Vestibular São Judas: o que é, inscrição e mais!

Saiba tudo sobre o vestibular da Universidade São Judas Tadeu!

Vestibular São Judas: o que é, inscrição e mais!

“O que eu não posso deixar de saber sobre o vestibular São Judas?” — essa é a pergunta que vamos responder ao longo deste post, pensando nos estudantes que se preparam para a prova que pode garantir sua entrada em uma das 25 melhores universidades particulares de São Paulo: a Universidade São Judas Tadeu.

Classificada na 22ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019 — que avalia o nível de pesquisa produzida nas instituições, a quantidade de publicações internacionais, a nota do Enade e a receptividade do mercado de trabalho aos recém-formados —, a São Judas atrai cada vez mais vestibulandos que querem se formar em um dos 53 cursos ofertados e terem uma carreira promissora pela frente.

Por isso, se você também tem interesse em entender melhor o processo seletivo dessa universidade, acompanhe o post até o fim. Afinal de contas, aqui estão reunidas diversas informações valiosas sobre como se inscrever e participar dele. Ficou curioso para saber mais? Então, confira!

O que é o vestibular São Judas?

O Vestibular São Judas é o processo seletivo de novos estudantes da Universidade São Judas Tadeu, que acontece duas vezes por ano. Ele é composto de três alternativas.

A primeira é o vestibular tradicional. Nele, os estudantes realizam uma redação e uma prova com 60 questões de múltipla escolha, divididas na mesma quantidade entre as quatro áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

A segunda é o vestibular agendado, que exige apenas uma redação. Como o nome já indica, você tem a possibilidade de marcar a data e o horário em que deseja fazê-la. Por último, há a opção de usar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio a partir da edição de 2009 em vez de prestar um dos dois vestibulares citados.

Esse é o único caso em que a inscrição pode ser feita durante todo o ano e não há taxa alguma. Porém, é preciso estar atento a um detalhe importante: a quantidade de vagas destinada a essa modalidade é reduzida se comparada às anteriores.

O vestibular São Judas é difícil?

O vestibular da São Judas é difícil?”, você deve estar se perguntando. Bem, ele é bastante concorrido, e o propósito é justamente fazer uma seleção daqueles vestibulandos que estão mais bem preparados para ingressar nos cursos universitários e, consequentemente, se capacitarem como profissionais das respectivas áreas.

Porém, isso não significa que ele tenha questões exageradamente complexas. Tenha em mente que o seu desempenho será diretamente proporcional à dedicação que você teve durante os seus estudos. Por isso, vale a pena se esforçar no seu período de preparação para a prova!

O processo seletivo é o mesmo para todos os cursos?

A resposta é não. O curso de Medicina, ao contrário dos outros 52, é o único tem um processo seletivo à parte, justamente por conta da alta procura. Por isso, saiba que, se essa é a graduação que você deseja, precisa se dedicar ainda mais!

Enquanto o vestibular tradicional dos cursos regulares (como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil e Odontologia) acontece em maio e em outubro, o vestibular de Medicina é realizado somente em dezembro. Ou seja, uma única vez ao ano. Outro diferencial é que ele tem quatro etapas não-obrigatórias antes do exame em si. São elas:

  • a avaliação de proficiência em inglês;
  • a checagem de envolvimento em ações de voluntariado;
  • a carta de motivação para se graduar na área;
  • a participação no evento “Introdução à Medicina” que a própria universidade oferece sem custo algum.

A cada fase realizada, você ganha cinco pontos. Isto é, se realiza todas, são 20 pontos extras que vão ser contabilizados em sua nota final, podendo ajudá-lo a ser aprovado. Bem interessante o formato, não é mesmo? É importante salientar, ainda, que, para Medicina, não há a opção de utilizar a nota do Enem, nem de recorrer ao vestibular agendado.

Inscrição no vestibular São Judas

estudo

A inscrição no vestibular São Judas primeiro semestre ou no vestibular São Judas segundo semestre é feita exclusivamente pelo portal da instituição, geralmente no intervalo de dois meses antes das provas, lembrando que esse procedimento é similar para as três modalidades.

Porém, fique atento! Ao optar pelo vestibular tradicional, você pode se inscrever no concurso de bolsas que a universidade oferece para os 25 candidatos aprovados com maior pontuação em cada edição semestral. Ou seja, além de conquistar uma vaga no curso desejado, você tem a oportunidade de também obter um abatimento de até 30% nas mensalidades até a sua formatura. Caso a graduação seja a distância, o desconto chega até a 70%!

Resultado do vestibular São Judas

O resultado do vestibular São Judas, independentemente do formato escolhido (tradicional, agendando ou nota do Enem) é divulgado em até três dias úteis após a realização das provas ou da inscrição do resultado do Enem no site da universidade, conforme especificado no próprio edital de seleção da instituição.

Provas do vestibular São Judas

Se você pretende estudar para o vestibular São Judas, fique atento ao edital do processo seletivo que a USJT divulga a cada semestre, que detalha os conteúdos de cada área do conhecimento que vão cair nas avaliações. Inclusive, eles especificam tópicos e subtópicos para cada tema, o que facilita (e muito!) a sua preparação.

E aí, deu para tirar suas dúvidas sobre o vestibular São Judas e entender melhor o passo a passo para concorrer no processo seletivo da instituição? Então, é hora de programar sua inscrição, conferir o edital de vagas disponíveis para o curso desejado e dar um gás no seu aprendizado para ter um bom desempenho e não só ser aprovado, mas também conquistar uma bolsa na universidade e começar a vida acadêmica com o pé direito, que tal?

Não deixe de ter um bom plano de estudos para organizar e otimizar a sua rotina e, com isso, conseguir aperfeiçoar a leitura e a revisão das matérias sozinho em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *