Assistir a filmes e documentários é uma forma divertida de aumentar o nosso repertório cultural. Se isso já é bom, a história fica melhor ainda quando usamos esses materiais para descobrir, reforçar conceitos e gerar questionamentos.

Se você é o tipo de aluno que gostaria de conhecer mais referências para colocar na sua redação no Enem, temos uma boa notícia: Nós separamos uma lista com cinco documentários que podem ajudar você muito na hora de escrever seu texto! Acompanhe!

O que é um documentário?

Antes de seguirmos para as indicações, é importante fazer uma ressalva: “Por que documentários?”

Os documentários abordam temas da nossa realidade e são ótimos para nos fazer pensar sobre um determinado assunto ou acontecimento histórico

No entanto, o documentário é um formato um pouco diferente dos filmes ficcionais. Fernão Ramos, em seu livro “Mas afinal… o que é mesmo documentário?”, explica que eles são feitos para estabelecer asserções sobre o mundo que é retratado na tela. 

Portanto, eles não são necessariamente um registro fiel dos acontecimentos, ok? O documentário, assim como outros filmes, apresentam a visão do autor sobre o ocorrido.

Por isso fazemos um alerta aos alunos: os documentários ilustram uma situação, mas não chegam a provar a sua existência. Então, quando vocês forem usar na redação de vocês, tragam também elementos concretos que comprovem as afirmações.

Para deixar tudo ainda mais fácil para você, fizemos uma lista com recomendações de documentários para o Enem e, também, relacionando o material com alguns temas de redação no formato da prova.

Quer ver? Confira os cinco documentários para ajudar você no Enem:

1. Começo da vida (2016)

O documentário fala sobre a importância dos primeiros anos do indivíduo. Em uma volta nos quatro cantos do mundo, ele faz o retrato de uma primeira infância, com uma análise profunda sobre o desenvolvimento saudável de uma criança, tanto na infância, quanto na vida adulta.

As várias realidades, tanto dos pais quanto dos recém-nascidos, são colocadas em comparação com o nível de desenvolvimento que cada uma pode ter.

Comentário: 

É importante a gente pensar que tipo de reflexão podemos fazer a partir desta referência. É suficiente o investimento em políticas públicas apenas para as crianças ou precisamos pensar, também, em dar infraestrutura, condições culturais, sociais e econômicas para família e a sociedade como um todo?

Além disso, a gente podemos ver o papel do pai e da mãe como iguais? A função que a mãe tem na criação da criança é a mesma que o pai tem? Essa figuras são correspondentes? É importante também analisarmos se o contexto em que a criança se estabelece, ele influencia ou não no desenvolvimento do indivíduo.

Temas de Redação que se encaixam na discussão: 

2. Ilha das Flores (1989)

Este é um documentário brasileiro que narra a situação da Ilha das Flores, localizada a poucos quilômetros de Porto Alegre, na qual é despejada grande parte do lixo da capital. O lixo é depositado em um terreno e parte dele é separado para o consumo de porcos, enquanto a outra parte é disputada por pessoas em situação de pobreza. 

Comentário:

Este documentário traz para nós a reflexão de como a desigualdade social afeta a vida das pessoas. Precisamos pensar se é possível ser livre em um contexto de privação material. O que é ser livre quando se vive na miséria?

Temas de Redação que se encaixam na discussão: 

3. Pro Dia Nascer Feliz (2007)

O documentário é baseado em depoimentos de estudantes de colégio da rede pública e particular sobre seus medos e expectativas em ambiente escolar. Adolescentes de três estados e classes sociais distintas falam de sua vida na escola, seus projetos e inquietações.

As diversas situações escolares, vistas nos depoimentos dos próprios estudantes geram uma reflexão sobre o que pode influenciar o aprendizado.

Comentário: 

Sobre esse filme, é importante a gente pensar se o sistema educacional brasileiro dá oportunidades iguais para todos os estudantes. Quem estuda em uma escola particular tem as mesmas oportunidades de quem estuda numa escola pública? As deficiências dos sistemas educacionais no Brasil são responsabilidades apenas dos professores? Quem deve ser responsabilizado por aquilo que dá errado na educação do Brasil?

Essas são alguns reflexões importantes, tanto para criarmos um pensamento crítico e opinião sobre o que acontece em nossa volta, quanto para conseguir expor esses pensamentos de forma clara na redação do Enem, caso necessário.

Temas de Redação que se encaixam na discussão: 

4. A Sombra de um Delírio Verde (2011)

O documentário retrata o conflito da região sul do Mato Grosso do Sul, onde o povo indígena com a maior população do Brasil trava uma luta pela reconquista de território. Atualmente, mais de 40 mil Guarani Kaiowá, expulsos por latifundiários, vivem em menos de 1% de seu território original, convivendo com desnutrição e exploração dos canaviais plantados em suas terras.

O conflito gerado pelo “delírio da febre do ouro verde”, como é chamada a cana-de-açúcar, é abordado pelos próprios indígenas que realizam as gravações e selecionam o material.

Comentário: 

Este documentário traz a reflexão sobre a questão indígena no Brasil. Se 40 mil indígenas passam pela situação retratada neste documentário e isso não é noticiado em nenhuma grande mídia brasileira, podemos nos perguntar: Por que existe essa invisibilidade da questão indígena?

Por que a gente não se preocupa com o índio no Brasil? Será que é uma postura ética e cidadã a gente pensar mais em interesses econômicos do que sociais e ambientais? Será que o Agronegócio tem algum impacto sobre isso? Podemos pensar em desnutrição e trabalho infantil como efeitos negativos desse silenciamento?

Essas mais mais alguns pontos importantes ao analisarmos a questão indígena no Brasil, o como esses povos são impactados diariamente com a destruição de suas terras, recursos naturais etc.

Temas de Redação que se encaixam na discussão: 

5. O Riso dos Outros (2012)

O documentário fala sobre a comédia “Stand up” e mostra diversos depoimentos e opiniões de humoristas, cartunistas e ativistas sobre os limites do humor politicamente correto e os efeitos que pode causar uma piada.

O filme é baseado em entrevistas e registros de show de humor para ilustrar diferentes argumentos sobre o tema.

Comentário:

Este documentário traz para a gente algumas reflexões sobre o humor. Existe um limite para o humor? A gente pode fazer piada sobre tudo? O humor faz a manutenção de preconceito ou ele pode romper com esses preconceitos?

Temas de Redação que se encaixam na discussão: 

Essas são só algumas dicas de documentários para o Enem, mas não deixe de explorar mais sobre outros assuntos pertinentes e atuais, uma vez que o Enem gosta muito de contextualizar, tanto as questões quanto a redação, com temas da atualidade.

Curtiu nossas dicas? Não deixe de continuar estudando essa e outras matérias para mandar bem no Enem! O Stoodi tem uma ótima solução para você otimizar seus estudos com o plano de estudos personalizado. Conheça hoje mesmo!

Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...