Prepare-se para muita interpretação de texto e questões sobre literatura

Se o ENEM já tem fama de conter textos longos, imagine só como é a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Mas nada de criar pânico! Com uma boa dose de leitura por dia, você conseguirá adquirir “resistência” e acabará se acostumando com esse tipo de conteúdo.

Tão importante quanto saber qual o formato da prova, é entender quais são os grandes temas abordados por ela. Para isso, contamos com a ajuda da revista Guia do Estudante. Na edição de 2015, ela divulgou um gráfico com os principais blocos que fazem parte da prova.

 

O que você pode esperar da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias?  

Como não é surpresa para ninguém, a interpretação de texto foi o ponto mais presente no exame, fazendo parte de 37,3% – vale a pena separar um espaço no seu cronograma para praticar.

O segundo ponto de destaque foi a literatura e estrutura do texto literário, que somou 20,7%. Nesse caso, a dica é dar uma olhada nas principais escolas literárias e observar o formato dos textos.

Perguntas ligadas às língua, linguagem e tecnologia da informação entram como o terceiro ponto mais abordado com 14,1% das questões da prova. Atenção nos assuntos que fazem parte das artes, da nossa cultura e identidade, eles também são muito importantes e estarão presentes. No mapeamento, eles somaram 12,3%.

Você pode esperar uma pergunta ou outra sobre variantes linguísticos (nosso modo de falar, gírias e linguagem destinada a públicos diferentes, por exemplo). No índice, elas somaram 9,1% da prova.

Essa é apenas uma sugestão, mas você deve se estar pronto para tudo – mesmo porque tem 6,5% restantes que englobam assuntos em geral.

 

Para praticar:

Agora que você já sabe qual é o tipo de conteúdo que costuma cair mais, veja  10 dicas que podem te ajudar a melhor a sua interpretação de texto

0 Shares:
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...