Guerras Médicas: o que foram, causas e resumo!

Quais foram as motivações para as Guerras Médicas? Descubra agora!

Guerras Médicas: o que foram, causas e resumo!

Estudar História pode ser desafiador para os vestibulandos. Afinal, existem diversos fatos e períodos importantes que aparecem nas provas e treinam as habilidades dos alunos em identificá-los e conhecer seus detalhes. Um deles é referente às Guerras Médicas.

Embora o nome possa parecer estranho, existe um contexto muito específico para sua criação e, é claro, uma bagagem histórica grande que compõe esse período importante das civilizações como um todo. Então, o que foi esse grande momento?

Se você ainda não sabe, não se preocupe! Neste post, explicamos o que foram as Guerras Médicas, suas causas e diferentes etapas. Assim, é possível conhecer profundamente seu contexto e mandar bem nas provas. Acompanhe!

O que foram as Guerras Médicas?

Durante os séculos VI e V a.C., a civilização persa, isto é, o povo que vivia no leste da Mesopotâmia, iniciou um intenso processo de ampliação territorial. Isso porque diversos reis investiram em ações militares para liderar as expansões e conquistar novos povoados.

Nomes como Ciro, o Grande, Cambises I e II e Dario I ficaram muito famosos durante o momento de expansão e são estudados até hoje, uma vez que lideraram diversas ações de ampliação e fortaleceram cada vez mais a população persa. No entanto, quando os militares se aproximaram dos povos da Grécia, a grande expansão começou a perder força.

Inicialmente, o contato entre os persas e os gregos aconteceu de forma natural e estável, iniciando uma relação amigável entre os dois povos.Acontece que os persas mantiveram seus ideais de expansão, o que levou a uma série de movimentos de resistência por parte dos gregos.

A partir disso, surgiram conflitos entre a civilização local, composta por aqueus, jônios, dórios e eólios, e o Império Persa durante o século V a.C. Foi assim, então, que as Guerras Médicas começaram. Como os povos gregos não tinham um grande poder militar como os persas, muitos cidadãos participaram das disputas.

É por isso que os historiadores deram o nome de conflitos de Guerras Médicas. Grande parte da população que participou das ações era conhecida como medo-persas, fazendo com que seu nome marcasse a História mundial.

Causas das Guerras Médicas

Você já deve ter percebido que existiram muitos conflitos durante o século V a.C. Grande parte deles ocorreu em função da expansão do Império Persa e seu desejo por conquistar cada vez mais territórios e fortalecer sua economia. Como consequência, os militares tiveram que lidar com as lutas pela independência dos povos dominados.

Aliada a isso, a ampliação territorial dos persas impactou diretamente o comércio, sobretudo dos gregos. Nesse sentido, o conflito deixou de ser somente territorial e tornou-se político e econômico, o que gerou ainda mais movimentos entre os líderes e a própria população.

guerras médicas

Guerras Médicas: resumo

Você sabia que uma das melhores formas de estudar para as provas é construindo pequenos resumos sobre os conteúdos mais importantes? Pois é, com eles, você revisa toda a matéria, sintetiza as informações principais e consegue acessá-las sempre que necessário, tornando seu estudo mais eficaz e, é claro, consistente.

Pensando nisso, preparamos um pequeno resumo sobre as Guerras Médicas para você acompanhar e se lembrar de revisar quando surgirem questionamentos. Nos próximos tópicos, você pode conferir os dois grandes momentos do período e a conhecida Guerra do Peloponeso.

Primeira Guerra Médica

Lembra que nós falamos sobre os principais nomes das Guerras Médicas? A Primeira Guerra Médica é conhecida como Período de Dario, um grande rei persa que ordenou seu exército durante a invasão da Grécia.

Esse momento aconteceu no ano de 490 a.C. e ficou marcado pela Batalha de Maratona, cidade em que o conflito aconteceu. Ainda que os militares persas apresentassem um excelente treinamento e um grande exército, foram vencidos pelos gregos.

A título de curiosidade, um mensageiro do exército grego foi enviado a Atenas para notificar à alta elite que a população tinha vencido a guerra. Em função da grande distância do local da batalha até a capital, batizaram a corrida de grandes distâncias de “maratona” em homenagem à cidade.

Segunda Guerra Médica

Anos depois, aconteceu a Segunda Guerra Médica, conhecida como Período de Xerxes. A cidade de Delos estava com medo de que o Império Persa iniciasse um conflito contra sua população. Assim, para garantir uma boa defesa, eles criaram a Liga de Delos como forma de fortalecer seu exército.

Assim como a primeira Guerra Médica, o período foi designado a partir de um dos líderes persas que manteve os ataques contra a Grécia: Xerxes, filho de Dario. Da mesma forma que seu pai, Xerxes foi derrotado na Batalha de Salamina, incentivando a assinatura do Tratado de Susa.

Nesse documento, os persas reconhecem a potência grega e atestam seu domínio das terras da Ásia Menor, garantindo que essa região não será mais atacada pelo Império. A partir disso, a grande expansão persa entra em decadência, enquanto a hegemonia grega se fortalece.

Guerra do Peloponeso

Com o fim das Guerras Médicas, era esperado que os conflitos desaparecessem e iniciasse um caminho de paz entre os povos. Entretanto, não foi isso que aconteceu. A decadência do Império Romano potencializou as forças da Grécia e fez com que ela se tornasse reconhecida no mundo inteiro.

O fato é que a cultura grega era muito diversa e ficou marcada por muitos conflitos que transformaram suas relações entre si. Isso gerou uma guerra civil no país, chamada de Guerra do Peloponeso. Com o fortalecimento da Liga de Delos, Atenas começou a utilizar seus recursos para uso próprio, comprometendo o objetivo da confederação.

Esparta, visualizando o que Atenas estava iniciando, montou a Liga de Peloponeso para batalhar contra Delos e evitar a construção de um exército que lutasse por apenas uma das grandes cidades da Grécia.

Dominar os assuntos históricos, inclusive por meio de filmes, é muito importante para mandar bem no Enem e no vestibular. Estudando sobre as Guerras Médicas e outros períodos importantes, você expande seu leque de conhecimentos e consegue assimilar diferentes eras com mais facilidade, garantindo um excelente resultado nas provas.

E aí, já sabe como incluir as Guerras Médicas na sua rotina de aprendizagem? Aproveite e conheça o cronograma de estudos do Stoodi para construir um planejamento eficiente para o vestibular e o Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *