A pandemia do novo coronavírus afetou diretamente a educação em diversos países do mundo e, aqui no Brasil, não foi diferente. Muitas mudanças tiveram que ser implementadas, inclusive com relação ao Enem 2020.

Sabemos que essa é uma das provas nacionais mais importantes, e houve uma grande preocupação sobre o assunto. As datas previstas de aplicação do Enem inicialmente seriam em novembro deste ano, mas o adiamento foi anunciado pelo governo.

Além disso, várias medidas foram descritas no novo edital, levando em conta a situação que estamos vivendo. Você já sabe quais são elas e que cuidados devem ser tomados? Aproveite para descobrir agora conosco!

Como será o Enem 2020 em meio à pandemia?

Levou algum tempo até o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que são os organizadores do exame, decidirem o que seria feito com o Enem 2020.

A pandemia pegou todo mundo de surpresa, e seus efeitos são sentidos até hoje. Aliás, eles devem continuar aparecendo durante um bom tempo, não é verdade?

De qualquer forma, alguma decisão precisava ser tomada, pois o Enem é o processo seletivo adotado por milhares de instituições de ensino superior no Brasil. Isto é, não dava para simplesmente cancelar a prova ou esperar o fim da pandemia de COVID-19.

A opção pelo adiamento considerou vários fatores, como fechamento das escolas, atrasos no cronograma de atividades acadêmicas e outras dificuldades em manter o ensino com o distanciamento social.

Os estudantes inscritos participaram de uma enquete e a maioria apontava para as datas em janeiro (as outras alternativas eram dezembro de 2020 ou maio de 2021).

Por fim, a sentença foi mesmo transferir as provas para o início de 2021 e repensar todo o seu funcionamento por conta das medidas preventivas de saúde. Em razão desse atraso, a previsão é que os resultados sejam divulgados a partir do dia 29 de março de 2021.

Outro detalhe relevante é que a estrutura e o conteúdo do que estudar para a prova do Enem não mudam. São 45 questões para cada campo do conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e mais uma redação no modelo dissertativo-argumentativo.

No Stoodi, você vai encontrar todas as matérias cobradas e vários exercícios para treinar!

enem 2020

Quando será o Enem 2020?

Como agora as provas foram divididas entre versão impressa e digital, as datas também ficaram separadas. A programação é que a o Enem presencial seja realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a avaliação online deve acontecer em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Todas essas datas caem em domingos, sendo que, no primeiro dia (17/01 e 31/01), as provas vão de 13h30 até às 19h. No segundo dia de prova, o horário estabelecido é de 13h30min às 18h30. Se você ainda não sabe, os portões sempre fecham às 13h e ninguém mais entra depois disso, ok? Chegue com antecedência!

O fato de o Enem 2020 acontecer em 2021 não pode ser uma confusão na cabeça das pessoas. É bom que fique claro que, no começo do próximo ano (2021), ainda teremos a realização da edição do ano anterior (2020).

Então, se tudo correr bem, possivelmente no final de 2021 haverá outra prova — antes da pandemia, o exame costumava ser marcado no mês de novembro. Porém, ainda não dá para prever nada sobre isso.

Quais serão as medidas de prevenção contra o coronavírus?

Os candidatos da edição 2020 deverão seguir uma série de medidas para evitar a transmissão do coronavírus, até porque não há perspectivas de vacinação em massa até a data marcada.

O Inep publicou no edital quais são as adaptações previstas, e entre elas estão:

  • uso obrigatório de máscara de proteção individual durante todo o tempo desde a entrada no local de prova;
  • a máscara deve cobrir toda a região do nariz até a boca, sendo permitido levar uma extra para troca;
  • no momento da identificação inicial do candidato, ele deverá higienizar suas mãos com álcool gel próprio ou fornecido pelo aplicador;
  • o candidato pode ir ao banheiro devidamente acompanhado por um fiscal, mas respeitando a distância mínima dos protocolos de prevenção da COVID-19;
  • ao usar o banheiro, as mãos devem ser novamente higienizadas (antes e depois);
  • a máscara só pode ser retirada para ingestão de líquidos e alimentos, desde que não seja tocada na parte frontal e com seguinte higienização das mãos com álcool gel.

Essas são as principais atitudes a serem tomadas para não facilitar a possível propagação do vírus. Todos que se recusarem a seguir as regras, especialmente do uso da máscara, poderão ser eliminados da prova a qualquer momento.

O aumento do número de salas de prova vai contribuir com um maior espaçamento entre os alunos, seguindo as recomendações de distanciamento social. Aproveite para ficar atento e distantes das outras pessoas!

O que levar no dia da prova?

São novos tempos e agora a máscara está entre os objetos indispensáveis para realizar o Enem. Se algum dos participantes chegar ao local da prova sem o acessório obrigatório, deverá aguardar até que alguém possa trazer uma máscara (dentro do horário permitido).

Ou seja, esse é um item que precisa estar no checklist dos candidatos, assim como a caneta esferográfica transparente de tinta preta e o documento de identidade com foto original. O cartão de inscrição não é exigido, mas pode facilitar a orientação do estudante no destino.

Como o intervalo de tempo da avaliação é longo (em torno de 5 horas a 5 horas e meia), a organização permite que sejam levados alimentos e líquidos. A recomendação é optar por lanches leves e água, sempre muito bem embalados e protegidos.

Todo o resto não pode ser levado, como dispositivos eletrônicos, chapéus, mochila, materiais escolares etc. Tudo o que não for aprovado pelos fiscais deverá ser descartado ou ficará guardado durante a prova.

Enfim, se você é um candidato inscrito no Enem 2020, não deixe de seguir todas essas regras para preservar sua saúde e não colocar em risco a chance de participar do exame. Mantenha o foco nos estudos e acredite no seu potencial de conquistar uma vaga na faculdade dos seus sonhos!

E aí, o que você achou das novas regras? Estamos quase chegando à época da prova! Portanto, aproveite o Cronograma de Estudos do Stoodi para intensificar sua preparação nessa reta final.

Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...