Se você quer concorrer a uma vaga em uma grande universidade usando a sua nota do Enem, precisa saber como se inscrever no Sisu.

O Sisu existe desde 2009 e se trata de um sistema de seleção informatizado criado pelo Ministério da Educação (MEC) para ser aproveitado por estudantes que prestaram o Enem, e querem utilizar a nota obtida como uma forma de ingresso na universidade.

Diversas universidades já adotaram o Sisu como método de seleção.  Para concorrer à uma vaga através do sistema, você não precisa pagar nenhuma taxa, pode escolher até 2 opções de cursos, e ainda concorrer através da política de ações afirmativas em algumas universidades.

Como se inscrever no Sisu: passo a passo

Para se inscrever no Sisu 2020, você precisa fazer um cadastro e se candidatar ao curso desejado em uma das universidades públicas disponíveis, através da plataforma online.

O passo a passo de como se inscrever no Sisu não guarda nenhum segredo. Na verdade, é muito prático, e seguindo essas dicas você não terá dificuldades.

1. Faça o login

Acesso o site oficial do Sisu e use o seu número de inscrição da última edição do Enem e a senha para ter acesso ao Sisu.

Basta preencher os campos com os seus dados. Posteriormente, se necessário, você poderá alterar os dados desse campo de inscrição.

inscrições sisu 2020

2. Selecione os cursos

Depois de se inscrever, você deve acessar a janela “minha inscrição”, onde poderá finalmente selecionar quais são os cursos de seu interesse. Você deve escolher os cursos por prioridade, ou seja, o primeiro e segundo que você tem mais interesse.

Clique em: 1ª opção de curso para selecionar a universidade e o curso, e faça o mesmo em “2ª opção”.

Depois dessas etapas, é hora de selecionar o tipo de concorrência a que você se enquadra.

inscrição sisu 2020

3. Coloque a sua primeira opção de curso

4. Selecione a universidade de preferência

Existem três modalidades de concorrência para quem quer se candidatar a uma vaga através do Sisu, além da ampla concorrência: alunos de escola pública, pessoas de baixa renda ou cotas por ações afirmativas. Selecione aquela que se enquadra ao seu perfil e que esteja disponível na faculdade do seu interesse.

5. Selecione a segunda opção de curso

Por fim, para concluir a sua inscrição você deve confirmar os dados na tela de confirmação, clicando em “Confirmar minha inscrição”. Agora é só acompanhar as inscrições e aguardar o resultado – que deve sair pouco depois do encerramento das inscrições. Acompanhe o calendário Sisu.

inscrição sisu 2020

6. Confirme a documentação da matrícula

inscrição sisu 2020

7. Confira seus dados para a primeira opção de curso

inscrição sisu 2020

8. Confira os seus dados para a segunda opção de curso

inscrição sisu 2020

Dicas para a inscrição do Sisu

Antes de fazer a inscrição do Sisu, é importante estabelecer uma estratégia para saber como usar a sua nota do Enem da melhor maneira. Por isso, usar um simulador para entender bem  qual a melhor faculdade para se tornar um universitário é uma boa opção.

O simulador usa a nota de cote do Sisu do ano passado e calcula qual a sua probabilidade de entrar na universidade. Clique no botão abaixo e veja como funciona!

simulador sisu

Não consigo me inscrever no Sisu: o que fazer?

Não estou conseguindo me inscrever no Sisu, e agora? É comum muitos estudantes passarem por esse problema, que pode ter diferentes causas.

Vamos listar abaixo as mais prováveis e te ajudar a resolvê-las!

Erro na inscrição do Sisu

Quando abrem as inscrições, milhares de estudantes acessam a plataforma ao mesmo tempo, e com isso pode ocorrer um congestionamento do sistema. Quando isso acontece, é bem comum ocorrer erros e a página não carregar ou não finalizar a inscrição. Por outro lado, também pode ser algum problema no seu computador ou internet.

Por isso, se você tiver algum problema, sugerimos que siga o passo a passo a seguir:

  1. Certifique-se de ter uma boa conexão de internet
  2. Troque de navegador e tente a inscrição novamente
  3. Tente a inscrição através de um dispositivo/ computador diferente
  4. Tente realizar sua inscrição eu um horário diferente
  5. Em último caso, entre em contato com o MEC pelo telefone: 0800-616161

Erro na senha do Sisu

Se você encontrou problemas para se inscrever no Sisu por conta de sua senha, você só precisa acessar a página do participante do Enem, inserir os dados solicitados e recuperar a senha através de seu e-mail ou telefone cadastrados.

Caso você faça isso várias vezes e o sistema continue informando que sua senha está errada, siga o passo a passo para erro na inscrição do Sisu, mencionado acima.

Vamos explicar tudo isso mais adiante!

Quem pode se inscrever no Sisu?

Inscrição Sisu

Você está apto a se inscrever no Sisu se tiver realizado a última edição do Enem, obtido nota acima de zero na redação, e não se encaixe na situação descrita no item 1.10 do Edital do Enem 2017.

Lista de espera do Sisu

Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu libera para as universidades uma lista com os alunos que deverão ocupar as vagas não ocupadas na chamada regular. Essa é a lista de espera do Sisu.

Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

Candidatos que não foram convocados para nenhuma opção ou apenas para a segunda opção de curso podem aguardar na lista de espera. No entanto, você só poderá participar da lista de espera para a sua primeira opção de curso informada na inscrição. Nesse caso, a segunda opção não é válida.

Por exemplo, se você escolheu como primeira opção o curso de Letras, e como segunda opção o curso de História, mas só foi chamado para o curso de História, então poderá aguardar na lista de espera para o curso de  Letras. Isso independente de ter feito a matrícula ou não para o curso de história.

Se surgir uma oportunidade, poderá fazer a escolha pelo curso que era a sua primeira opção desde a inscrição.

O processo da lista de espera é automático?

Um erro que você não deve cometer é acreditar que, se não for convocado para nenhuma universidade, automaticamente estará na lista de espera do Sisu.

Para se candidatar nessa categoria você precisa registrar o seu interesse. Acesse a página clicando aqui. Entre com o seu número de inscrição do Enem e senha, e em seguida clique em “participar da lista de espera”.

Além disso, é importante lembrar que a convocação dos candidatos é feita pela própria instituição de ensino, e não pelo Sisu, então após manifestar seu interesse, acompanhe os resultados diretamente com a instituição escolhida.

Agora você já sabe como se inscrever no Sisu. Garanta a sua vaga em uma boa universidade seguindo essas dicas.

Aproveite esse tutorial, e fique de olho no calendário Sisu para não perder as datas divulgadas pelo Sistema.

Quer saber mais e entender tudo sobre o Enem? Cadastre-se agora no Stoodi!