O que é a Lista de Espera do Prouni 2020?

Você sabia que o Prouni tem primeira e segunda chamada, lista de espera e bolsas remanescentes? Pois é!

Após a primeira e a segunda chamada é aberta a Lista de Espera do Prouni, como uma terceira chance de você conseguir uma bolsa pelo Prouni.

Você pode conseguir uma vaga no Prouni pela Lista de Espera duas vezes ao ano, uma vez que o programa é aberto uma vez por semestre. Veja como funciona!

Cronograma Prouni 2020

O Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2020 estipulou um cronograma que foi prorrogado devido ao erro da nota do Enem 2019. Mas nós já temos as informações das datas atualizadas!

Veja aqui:

  • Início das Prouni 2020 inscrições: 28 de janeiro de 2020
  • Fim das inscrições: 01 de fevereiro de 2020 (às 23h59) 
  • Primeira chamada: 4 de fevereiro de 2020
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro de 2020
  • Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2020
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro de 2020
  • Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março de 2020

Lista de Espera 2020

Como você pode ver no cronograma acima, o Prouni 2020 estipulou a data para entrar na Lista de espera entre 6 e 9 de março. Por isso, veja se as suas nota está próxima de ser selecionada e atenção para não perder o prazo!

Como funciona a lista de espera do Prouni?

Quando o prazo de inscrições do Prouni é encerrado, o sistema classifica os estudantes e faz uma primeira chamada para os melhores colocados. Depois, acontece uma segunda chamada com as vagas restantes.

Após essas duas chamadas, algumas bolsas eventualmente não são ocupadas. Então o programa abre uma lista de espera, que é utilizada pelas instituições de ensino participantes do programa para preencher essas bolsas.

Os candidatos interessados em participar da lista podem se inscrever ao final da segunda chamada.

Primeira chamada

Após o encerramento das inscrições, acontece a Primeira Chamada do Prouni.

Para aquele que foi classificado na primeira chamada possui 5 dias para estar presencialmente na universidade que foi selecionado e apresentar a documentação necessária. Além disso, o candidato deve apesentar as informações preenchidas na inscrição e, assim, garantir sua vaga na universidade!

Segunda chamada

A Segunda Chamada do Prouni é o momento qm que as vagas da primeira chamada não foram preenchidas, abrindo novas oportunidades para outros alunos.

No caso da segunda chamada, a ordem de classificação é por meio da nota do Enem da última edição, da maior para a menor. Quem for selecionado, também terá 5 dias para comparecer a universidade de escolha, levando a documentação da inscrição e assim, realizar a matrícula. 

Não se esqueça: para quem não realizar a matrícula no prazo, perderá a bolsa do Prouni!

Lista de espera

Apenas após o fim da segunda chamada que a Lista de Espera do Prouni é aberta, para o caso de as vagas ainda não terem sido preenchidas nas chamadas.

Para se candidatar a Lista de Espera, o aluno precisa demonstrar interesse na vaga, por meio da página oficial do Prouni. Abaixo contamos como realizar esse processo.

Bolsas remanescentes

A última oportunidade de garantir uma bolsa no Prouni é por meio das Bolsas Remanescentes. A inscrição para elas é gratuita e completamente online.

Essa etapa é mais flexível do que o processo oficial do Prouni, permitindo que alunos que tenham feito o Enem a partir de 2010 possam concorrer às vagas (não apenas o Enem da edição anterior). Contudo, é necessário que o candidato ainda tenha tirado no mínimo 450 pontos nas provas objetivas uma nota maior do que zero na redação do Enem.

Como participar da lista de espera

Para participar da lista de espera do Prouni, você precisa acessar a página oficial do programa e manifestar o seu interesse em entrar na lista.

Irá existir um opção na página do candidato que vai permitir você demonstrar interesse na vaga.

Quem pode participar da lista de espera do Prouni?

lista de espera prouni

Os critérios para fazer parte da lista de espera do Prouni para a primeira opção de curso são:

  • Não ter sido selecionado na primeira ou na segunda chamada, ou;
  • Ter sido selecionado na primeira ou na segunda chamada, mas não ter se matriculado devido à falta de turmas.

Para entrar na lista de espera da segunda opção de curso, é necessário:

  • Não ter sido chamado na primeira e segunda chamada devido a não formação de turma, ou;
  • Não ter sido chamado para a primeira opção de curso por falta de bolsas, ou;
  • Ter sido chamado para a primeira opção de curso, mas não ter feito a matrícula por causa da não formação de turma.

Cotas na lista de espera Prouni

Existe um número específico de vagas reservadas para cotistas no Prouni. Caso esse número de vagas não seja preenchido na primeira e na segunda chamada em algum curso, o programa cria uma lista de espera apenas com cotistas.

Resultado da lista de espera Prouni

Após o período para a manifestação de interesse em participar da lista, o Prouni irá divulgar a relação dos candidatos participantes dela. É preciso ficar de olho no cronograma e no site do Prouni para acompanhar a divulgação.

Os candidatos selecionados para a lista deverão comparecer às respectivas instituições para comprovar as informações fornecidas na inscrição.

plano de estudos

Bolsas remanescentes

As duas chamadas do Prouni (primeira e segunda) e a lista de espera fazem parte do processo regular do programa. Mas depois dessas etapas, ainda restam algumas bolsas, que são as chamadas bolsas remanescentes.

As inscrições para as bolsas remanescentes acontecem após o encerramento da lista de espera. Você deve se inscrever pelo site do Prouni.

Para concorrer a uma bolsa remanescente do Prouni, é necessário se encaixar em uma das situações abaixo:

  • Ser professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e ter tirado, em uma mesma edição, média igual ou superior a 450 pontos e nota maior do que zero na redação;
  • Não ter sido aprovado no processo seletivo regular do Prouni no primeiro semestre do ano vigente.

E aí, ficou interessado(a)? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi, pois vamos passar todas as informações sobre a próxima lista de espera do Prouni! Bons estudos!