Vestibulinho Etec: como funciona, resultados e mais!

O curso técnico da Etec, além de proporcionar excelentes cursos, é uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. Saiba como funciona o Vestibulinho da Etec e garanta sua vaga!

Vestibulinho Etec: como funciona, resultados e mais!

Se você pretende ingressar em uma carreira técnica, tendo uma formação voltada ao mercado de trabalho, o vestibular Etec é uma ótima escolha.

Direcionado aos alunos que estão saindo do Ensino Fundamental ou que já tenham concluído o Ensino Médio, o processo seletivo é realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Fundação FAT e Centro Paula Souza, abrindo oportunidades em mais de 160 municípios paulistas.

Para ajudá-lo a embarcar em uma profissão técnica, com grandes chances de ser efetivado em uma empresa, elaboramos este post com dicas e orientações imperdíveis. Confira!

O que é o vestibular da Etec?

O vestibulinho Etec, como eles denominam, é um processo seletivo que possibilita a entrada nas Escolas Técnicas Estaduais (Etec), distribuídas em mais de 160 municípios ao redor do Estado de São Paulo. Todas oferecem ensino gratuito, com visitas técnicas em empresas, além de aulas teóricas e práticas com professores altamente qualificados.

O vestibular acontece duas vezes ao ano, geralmente em junho e dezembro, com cerca de 80 mil vagas em diversas áreas do conhecimento, como Química, Teatro, Enfermagem, Mecatrônica, Produção em áudio e vídeo, Administração de Empresas entre outras.

No momento da inscrição, o aluno pode optar somente pelo ensino técnico ou junto com o Médio, modificando a carga horária. Além disso, existe a possibilidade de estender pelo superior tecnológico em algumas áreas, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tornando a formação ainda mais consistente.

No entanto, a habilitação técnica profissional é o carro-chefe da Etec, com 17 cursos que contemplam ainda Segurança do trabalho, Logística, Nutrição e Dietética, Mecânica, Recursos Humanos etc.

O vestibular Etec 2020 ainda não abriu as inscrições, mas fique atento ao site oficial da instituição para não perder os prazos.

Concorrência acirrada

Quem faz Etec tem boas chances de ingressar no mercado de trabalho. Uma estatística da instituição revela que, de cada cinco alunos formados, quatro conseguem um emprego na área com carteira assinada. Trata-se de uma porcentagem muito superior comparada a outros centros educacionais.

No entanto, a concorrência é grande. No curso de Enfermagem, por exemplo, são 26,58 candidatos por vaga; em Mecatrônica, 18,30; e 19,73 para técnico em Segurança do trabalho.

sala de aula etec

O que mais cai no vestibular da Etec?

O vestibulinho da Etec não é tão fácil quanto algumas pessoas imaginam, e exige muita preparação por parte dos concorrentes. A prova elaborada pela Fundação FAT e Centro Paula Souza cobra muita atenção na interpretação dos textos, análise crítica de gráficos e conhecimentos em História, Química, Biologia e Matemática.

De maneira geral, o que mais cai no vestibular da Etec são questões de Língua Portuguesa que abordam as classes gramaticais, os gêneros textuais, figuras de linguagem, acentuação e ortografia.

No caso da Matemática, podemos destacar gráficos, porcentagens, regra de três, equações e tabelas de Geometria. Já em Física, leis de Newton, velocidade média e movimento uniformemente variado podem marcar presença.

No caderno de História, geralmente há questões referentes às Guerras Mundiais, Brasil colônia, República e escravidão. Na Geografia, fique atento: Geopolítica, relevo, globalização, neoliberalismo, aquecimento global, industrialização e urbanização devem estar presentes no vestibular 2020.

As queimadas também podem ser utilizadas em alguma questão, principalmente em razão dos últimos acontecimentos envolvendo a Amazônia.

Em Química, a dica é você estudar bastante os átomos, tabela periódica, misturas e soluções, cadeia alimentar, fotossíntese, doenças, corpo humano e células devem ser priorizados em Biologia.

Como você pôde perceber, são temas que exigem um estudo aprofundado de todas as disciplinas.

Como funciona o vestibular da Etec?

Como vimos, o vestibular da Etec acontece em duas ocasiões ao longo de um ano letivo: em junho e dezembro, com inscrições abertas, pelo menos, dois meses antes do dia da prova, que consiste em 50 questões de múltipla escolha com cinco alternativas nas respostas. O candidato tem quatro horas para concluir a prova.

As disciplinas são Português, Matemática, Química, Física, Biologia e História. Em alguns cursos, como o de cuidador de idosos, por exemplo, é exigida idade mínima de 18 anos.

Em razão do aumento da procura das pessoas por cursos técnicos gratuitos, a concorrência do vestibular Etec vem crescendo a cada ano, conforme mostramos. Portanto, a devida preparação é fundamental para você conseguir a sua vaga em uma das centenas de Etecs existentes no Estado de São Paulo.

Vale informar que a Etec oferece cursos presenciais, Semipresencial e a distância (EAD).

Vestibular Etec: inscrição

A inscrição para o vestibular Etec deve ser feita no próprio site da instituição, com taxa de R$ 30. Como informamos, a data para a prova de dezembro ainda não foi divulgada, mas deve acontecer nos próximos dias. Por isso, fique atento!

As inscrições poderão ser feitas por alunos que concluíram o Ensino de Jovens e Adultos (EJA ou ENCCEJA), o Ensino Médio, além da idade mínima prevista para alguns cursos. O vestibular é classificatório, ou seja, quem tira as melhores notas sai na frente.

Resultado vestibulinho Etec

O resultado do vestibular sai no próprio site da Escola Técnica Estadual, em poucos dias após a aplicação das provas. A orientação é que os candidatos fiquem atentos ao botão calendário, onde estarão disponíveis todas as informações referentes ao assunto.

A média para a divulgação é de 15 dias após a data do vestibular, tanto dos cursos que necessitam de exames de aptidões, como no caso de canto, dança e regência, quanto dos demais. No calendário, também é divulgada a data da 2ª lista e do dia da matrícula.

Como as disciplinas que caem no vestibulinho são bem similares as do Enem, nada melhor do que você contar com o nosso plano de estudos para garantir a sua vaga no ensino técnico! Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *