Governo Fernando Henrique Cardoso: entenda!

Entenda como foi o governo de Fernando Henrique Cardoso e seus impactos no Brasil.

Governo Fernando Henrique Cardoso: entenda!

Responsável pela implantação da política neoliberal no Brasil, o governo Fernando Henrique Cardoso foi um verdadeiro marco na história do país. Mais conhecido como FHC, foi o criador do Plano Real quando ainda era ministro da Fazenda na gestão de Itamar Franco, seu antecessor.

FHC fez o controle da inflação e privatizou várias estatais, dando o start para a entrada das empresas privadas.

Sendo um governo que durou oito anos por conta da reeleição, o assunto é muito explorado em História tanto no Enem quanto nos vestibulares. Por isso, elaboramos este post com um panorama sobre a trajetória do político. Confira!

Quem foi Fernando Henrique Cardoso?

Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro no dia 18 de junho de 1931, Fernando Henrique Cardoso se mudou ainda criança para São Paulo, onde fixou moradia.

Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e concluiu a pós-graduação na Universidade de Paris. Ficou exilado no Chile e na França em razão da ditadura militar e também lecionou tanto na USP quanto em faculdades estrangeiras.

Intelectual nato, fundou o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, que tinha como objetivo o estudo da realidade socioeconômica brasileira.

A introdução de FHC na vida política foi em 1978, quando foi eleito como suplente do então senador paulista Franco Montoro. Fernando Henrique Cardoso chega ao Senado com a eleição de Montoro ao governo de São Paulo, em 1983.

Dois anos depois, FHC entra na disputa pela prefeitura de São Paulo e perde para Jânio Quadros. No entanto, é eleito senador pelo estado em 1986.

Sendo um dos fundadores do Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB), FHC assume o Ministério de Relações Exteriores no governo de Itamar Franco, em 1992.

Ainda no governo do então vice de Fernando Collor de Mello, que sofreu impeachment, é nomeado ministro da Fazenda e cria o Plano Real por meio de uma reforma monetária que objetivava o controle da inflação.

Governo Fernando Henrique Cardoso

Com o sucesso do Plano Real, FHC começa a ser conhecido e acaba sendo lançado como candidato à presidência da República pelo PSDB, tendo como principal adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vence ainda no primeiro turno, com 54,3% dos votos válidos, em 1994, com a promessa de se concentrar na economia brasileira, que enfrentava altos índices de desemprego, sem falar no medo que a população sentia da possível volta da inflação.

Os eleitores acreditaram no discurso do tucano e deram um voto de confiança ao governo de Fernando Henrique Cardoso em razão de o político se apresentar com seriedade para colocar a casa em dia após os abalos da crise política desde a época Collor.

brasília FHC governo

Primeiro mandato

Com vasta experiência política, o governo Fernando Henrique Cardoso começa com ações que valorizam a política neoliberal, com diversas privatizações de empresas públicas.

Entre elas, podemos citar o Sistema Telebras (telecomunicações) e a Companhia Vale do Rio Doce (mineração e siderurgia), entre outras. O objetivo era equilibrar as contas para segurar a inflação.

No entanto, a medida recebeu inúmeras críticas, principalmente de partidos da oposição, como PT, PDT e PSB, que denunciaram que as vendas tinham um possível caráter corruptivo.

Além disso, o primeiro mandato de FHC sofreu inúmeros outros problemas, como invasões dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), sem falar nos massacres em Corumbiara, em Rondônia, e de Eldorado dos Carajás, no Pará.

Apesar de todas as atribulações, o governo Fernando Henrique Cardoso ainda conseguiu aprovar uma emenda constitucional que permitiria o direito à reeleição não só para presidente, mas também para governadores e prefeitos.

Assim, FHC foi o primeiro presidente na história do Brasil a conseguir a reeleição, sendo eleito novamente no primeiro turno, com 53% dos votos válidos, em 1998, vencendo seu principal adversário, Lula.

Segundo mandato

A principal bandeira do segundo mandato de FHC era a redução da dívida pública brasileira, que já passava de R$ 328 bilhões.

Além disso, a dívida externa alcançou 30% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de toda as riquezas do país, após o primeiro mandato, que foi de 1995 a 1998.

Fora isso, o Real estava bem valorizado, com uma média de um dólar, aspecto que influenciava negativamente as exportações. A dívida externa também cresceu e o governo FHC Cardoso fez vários empréstimos junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ao contrário do que se esperava, a qualidade de vida do povo brasileiro piorou e a desigualdade social aumentou, com altas taxas de desemprego.

Apesar disso, o governo Fernando Henrique Cardoso conseguiu controlar a inflação.

Privatizações X corrupção

As privatizações marcaram a era FHC e geraram bilhões de arrecadação por meio das vendas das estatais.

A oposição criticou piamente e houve inúmeras denúncias de esquemas de corrupção política, principalmente com possíveis desvios de dinheiro da Educação, Saúde, Transportes, entre outros setores.

Trata-se de um aspecto que pode fazer parte de temas deredações, pois alguns esquemas continuaram nos governos petistas, sendo desvendados pela Operação Lava Jato, assunto que faz parte das atualidades.

Questões sobre o governo FHC

As questões sobre o governo de FHC integram a disciplina de História no processo de redemocratização do Brasil. Veja alguns exemplos:

1) (PUCPR 2016) O rompimento da barragem da Samarco Mineração no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, no dia 05 de novembro de 2015, retomou o debate sobre a privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Sobre essa medida do Governo Federal, assinale a alternativa CORRETA.

a) A privatização da Vale do Rio Doce foi encabeçada pelo governo de Fernando Collor de Mello, que tinha uma postura política vinculada ao neoliberalismo mundial.   

b) A privatização da Vale do Rio Doce, no governo de Fernando Henrique Cardoso, teve como principal objetivo atrair o capital produtivo internacional.   

c) A privatização da Vale do Rio Doce foi negociada no governo do Itamar Franco, como medida de combate à inflação, que alcançou o percentual de 1764 no ano de 1989.   

d) A privatização da Vale do Rio Doce foi encabeçada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e foi uma medida consensual do ponto de vista político, uma vez que nenhum partido se opôs à ação.   

e) A privatização da Vale do Rio Doce foi feita durante o primeiro governo Lula e teve como principal objetivo atrair o capital especulativo internacional.  

Sabendo-se que a privatização foi feita no governo de Fernando Henrique Cardoso, você fica apenas com as alternativas B e D. Como foi a abertura para a entrada do capital externo conhecida como neoliberalismo, resta a alternativa B.

2) (UFF 2012) A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a

a) adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos favorecida.

b) redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.

c) política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro.

d) implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.

e) queda do desemprego devido à adoção do plano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.

Com o aprendizado de nosso post, fica evidente que a resposta correta é a D.

Como você percebeu, o governo Fernando Henrique Cardoso é importantíssimo e deve sempre ser analisado em seus resumos de História. Afinal, o Brasil ainda mantém o Real, assim como o neoliberalismo iniciado naquela época.

Para você se manter sempre bem atualizado, não deixe de conhecer nosso cronograma de estudos. Aproveite e faça a diferença no Enem!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *