As inscrições do Enem 2019 já estão abertas

As inscrições para a edição de 2019 do Enem já estão abertas. Veja tudo sobre como realizar esse processo e garantir a sua participação.

As inscrições do Enem 2019 já estão abertas

Os estudantes que pretendem fazer a prova do Enem em 2019 já podem se inscrever para o exame a partir desta segunda-feira, dia 6 de maio. O processo deve ser feito diretamente no site do Enem.

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio ficará aberto até o dia 17 de maio. O valor a ser pago para prestar o exame é de R$ 85. Mesmo os candidatos que foram aprovados no processo de isenção precisam fazer a inscrição.

Os estudantes que tiverem que pagar o valor da inscrição poderão fazê-lo entre os dias 6 e 23 de maio. O pagamento pode ser feito nas agências bancárias, dos correios, em casas lotéricas e também nos sites dos bancos.

Como fazer a inscrição do Enem

O processo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio é todo feito pelo próprio site da prova. O estudante deverá informar o seu número de CPF e RG e preencher todas as informações solicitadas no site.

Até o dia 17 de maio, prazo final para a inscrição, ainda é possível editar as informações inseridas, como a escolha da língua estrangeira, município de prova, entre outros.

Para os estudantes que quiserem ser chamados pelo nome social e não pelo que consta no registro civil, o processo de solicitação deve ser feito entre os dias 20 e 24 de maio.

É por meio da Página do Participante que o estudante irá visualizar todas as informações necessárias para a realização da prova.  Em outubro, será divulgado o cartão de confirmação, que trará informações como número de inscrição, datas, hora e local das provas, dados de atendimento especializado quando for solicitado e a língua estrangeira escolhida.

Enem 2019

O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, No primeiro domingo de provas, o estudante terá que resolver questões do caderno de Linguagens e também Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além de escrever a redação.

Já no segundo domingo, dia 10 de novembro, a prova é composta pelos cadernos de Matemática e Ciências da Natureza (química, física e biologia).

A duração de prova do primeiro domingo será de 5 horas e 30 minutos e do segundo domingo terá duração de 5 horas. Os portões abrem a partir das 12h (horário de Brasília) e se fecham às 13h. A prova terá início às 13h30.

Novidades do Enem 2019

Para quem for prestar o Enem este ano, algumas novidades foram anunciadas em relação à edição do ano passado.

  • inclusão opcional de foto na inscrição;
  • novo sistema de inscrição;
  • espaço com linhas para rascunho da redação;
  • espaço para cálculos no final do caderno de questões;
  • surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear;
  • lanches levados pelos candidatos serão revistados.

Quer ser preparar para o Enem com o melhor material de estudos? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite tudo o que os nossos professores prepararam para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *