21 dúvidas mais comuns sobre a redação do enem

Quando o Enem está chegando, surgem inúmeras dúvidas sobre a prova, mas principalmente, sobre a redação. Afinal, ela é muito importante para compor a nota! Leia nosso post e tire suas dúvidas!

21 dúvidas mais comuns sobre a redação do enem

21 dúvidas sobre a redação do Enem

A redação é uma das partes mais importantes do Enem. Ela conta como um caderno único, que vale de 0 a 1000, e pode ser o diferencial necessário para que você possa ver, finalmente, seu nome estampado na lista de aprovados.

No entanto, a hora de se preparar para a redação do Enem traz muitas dúvidas referentes à estrutura do texto, títulos, citações e muito mais. E não é para menos! Afinal, há muitas informações para ficarmos de olho!

Pensando nisso, fizemos esse post reunindo as mais frequentes dúvidas de Redação do Enem, para que você possa se preparar ao máximo e arrasar na prova! Vamos lá?

Quais são as principais dúvidas da Redação do Enem?

A seguir, vamos responder alguns dos principais questionamentos que envolvem a redação do Enem. Confira!

1. Em quanto tempo devo escrever minha redação?

É muito importante que você organize muito bem o tempo para produzir a redação para que não faça o texto correndo, deixando a desejar. Mas também não deve passar de 1 hora e meia produzindo o texto, uma vez que isso pode atrapalhar no tempo de resolução das questões.

Portanto, o ideal é que o candidato leia a proposta da redação, escreva o texto e passe a limpo no tempo de uma hora, mas sempre com muita calma e atenção.

2. A redação do Enem precisa de título?

Diferentemente da maioria dos vestibulares, no Enem o título não é obrigatório. Porém, ele pode ser visto como um diferencial quando bem empregado e de acordo com o conteúdo, além de chamar mais a atenção do corretor e deixá-lo com mais curiosidade em ler o seu texto.

3. Pode tirar os dados estatísticos dos textos base?

A resposta para essa pergunta é muito delicada, então atenção, candidato: os dados podem ser retirados da coletânea de textos base, porém, não pode copiar um trecho específico do texto — esse tipo de coisa é vista como paráfrase ou cópia e será desconsiderada na correção.

Ou seja, você pode construir suas ideias com base nos dados estatísticos, mas deve inserir no texto com seus próprios argumentos.

4. Pode citar letra de música na redação do Enem?

Pode! Esse tipo de informação faz parte do repertório cultural do candidato, seja a música popular ou erudita. O importante é que a música escolhida pelo aluno tenha relação com o assunto do texto e tenha relevância.

Importante ressaltar que não é avaliado o tipo de citação, mas sim a forma como o candidato articula essa informação.

5. E a minha série preferida? Posso citá-la no texto?

Claro que sim! Livros, séries, filmes, documentários, novelas e qualquer tipo de arte podem (e devem!) ser citados em seu texto. Não há a necessidade de ter vergonha de inserir as referências que quiser. O que importa é que os temas estejam relacionados e sejam bem empregados.

6. Quantos parágrafos a redação deve ter?

É recomendado escrever entre quatro ou cinco parágrafos, divididos em introdução, dois ou três parágrafos de desenvolvimento e, para fechar, um de conclusão com uma proposta de intervenção bem articulada.

7. Como definir a parte de desenvolvimento do meu texto?

O desenvolvimento do texto será definido a partir da sua tese. Por exemplo: caso o problema apresentado por você tenha dois questionamentos, é indicado separar um parágrafo de desenvolvimento para cada um deles. Se apenas uma pergunta for feita, você pode usar os dois parágrafos para elaborá-la. Pense bem!

8. Posso escrever a minha redação com qualquer caligrafia?

Sim. O que importa é que a sua letra esteja legível e caprichada. 

9. Posso entregar a redação escrita a lápis?

Não. A redação deve ser obrigatoriamente entregue em caneta preta (lembrando que ela deve ser fabricada em material transparente, ok?).

10. Errar uma vez me fará perder pontos?

Não. Erros pontuais são, normalmente, desconsiderados pelos corretores. O que faz com você perca pontos é a recorrência das inadequações, ou seja, errar com bastante frequência. 

11. Redação Enem: precisa citar algum filósofo?

Não existem regras em que seja obrigatório citar filósofos na redação do Enem, mas as citações podem enriquecer o texto quando bem usadas e se estiverem de acordo com os argumentos anteriores.

12. Há algum limite de citações na Redação?

Não há nenhum limite, mas também não existe a necessidade de lotar a redação com citações, já que isso pode deixar o texto “truncado” e menos fluido. Só coloque as frases que realmente fizerem sentido para você e que possam ser trabalhadas no contexto.

13. Como citar algum órgão na redação?

É necessário indicar o nome inteiro pelo menos no momento de apresentação do órgão, por exemplo: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (…).

Posteriormente, quando o candidato for retomar alguma ideia ou apresentar novos dados da mesma referência, ele pode utilizar somente as siglas, por exemplo: De acordo com o IBGE (…).

14. Durante a redação é necessário ter exemplos?

Sim. Os exemplos são necessários para comprovar a existência do problema. Eles sustentam argumentos, assim como os dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações, depoimentos e alusões históricas.

15. O corretor precisa concordar com meu posicionamento?

O corretor não precisa concordar com seu posicionamento, mas sim atestar a sua capacidade de defender essa posição.

Essa dúvida é comum, já que o texto possui caráter argumentativo. O importante, nesse caso, é apresentar uma argumentação clara e consistente que sustente a posição tomada. Uma dica para isso é utilizar exemplos concretos, casos divulgados pela mídia e dados estatísticos.

16. Posso propor a conscientização como forma de proposta de intervenção?

A conscientização pode ser parte da proposta de intervenção, mas não se pode parar por aí. Além disso, é necessário explicar como essa conscientização vai acontecer.

17. Qual o nível de detalhe da proposta de intervenção?

Não basta falar somente o que deve ser feito. O aluno deve dizer quem vai fazer, o que vai fazer e como vai fazer. Desta forma, o nível de detalhe é agente, ação e meio.

18. Quantos agentes preciso citar na proposta de intervenção?

O emprego dos agentes em uma proposta de intervenção não pode ser algo generalizado e superficial. É preciso que o aluno desenvolva como, onde e porque o agente vai tomar a ação necessária.

É importante citar pelo menos três agentes na redação do Enem, por exemplo, estado, população e escola, abordando diferentes camadas da sociedade que se engajariam, simultaneamente, para solucionar aquela questão. Caso isso não seja possível, coloque quantas conseguir encaixar em sua intervenção!

19. Pode trazer a proposta de intervenção no desenvolvimento da redação?

Pode, mas, para isso, existem duas formas: você pode apresentar o tema no primeiro parágrafo e justificar a existência do problema, ao mesmo tempo em que apresenta a proposta de intervenção ainda no desenvolvimento.

Ou pode provar que o problema está realmente presente no país, apresentar seus desdobramentos e só resolver na conclusão.

20. É preciso passar a redação a limpo?

É importante que o candidato passe a redação a limpo, pois, assim, pode encontrar algum erro. Uma dica importante é que escrever a redação, resolver parte da prova e passar a limpo em outro momento. Com a cabeça “descansada do texto”, você pode avaliar melhor sua redação.

21. O que anula uma redação no Enem?

Existem alguns critérios para anular a redação do Enem. De acordo com o Inep, serão anulados os textos que:

  • não atendam à proposta solicitada ou que possuam outra estrutura textual que não seja dissertativo-argumentativo;
  • não apresentem texto escrito na Folha de Redação;
  • apresentem somente até sete linhas;
  • possuam trechos do texto-base copiados;
  • apresentem parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Como se dar bem na redação do Enem?

Agora, você já conhece um montão de informações sobre a redação do Enem. Mas isso não é tudo! Confira, também, dicas para mandar super bem nessa parte da prova.

Treine bastante

Uma das chaves para o sucesso na redação é o treino. A recomendação é fazer uma redação por semana, mas esse intervalo depende de você. Produzir textos quinzenal ou mensalmente também ajuda muito!

Escreva sobre diferentes temas

Nunca se sabe o que será cobrado na redação do Enem. Por isso, o indicado é que você escreva sobre os mais variados temas a fim de se preparar para qualquer coisa.

Esteja atento às atualidades

Uma maneira de ir muito bem e saber como correlacionar praticamente qualquer tema com outros assuntos é estar ligado nas atualidades do Brasil e do mundo. Veja jornais, ouça podcasts ou acompanhe as notícias pela internet!

Faça anotações ao longo do ano

Viu alguma notícia muito importante? Anote e faça revisões nesse material de vez em quando. Reservar um bloquinho apenas para isso pode ser uma boa pedida.

Estude as competências da prova

O Enem é uma prova avaliada em 5 competências, ou seja: há 5 critérios para a composição da sua nota. Estude cada uma delas e veja como fazer o melhor trabalho possível na hora do Exame.

Use os momentos de diversão como oportunidade para estudar

Por fim, não deixe de utilizar os momentos de distração (hora da leitura, de ver um filme ou maratonar a sua série do momento) para estudar. Anote temas interessantes no seu bloquinho e utilize esse conhecimento na hora da prova!

Como o Stoodi pode ajudar?

Para fechar, é hora de conversarmos sobre o papel do Stoodi em todo esse processo. Afinal, estamos sempre com você, ao longo de toda a sua preparação!

Se você está preocupado com a redação do Enem, temos duas coisas para te dizer. A primeira é que você está no caminho certo, já que essa preocupação demonstra comprometimento com a sua jornada e, claro, com a sua aprovação!

A segunda é que não há motivo para ficar ansioso. A nossa plataforma também oferece todo o suporte para que você faça uma redação nota 1000! Nosso dashboard de redação foi feito com muito carinho especialmente para os nossos alunos.

Nele, você pode encontrar uma grande variedade de temas que têm tudo a ver com o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Depois de fazer a sua redação, um monitor super qualificado fará a correção e te passará um feedback com tudo o que você precisa melhorar para garantir uma nota arrasadora. 

Gostou das nossas dicas? Que tal experimentar nosso plano de estudos? Lá você pode personalizar seus estudos, além de treinar muito a redação para arrasar na prova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *