Sociologia no Enem: saiba o que mais cai na prova

Sociologia no Enem: saiba o que mais cai na prova

Sociologia no Enem: o que saber sobre a matéria.

A Sociologia no Enem costuma causar temor nos candidatos. Afinal, procurar entender como a humanidade se organiza, seus hábitos e como se relaciona em grupos sociais pode não ser uma tarefa fácil. Entretanto, saiba que ela não é um bicho de sete cabeças.

Para se dar bem na matéria, você deve montar um plano de estudos eficiente. E para isso é fundamental estar por dentro dos principais temas cobrados na prova. Pensando nisso, resolvemos trazer este post. Aqui, você descobrirá quais conteúdos não podem faltar na agenda.

Continue a leitura e confira!

O que você deve saber sobre a prova de Sociologia no Enem?

Em Sociologia, assim como em outras matérias na área de Humanas (Filosofia, Geografia e História), o Enem costuma abordar principalmente os períodos de transição em suas questões. Ele quer saber o que estava acontecendo naquele momento e o que houve para motivar a transformação.

Além disso, as questões costumam focar nos fatores de causas e consequências de cada evento. Então, mais do que estudar a definição de conceitos e pensadores, você precisa investigar o porquê daquilo tudo e qual o seu desdobramento.

Prepare-se para pensar a sociedade brasileira com base nos Direitos Humanos e nos princípios de cidadania — uma dica é consultar matérias oficiais como a legislação brasileira para saber exatamente o que ela determina. Traga a teoria dos principais pensadores e relacione com o nosso contexto atual.

Saiba que o Enem também gosta de abordar a Sociologia brasileira, trazendo nomes como:

  • Sérgio Buarque de Holanda;
  • Roberto DaMatta;
  • Darcy Ribeiro;
  • Florestan Fernandes;
  • Gilberto Freyre.

Quais são os tópicos de Sociologia que mais caem no Enem?

Para te ajudar a mandar muito bem no Enem, nós identificamos as matérias que mais caem em Sociologia no caderno de Ciências Humanas. Confira!

Sociologia temática

Em Sociologia temática, você vai encontrar perguntas sobre:

  • cultura: patrimônio cultural e outros temas;
  • trabalho: modelos de produção e surgimento de classes;
  • contrastes sociais: transformações políticas, culturais e econômicas da sociedade.

Diversidade cultural e estratificação social

É preciso prestar bastante atenção à diversidade cultural, pois esse é um tema que o Enem adora. Revise os elementos da cultura indígena, europeia e africana; preste atenção a como elas influenciam no nosso comportamento atual e analise como lidamos com a diversidade.

Pode aparecer alguma questão sobre as diferenças entre cultura popular e erudita, então revise as principais características de cada uma delas. Além disso, não seria surpresa nenhuma encontrar alguma questão do papel da mídia, relacionada à indústria cultural — outra dica para sua revisão.

Teorias sociológicas

Sobre esse tópico, você pode encontrar questões que envolvam a interpretação da liberdade; o acesso à informação digital e a forma como esse comportamento impactou a sociedade; a questão do individualismo e do coletivo dentro do processo de identidade e as redes sociais a partir de mídias digitais.

Além disso, é aqui que entram pensadores importantes como Max WeberKarl Marx e Émile Durkheim, considerados os “Pais da Sociologia”.

Poder, Estado e Política

No tema Poder, Estado e Política, é preciso dominar o conceito de cidadania e conhecer os direitos: civis, políticos, sociais e Direitos Humanos. Além disso, você deve entender sobre a organização dos três poderes brasileiros — Legislativo, Executivo e Judiciário.

Outro assunto abordado com frequência pelo Enem é a democracia. Aliás, conhecer esses temas também pode ajudar no momento de escrever sua redação. Portanto, não deixe de incluí-los no seu plano de estudos!

Movimentos sociais

Os movimentos sociais são grupos de pessoas que lutam por uma causa social e política com intuito de alcançar mudanças estruturais nas sociedades. Nesse sentido, saiba que o Enem gosta de cobrar os fatores de causa, definições e consequências desses movimentos.Por isso, atente ao movimento agrário, movimento negro, movimento LGBTQIA+, movimento ambientalista e movimento feminista para se preparar para esse tema!

Trabalho e produção

No assunto trabalho e produção, são abordados temas como processo de industrialização e a formação do capitalismo na Europa. A partir desses tópicos, você deve saber principalmente quais foram suas consequências. Preste muita atenção também aos modelos de produção e à divisão social do trabalho.

Como montar um cronograma de estudos de Sociologia para o Enem?

Agora que você já sabe quais são os temas de Sociologia que mais caem no Enem, é o momento de aprender a montar um cronograma de estudos. A seguir, confira as dicas que trouxemos para você!

Entenda sua rotina

Antes de mais nada, é importante que você conheça sua rotina para determinar o cronograma de estudos. Coloque no papel todas as tarefas do dia a dia, com os horários e o tempo de duração. A partir daí, estabeleça um momento tranquilo para os estudos.

Isso é fundamental para você conseguir se concentrar. Caso contrário, ficará mais agitado e ansioso e se perderá do foco do estudo. Se perceber que seu dia está muito apertado, reorganize a agenda priorizando os estudos.

Defina a ordem de matérias

Após saber qual é o horário ideal para seus estudos, defina a ordem de matérias que estudará e anote os dias para cada uma. Isso ajuda a não se perder e ver matérias já estudadas ou deixar de conferir um assunto achando que já o estudou. Uma dica é colocar os assuntos correlacionados em dias mais próximos.

Escolha os métodos de estudos

Existem diversos métodos de estudos: assistir a filmes e documentários, somente ler, fazer resumos, fazer simulados, entre outros. Cada pessoa tem mais afinidade com alguns do que com outros. Escolha as metodologias e coloque em prática.

Como o Stoodi pode ajudar?

Você sabia que o Stoodi pode ajudar a se se sair bem no Enem? Pois é isso mesmo! Com a plataforma do Stoodi, é possível assistir a videoaulas, fazer simulados e provas de Enem anteriores e tirar dúvidas com professores qualificados.

Além disso, você aprenderá a fazer uma redação nota 1000 no Enem. Isso porque os professores também podem corrigir os seus textos, apontando onde você pode melhorar. Demais, né?

Por fim, mas não menos importante, a plataforma oferece um plano de estudos personalizado de acordo com o seu tempo disponível para estudar e, claro, seus objetivos. Com o Stoodi você tem todo o suporte necessário para estudar para o Enem e mandar muito bem na prova!

Ao longo deste post, você pôde conferir os temas mais abordados em Sociologia no Enem. Também aprendeu como montar um bom plano de estudos. Agora, basta colocar em prática todas as nossas dicas para arrasar no Exame e ingressar na faculdade dos seus sonhos!Quer mandar muito bem em Sociologia e em todas as outras matérias no Enem? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todos os conteúdos feitos pelos nossos professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *