Confira o calendário atualizado da Fuvest 2022!

Saiba qual será o calendário Fuvest 2022, como são as provas, como é feita a média do estudante e como se preparar para o vestibular!

Confira o calendário atualizado da Fuvest 2022!

Não são poucos os alunos que sonham em estudar na Universidade de São Paulo (USP) e que, por conta desse desejo, estão ansiosos para o calendário Fuvest 2022. A gente entende, viu?

Afinal de contas, ela é reconhecida em várias pesquisas nacionais, como o levantamento Ranking Universitário Folha de 2019, não só como o melhor centro de ensino do país, como também a principal referência em formação de nível superior no mercado. Ou seja, ser um aluno da USP é algo que, sem dúvidas, faz diferença no currículo!

Para ajudá-lo a alcançar e se preparar para esse objetivo, reunimos as principais informações sobre a próxima edição do vestibular dessa universidade. Acompanhe!

O que é a Fuvest?

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é uma entidade criada pela USP que tem o objetivo de elaborar, implementar, coordenar e gerar os resultados do vestibular que revelam quais estudantes vão ingressar na instituição. Ela está na ativa há mais de quatro décadas e é referência em qualidade, organização e curadoria de conteúdo. Bem legal, né?

Como são as provas Fuvest?

Não há nenhum segredo de outro mundo. O Concurso Vestibular FUVEST, como é chamado o vestibular promovido pela USP, é dividido em duas etapas.

A primeira delas é uma prova objetiva de 90 questões de conhecimentos gerais, o que inclui desde a geografia até a física. A segunda etapa, por sua vez, é dividida em dois momentos.

Primeiramente, você faz uma prova discursiva de português e uma redação. Depois disso, chega a vez de fazer uma segunda prova — que também é aberta — com questões de conhecimento específico de acordo com a área profissional que você escolheu.

A grande diferença da Fuvest para outros processos seletivos é que a nota obtida na primeira etapa não funciona apenas para identificar quem passará para a fase seguinte.

Ao contrário, além de ter esse papel, a sua pontuação também será contabilizada na média final que é composta da seguinte forma: nota da 1ª etapa + notas da 2ª etapa / 3.

calendário Fuvest 2022

Qual o calendário Fuvest 2022?

Embora as datas do vestibular não tenham sido 100% definidas — afinal, ainda estamos em um contexto de pandemia —, a Fundação Universitária para o Vestibular já informou, por meio de nota oficial, a previsão de quando elas devem ocorrer. Até agora, o calendário Fuvest 2022 ficou assim:

  • as inscrições vão estar disponíveis entre 16 de agosto e 01 de outubro de 2021;
  • a primeira etapa ocorrerá em 12 de dezembro de 2021;
  • a segunda etapa ocorrerá entre os dias 16 e 17 de janeiro de 2022;
  • a lista de aprovados na Fuvest vai estar disponível em 04 de fevereiro de 2022.

Quais os livros cobrados pela Fuvest 2022?

Em toda edição da Fuvest, o edital do vestibular indica alguns livros marcantes da literatura nacional que podem cair nas questões de português. Por isso, é importante ficar atento a essa lista para ler cada uma das obras com antecedência. Abaixo, você confere as nove que serão cobradas em 2022:

  • Alguma Poesia: livro que marca o início da carreira de Carlos Drummond de Andrade e que reúne alguns dos clássicos poemas do escritor;
  • Angústia: obra que nos apresenta um triângulo amoroso composto por Luís, Marina e Julião, mostrando o desenrolar da perda de um grande amor;
  • Campo Geral: novela que conta as aventuras de Miguilim, uma criança inocente que cresce no sertão brasileiro em meio a inúmeros desafios e complicações;
  • Mensagem: coletânea de poemas escritos por Fernando Pessoa que celebra a escrita do autor com e apresenta textos que revolucionaram a forma de elaborar poesias;
  • Nove Noites: livro que traz um grande mistério baseado em fatos sobre a morte de Buell Quain, antropólogo que residia no Brasil para estudar a história, a cultura e a sociedade indígenas;
  • Poemas Escolhido: coletânea de poemas de Gregório de Matos, um dos maiores nomes da poesia nacional, que foram escritos com influência do estilo barroco;
  • Romanceiro da Inconfidência: obra com os poemas de Cecília Meireles que recontam, de forma inspirada, um dos grandes períodos históricos do Brasil;
  • Quincas Borba: romance que narra a história de um jovem rico que entra para a elite carioca e acaba tendo que lidar com o interesse e a inveja de terceiros;
  • Terra Sonâmbula: romance ambientado em Moçambique que nos apresenta a infância de Muidinga diante dos conflitos armados que assolam o país.

O que cai na Fuvest?

Fora os livros de literatura que mencionamos há pouco, é preciso estar atento ao edital que a entidade lança no período de inscrições para os vestibulandos.

Ele não só especifica como serão as avaliações, mas também dá dicas do conteúdo programático que você deve estudar. Abaixo, reunimos alguns exemplos:

  • em matemática é bom exercitar o uso de funções, probabilidade e geometria;
  • em química é bom exercitar a interpretação da tabela periódica, as características e particularidades dos elementos e as fórmulas de compostos orgânicos;
  • em história, é importante ler sobre a evolução da história do Brasil, desde o período colonial até a formação da república;
  • em biologia é importante ler sobre ecossistemas, parasitologia e o organismo humano (e seus sistemas, órgãos e tecidos).

Como se preparar para a Fuvest 2022?

Curioso para saber como se preparar para a Fuvest? Pois, então, saiba que há algumas dicas que você pode colocar em prática não só para ficar afiado quanto às matérias, mas também para conhecer a fundo as particularidades desse vestibular. Veja quais são elas:

  • faça uma redação por semana para treinar gramática e ortografia, aperfeiçoar a organização e a apresentação de ideias e a sua capacidade dissertativa-argumentativa;
  • aproveite as técnicas mnemónicas no seu plano de estudo para memorizar fórmulas e equações de química, matemática e física;
  • utilize mapas mentais para estudar e assimilar com mais facilidade as teorias, conceitos, datas e contextos históricos;
  • acesse o acervo Fuvest e confira as provas aplicadas desde 1980 pela entidade. Assim, você pode se exercitar com as questões disponíveis e conferir o gabarito delas posteriormente.

Agora que você já sabe os detalhes do calendário Fuvest 2022, dê gás nos estudos para garantir a sua aprovação no vestibular. Afinal, a melhor forma de lidar com uma concorrência acirrada é se preparando com afinco e com antecedência para tirar as provas da Fuvest de letra.

Para tanto, acesse e se cadastre na plataforma Stoodi. Além de oferecer videoaulas sobre vários conteúdos e correção para a sua redação, ela também o ajuda a montar cronograma de estudos, disponibiliza banco de exercícios de todas as matérias e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *