Se você vai prestar o Enem, provavelmente já deve saber que precisa fazer uma redação em um espaço limitado, não é mesmo? E se você é do tipo de aluno que gosta de escrever, é importante ficar atento a isso!

Fizemos este post para você ter acesso à uma folha de redação e ainda conferir dicas para conseguir manter o controle de espaço na hora da sua redação. Vamos lá?

A redação do Enem

A redação do Enem é composta por dois fatores principais:

  • Coletânea: um conjunto de textos que introduzem o tema principal da redação, trazendo dados, contexto e exemplos;
  • Folha de redação: espaço dedicado para o candidato dissertar sobre o tema.

A folha de redação é composta por 30 linhas e, o seu texto, não deve ultrapassar este espaço. Por isso é importante que você pratique o quanto irá usar deste espaço para escrever sua redação.

Dentro da nossa área de downloads há uma folha de redação para você treinar o espaço. Baixe agora!

Você pode utilizar no mínimo 7 linhas para sua redação. O máximo, o total da página, 30 linhas.

Rascunho de redação

No final do caderno de questões, logo após a apresentação do tema da redação, você deve encontrar um folha de rascunho para escrever sua redação. Esta folha de rascunho possui 30 linhas, mas o espaço entre as linhas é menor do que a folha de redação oficial do Enem.

Por isso, treine com uma folha de redação oficial antes de fazer a prova.

menina escrevendo folha de redação

Como escrever no espaço da redação?

Se você é um daqueles alunos que adora escrever, está cheio de ideias e fica super apreensivo com o limite do espaço da folha de redação, fique com a gente e veja essas dicas que separamos para vocês!

Organize suas ideias

Depois de ler a coletânea da redação, você deve estar cheio de ideias para colocar no papel. Mas antes de começar a escrever, organize os seus pensamento. Você pode utilizar os espaços em branco do caderno de questões para fazer um brainstorm de tudo aquilo que quer relacionar com o tema.

Certifique-se de filtrar essas ideias, selecionando aquilo que você pode relacionar e outros itens que podem não ser tão relevantes. Você também já pode imaginar em quais partes do texto vai abordar cada um desses elementos.

Não se esqueça da organização estrutural que a Redação do Enem pede. Verifique qual é a estrutura na Cartilha de Redação oficial.

Com essa organização, você consegue deixar suas ideias mais concisas e fica muito mais fácil para escrever.

Separe uma quantidade de linhas

Depois de organizar suas ideias, é legal imaginar quantas linhas vai dedicar para cada tópico da sua redação.

Não existe um ideal na hora de separar as linhas, apenas é importante que você mantenha uma proporção entre elas. Afinal, um proposta de intervenção não pode ser muito pequena se o seu desenvolvimento for muito grande, certo?

Separe uma média de linhas. Por exemplo: como os parágrafos de desenvolvimento são aqueles que você irá trazer mais ideias, separe uma média de 8 a 10 linhas para cada um. Depois, distribua o restante das linhas entre a conclusão e proposta de intervenção, com a introdução.

Desta maneira, deve ficar mais fácil para você conseguir visualizar o seu texto e, assim, escrever tudo aquilo que julgar necessário.

Use letras pequenas

Se você acredita que mesmo organizando suas ideias, ainda vai ter muitas coisas que quer escrever, use letras pequenas.

É importante você treinar para que sua letra caiba dentro do espaço da folha de redação, mas que ela ainda seja legível. Portanto, cuidado para não espremer demais, isso pode acabar prejudicando a sua nota.

Treine antes do Enem

Mesmo que você tome todos os cuidados anteriores, você não quer ser pego de surpresa, certo? Então a dica aqui é: treine, treine, treine.

Imprima a folha de redação do Stoodi e veja como é o espaço que você vai ter na hora da prova. Dessa forma, fica muito mais fácil se organizar e saber bem qual é o tamanho de letra que deve investir.

Aqui, não importa a quantidade de vezes que você erre. O importante é não deixar de lado este tema tão importante como a redação na sua prova.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre o mundo dos vestibulares? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e confira dicas no nosso blog!

Renata Celi

Cursando relações internacionais, ama viajar e tomar sol. A Renata faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e faz trabalho voluntário com crianças nas horas vagas. A Rê adora comida, conhecer gente nova, mas, principalmente, ver filmes repetidos. Conheça mais os textos da Renata!