Vestibular PUC SP” — três palavras curtas e simples, mas que, sem dúvida, não saem da cabeça de muitos jovens que vão prestar vestibular para estudar em uma universidade de renome e, assim, ter uma formação completa e um currículo de peso.

Afinal, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo figura entre as sete melhores instituições de ensino superior no Brasil, ocupando o 651º lugar entre as mil melhores universidades de todo o mundo, segundo o levantamento feito pela entidade internacional QS Top Universities — que analisa diversos fatores, como produção científica, corpo docente, estrutura dos campi e quantidade de alunos em mobilidade acadêmica.

Pensando nisso, reunimos diversas informações importantes sobre o vestibular da PUC para você que quer garantir uma vaga e não deseja perder nenhum detalhe do processo seletivo da instituição. Acompanhe e fique por dentro!

O que é o vestibular da PUC SP?

Ele nada mais é do que o processo seletivo que a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — uma das instituições de ensino mais tradicionais não só de São Paulo, como de toda a região sudeste — realiza para eleger os novos estudantes que vão se graduar em cursos nos centros de Humanidades, Ciências Exatas e Tecnológicas e Medicina e Saúde.

Ele segue o modelo tradicional de vestibular e é produzido pela própria instituição, contendo 81 questões em uma prova objetiva de conhecimentos gerais e uma prova de redação discursiva. Vale ressaltar que a PUC realiza o vestibular duas vezes ao ano.

A primeira edição é chamada de vestibular de verão e ocorre no mês de dezembro. Quem é aprovado nela entra no primeiro semestre do ano seguinte. Já a segunda edição, por sua vez, é conhecida como edição de inverno e acontece em junho. Logo, os vestibulandos selecionados entram no segundo semestre do ano vigente.

Apesar de não ter aderido ao Exame Nacional do Ensino Médio como forma prioritária de ingresso de novos alunos, como muitas outras universidades do país fizeram, a PUC SP não descarta completamente o Enem. Prova disso é que ela o utiliza como alternativa de seleção para os cursos que ficam com vagas remanescentes.

Por essa razão, além dos dois processos seletivos principais que mencionamos, você também poderá concorrer a uma vaga pelo Enem verão e Enem inverno. É preciso reforçar, no entanto, que graduações mais concorridas, como a de Medicina, a de Psicologia e a de Direito, não são ofertadas nessa modalidade. Afinal, os aprovados no vestibular tradicional costumam comparecer em peso já na primeira chamada.

Vestibular PUC SP inscrição

Para se inscrever no vestibular PUC SP 2020 não tem mistério. Basta acessar o NucVest, que é o Núcleo de Vestibulares e Concursos mantido pela instituição. O processo é todo feito por portal, com uma área de acesso individual e uma ficha para preenchimento online. Feito isso, basta realizar o pagamento da taxa de inscrição.

As inscrições vão de 08 de outubro a 14 de novembro de 2019 e a prova ocorrerá no dia 01/12/2019.

Lembrando que, no caso de quem concorrerá pela seleção do Enem (verão e/ou inverno), é preciso anexar o Boletim Individual de Resultado no exame nos anos solicitados no Edital — que, geralmente, permitem até dois anos antes da seleção na qual você participa. Outro ponto importante é que, em ambas as modalidades, só é permitido se inscrever para um único curso!

Resultado do vestibular da PUC SP

O resultado das provas costuma sair, geralmente, no mesmo período todos os anos. Para o vestibular de verão, por exemplo, a universidade divulga os aprovados em dezembro. Já para o vestibular de inverno, ela informa quais são os selecionados em julho.

Em relação à modalidade de seleção pelo Exame Nacional do Ensino Médio, já é um pouco diferente. O resultado do Enem verão é revelado em fevereiro, enquanto o do Enem inverno é veiculado em agosto. Para ter acesso ao cronograma do processo seletivo da PUC, o mais indicado é acompanhar as publicações do NucVest. Como exemplo, o resultado do vestibular PUC SP 2019 saiu nos seguintes dias:

  • vestibular de verão: 16/12/2019;
  • Enem verão: 08/02/2019;
  • vestibular de inverno: 02/07/2019;
  • Enem inverno: 01/08/2019.

Notas de corte PUC SP

puc

Como já foi dito, quando há cursos com vagas que não foram preenchidas durante o vestibular tradicional, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo faz a seleção de alunos para ocupá-las por meio do Enem.

Por isso, é importante estar atento e checar quais graduações costumam figurar nesse processo seletivo. Nas duas edições de 2019, por exemplo, houve vagas para 23 cursos. Abaixo, você confere quais são eles:

  • Administração;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Produção;
  • Jornalismo;
  • Ciências Econômicas;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Letras: Língua Inglesa – Tradução (Inglês p/Português);
  • Letras: Língua Portuguesa Licenciatura;
  • Teologia;
  • Serviço Social;
  • Filosofia;
  • Design;
  • Engenharia Biomédica;
  • Enfermagem;
  • Comunicação Social – Publicidade e Propaganda;
  • Comunicação e Multimeios;
  • Comunicação e Artes do Corpo;
  • Ciências Sociais;
  • Ciências da Computação;
  • Ciências Atuariais;
  • Arte, História e Curadoria;
  • História (tanto em bacharelado quanto em licenciatura).

“Certo, já entendi. Mas quais são as notas de corte para eles?”, você deve estar pensando. Afinal, por meio delas, é possível ter uma base de qual pontuação você precisa ter para ser aprovado, não é verdade? Acontece que, por se tratar de uma seleção complementar ao vestibular tradicional e não prioritária, a própria PUC não divulga esses dados.

Aliás, essa é uma postura que também é compartilhada pelo Ministério da Educação, que não disponibiliza nenhuma referência às notas utilizadas na instituição no Simulador Sisu — que é o site alimentado pelo MEC e responsável por compilar notas de corte no Exame Nacional do Ensino Médio em todo o país.

E então, gostou das informações que reunimos sobre o vestibular PUC SP? Pois agora é o momento de utilizar todas elas a seu favor, planejando-se para não perder as datas de inscrição, pesquisando provas anteriores para treinar por elas, checando as notas de corte da instituição, conferindo o edital do processo seletivo e, é claro, avaliando a possibilidade de ingressar tanto pelo PUC SP vestibular tradicional quanto pelo Enem.

Ah, e não se esqueça: para ter um bom desempenho no vestibular, é essencial elaborar um plano de estudos e fazer revisões periódicas do conteúdo cobrado nos exames!

Yuri Meggiolaro

Formado em Administração e pós-graduando em Marketing e Comunicação Digital, o Yuri faz parte do time de Marketing e SEO do Stoodi. Ama futebol e música, e gosta de conhecer lugares novos. Em suas horas vagas toca violão, guitarra, bateria e joga video game. Conheça mais sobre os textos do Yuri!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!