.

Etnocentrismo e relativismo cultural

O preconceito pode ser considerado, então, uma manifestação etnocêntrica, pois coloca em desvantagem aquilo que não faz parte do próprio grupo. Toda forma de preconceito, seja ela racial, étnica, linguística, econômica ou outras, deve ser veementemente combatida em nome de uma sociedade justa e inclusiva.

As diferentes expressões culturais devem ser valorizadas, sem emissão de juízo de valor sobre suas manifestações. Surge então a noção de relativismo cultural, que pretende aceitar e respeitar qualquer forma de cultura.

Exemplos de etnocentrismo

Se fôssemos julgar o que acontecia na sociedade grega antiga, por exemplo, adotando nossos próprios modelos sociais, acabaríamos exercendo o etnocentrismo. Mas por quê? Na Grécia Antiga, a democracia não incluía todas as pessoas: a mulher não era considerada pertencente à pólis, assim como o escravo.

Vários exemplos da História mostram que apenas os homens eram considerados cidadãos, isto é, tinham o direito de votar. A democracia grega tem que ser entendida no seu contexto e não com a visão da sociedade atual — o que seria uma análise etnocêntrica.

Sendo um conceito tão atual e caro à Sociologia, pode ser tratado na redação do Enem como um tema atual, cuja solução é urgente em nossa sociedade. Cadastre-se no Stoodi e fique por dentro de mais assuntos como este!