UEM: o guia completo!

Para entrar na Universidade Estadual de Maringá – UEM veja este Guia completo e entenda cada etapa de como entrar nesta universidade!

UEM: o guia completo!

A Universidade Estadual de Maringá – UEM é uma Instituição de Ensino Superior (IES) de caráter público, administrada e mantida pelo Estado do Paraná. Com campus em várias cidades do estado, a UEM é uma das principais universidades paranaenses.

Vai concorrer a uma vaga na UEM este ano? Então não deixe de conferir todas as nossas dicas sobre a universidade nesse guia completo! Continue lendo!

A UEM

Regulamentada e com sua criação autorizada no ano de 1969, a UEM foi formada pela junção de três instituições: Faculdade Estadual de Ciências Econômicas (de 1959), Faculdade Estadual de Direito e Fundação (1966) e Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras (1966).

Nessas antigas escolas, já era possível encontrar cursos de Ciências Econômicas, Direito, Geografia, História e Letras, além do curso de Ciências do 1º Grau, criado no mesmo ano da regulamentação da UEM.

A partir de então, a universidade assistiu a um processo de expansão muito grande, de modo que hoje conta com campus nas cidades de Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha, Ivaiporã e Umuarama.

Além desses campi, a UEM ainda desenvolve programas de extensão em mais dois distritos de Maringá e outro na cidade de Porto Rico. São 63 cursos de graduação, mais 85 de especialização, 30 na modalidade de mestrado, 17 de doutorado e mais 2 de pós-doutorado.

Atualmente, a UEM é considerada uma das melhores universidades do Brasil, atraindo estudantes do país inteiro. São mais de 20.000 alunos matriculados e quase 1.500 professores.

Como funciona o vestibular da UEM

A universidade organiza, anualmente, dois vestibulares. No meio do ano, com provas aplicadas no mês de julho, acontece o Vestibular de Inverno UEM. Já no final do ano, em dezembro, o Vestibular de Verão UEM.

Entre 2005 e 2009, a UEM utilizava o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma composição da nota na primeira fase do vestibular. Após a mudança do formato do Enem e a consequente aplicação do mesmo como avaliação única para a maioria das instituições de ensino, a UEM suspendeu o aproveitamento do exame, para não beneficiar nenhum estudante que tenha participado de edições anteriores do Enem.

Outro detalhe interessante é que, assim como faz a UnB (Universidade de Brasília), a UEM utiliza, desde 2009, o Processo de Avaliação Seriada (PAS) como uma das formas de ingresso no ensino superior da instituição. O programa é destinado a alunos do ensino médio, matriculados em escolas participantes. Aplicado em três etapas, as provas do PAS ocorrem no final de cada ano letivo, avaliando o desempenho dos estudantes em cada série do ensino médio. Todo ano, a UEM reserva 20% das suas vagas para os candidatos selecionados pelo PAS.

No seu vestibular tradicional, as provas acontecem em 3 dias consecutivos, divididas da seguinte forma:

  • 1º dia – 40 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais;
  • 2º dia – 20 questões, distribuídas entre Língua Portuguesa, Literaturas em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Além da prova fechada, há a aplicação de uma redação;
  • 3º dia – 40 questões objetivas de duas disciplinas de conhecimentos específicos, variando de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

O que levar e o que não levar no dia da prova

O edital dos vestibulares da UEM especifica algumas obrigações além da apresentação de um documento com foto no dia da prova, como é de praxe para todo e qualquer concurso.

É permitido o uso de caneta esferográfica transparente, da cor azul escuro. E, em hipótese alguma, permaneça na sala de aplicação da prova com aparelhos eletrônicos ou de comunicação. Também é bom evitar o uso de qualquer vestuário que esconda sua identidade, como bonés, lenços, óculos escuros, entre outros. Canetas e lapiseiras feitas de material opaco também têm seu uso vetado pelo edital.

Além desses materiais, o edital do vestibular não especifica a permissão para que os candidatos levem comida e água. Entretanto, no seu item 12.11, descreve que provas danificadas por água, tinta de caneta ou comida não serão substituídas. Dessa forma, a permissão fica implícita, mas é sempre bom usar do bom senso. Leve uma garrafinha d’água e comidas leves.

UEM resultado: onde encontrar

Todas as informações relativas a inscrição, resultados e documentos (como editais e resolução) do Vestibular UEM 2017 e posteriores podem ser encontradas no portal da Comissão do Vestibular Unificado – UEM. A Comissão é responsável pelo planejamento, elaboração, aplicação e correção de todos os concursos relativos à Universidade Estadual de Maringá.

Calendário UEM 2018

O Vestibular de Verão 2018 da UEM já teve seu cronograma disponibilizado. As datas são as seguintes:

  • inscrição: 03/09/2018 a 04/10/2018;
  • limite para pagamento da taxa: 08/10/2018;
  • divulgação dos locais de prova: 09/11/2018;
  • datas de prova: 09, 10 e 11/12/2018;
  • resultado: 30/01/2019.

Como fazer inscrição: UEM

As inscrições para o Vestibular de Verão 2018 da UEM acontecem via portal da CVU. Realizada exclusivamente pela internet, a inscrição estará disponível de 03/09 a 04/10 de 2018. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00, poderá ser efetuado até, no máximo, dia 08/10/2018.

O Manual do Candidato está disponível apenas no portal da Comissão e, para que o candidato consiga efetivar o seu processo de inscrição, precisa seguir os passos abaixo:

  • preenchimento da ficha de inscrição;
  • resposta ao questionário socioeducacional;
  • impressão da ficha de compensação e pagamento da taxa de inscrição (não é necessário enviar nenhum tipo de comprovante de pagamento à CVU).

Nota de corte: UEM

As notas de corte para o vestibular da UEM estão disponíveis, sem tabulação, no próprio site da CVU. Lá, é possível conferir todas as estatísticas sobre cada curso, variando inclusive para cotistas e não-cotistas.

Maiores notas de corte

As 10 maiores notas de corte para o último vestibular da UEM (Inverno 2018), para não cotistas, são:

  1. Medicina (Integral, em Maringá) = 546
  2. Direito (Matutino, em Maringá) = 450
  3. Direito (Noturno, em Maringá) = 438
  4. Comunicação e Multimeios (Vespertino, em Maringá) = 404
  5. Arquitetura e Urbanismo (Integral, em Maringá) = 397
  6. Engenharia Mecânica (Integral, em Maringá) = 378
  7. Engenharia Elétrica (Integral, em Maringá) = 376
  8. Psicologia (Integral, em Maringá) = 373
  9. Odontologia (Integral, em Maringá) = 368
  10. Engenharia Química (Integral, em Maringá) = 364

Já para os candidatos cotistas, as 10 maiores notas de corte são:

  1. Medicina (Integral, em Maringá) = 464.0
  2. Direito (Matutino, em Maringá) = 383.0
  3. Direito (Noturno, em Maringá) = 363.5
  4. Arquitetura e Urbanismo (Integral, em Maringá) = 323.5
  5. Odontologia (Integral, em Maringá) = 315.5
  6. Comunicação e Multimeios (Vespertino, em Maringá) = 315.0
  7. Psicologia (Integral, em Maringá) = 306.5
  8. Engenharia Elétrica (Integral, em Maringá) = 303.5
  9. Ciências Sociais (Noturno, em Maringá) = 302.5
  10. Enfermagem (Integral, em Maringá) = 296.0

Como é possível perceber, o Campus de Maringá concentra a maior concorrência da UEM, com as maiores notas de corte, independentemente da modalidade (cotista ou não-cotista).

Menores notas de corte

Da mesma forma como foram apresentadas as maiores notas de corte para não cotistas, listamos abaixo as 10 menores notas de corte da UEM.

  1. Tecnologia em Alimentos (Noturno, em Umuarama) = 106
  2. Engenharia Agrícola (I-Cidade Gaúcha) = 124
  3. História (Noturno, em Ivaiporã) = 126
  4. Tecnologia em Construção Civil (N Noturno, em Umuarama) = 135
  5. Física (Noturno, em Goioerê) = 144
  6. Educação Física-Licenciatura (I-Ivaiporã) = 150
  7. Estatística (Noturno, em Maringá) = 160
  8. Tecnologia em Meio Ambiente (Noturno, em Umuarama) = 164
  9. Engenharia Ambiental (Integral, em Umuarama) = 166
  10. Letras-Português/Francês-Licenciatura (Noturno, em Maringá) = 166

Já os candidatos cotistas obtiveram, no último vestibular de inverno da UEM, as seguintes 10 menores notas de corte:

  1. Engenharia Agrícola (Integral, na Cidade Gaúcha) = 93.0
  2. Matemática (Noturno, em Maringá) = 115.0
  3. Letras-Inglês-Licenciatura/Bacharelado (Matutino, em Maringá) = 127.5
  4. Química-Bacharelado Integral, em Maringá) = 133.0
  5. Tecnologia em Construção Civil (Noturno, em Umuarama) = 136.5
  6. Engenharia de Alimentos (Integral, em Umuarama) = 143.0
  7. Geografia (Noturno, em Maringá) = 149.5
  8. Tecnologia em Biotecnologia (Noturno, em Maringá) = 149.5
  9. Engenharia de Produção (Noturno, em Goioerê) = 153.0
  10. Química-Licenciatura (Noturno, em Maringá) = 156.5

Com uma rápida análise, é possível perceber que as menores notas de corte estão mais bem distribuídas entre os diferentes campi da UEM, apesar de ainda existirem alguns cursos menos concorridos no campus principal da universidade, em Maringá.

Prova: UEM

A prova do vestibular da UEM é aplicada em três dias consecutivos, com início às 9 horas da manhã. A entrada dos candidatos é permitida na janela de tempo que varia de 8h20 às 8h50. Após esse horário, candidatos atrasados não podem participar do concurso. Com duração de 4 horas, a saída dos candidatos só é permitida após 2 horas e 30 minutos de execução. Ou seja, antes das 11h30min, ninguém pode sair.

Primeiro dia

A prova do primeiro dia, de Conhecimentos Gerais, é composta por 40 questões de múltipla escolha, com abordagem interdisciplinar e envolvendo conteúdos referentes às disciplinas: Artes, Biologia, Física, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

O conteúdo da prova é o mesmo para todo e qualquer participante do vestibular da UEM, sem variação ou distinção dos cursos escolhidos pelos candidatos.

Segundo dia

Já a prova do segundo dia, que aborda Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, tem o mesmo tempo de duração do primeiro dia. É composta por 20 questões objetivas, sendo que dessas 10 são relativas à Língua Portuguesa, 5 sobre Literaturas em Língua Portuguesa e outras 5 voltadas para os temas de Língua Estrangeira.

O conteúdo da prova continua sendo o mesmo para todos os candidatos, apenas com variações entre as línguas estrangeiras (são ofertadas possibilidades de Espanhol, Inglês ou Francês).

A prova de Redação é avaliada de 0 a 120 pontos, de modo que notas menores de 24 pontos significam exclusão automática do concurso. Exige que os candidatos desenvolvam até dois gêneros textuais específicos, indicados no Manual do Candidato do Vestibular UEM. Independentemente do número de textos pedidos, o valor total da Prova de Redação é sempre o mesmo.

Terceiro dia

A prova aplicada no terceiro dia segue uma estrutura diferente. Compreende conteúdos sobre duas matérias específicas, definidas pelos Conselhos Acadêmicos de cada curso. É composta de 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de cada matéria específica. Você pode conferir as matérias de cada curso a seguir:

  • Administração = História e Matemática
  • Agronomia = Biologia e Química
  • Arquitetura e Urbanismo = Arte e Matemática
  • Artes Cênicas = Arte e História
  • Artes Visuais = Arte e História
  • Biomedicina = Biologia e Química
  • Bioquímica = Biologia e Química
  • Ciência da Computação = Física e Matemática
  • Ciências Biológicas = Biologia e Química
  • Ciências Contábeis = História e Matemática
  • Ciências Econômicas = História e Matemática
  • Ciências Sociais = História e Sociologia
  • Comunicação e Multimeios = Arte e Sociologia
  • Design = Arte e Matemática
  • Direito = História e Sociologia
  • Educação Física = Educação Física e História
  • Enfermagem = Biologia e Sociologia
  • Engenharia Agrícola = Física e Matemática
  • Engenharia Ambiental = Física e Matemática
  • Engenharia Civil = Física e Matemática
  • Engenharia de Alimentos = Matemática e Química
  • Engenharia de Produção = Física e Matemática
  • Engenharia de Produção – Agroindústria = Física e Matemática
  • Engenharia de Produção – Confecção Industrial = Física e Matemática
  • Engenharia de Produção – Construção Civil = Física e Matemática
  • Engenharia de Produção – Software = Física e Matemática
  • Engenharia Elétrica = Física e Matemática
  • Engenharia Mecânica = Física e Matemática
  • Engenharia Química = Matemática e Química
  • Engenharia Têxtil = Matemática e Química
  • Estatística = Física e Matemática
  • Farmácia = Biologia e Química
  • Filosofia = Filosofia e História
  • Física = Física e Matemática
  • Geografia = Geografia e Matemática
  • História = Geografia e História
  • Informática = Física e Matemática
  • Letras – Inglês = Filosofia e História
  • Letras – Português = Filosofia e História
  • Letras – Português/Francês = Filosofia e História
  • Letras – Português/Inglês = Filosofia e História
  • Licenciatura Plena em Ciências = Biologia e Matemática
  • Matemática = Física e Matemática
  • Medicina = Biologia e Química
  • Medicina Veterinária = Biologia e Química
  • Moda = História e Matemática
  • Odontologia = Biologia e Química
  • Pedagogia = Geografia e História
  • Psicologia = Biologia e História
  • Química = Matemática e Química
  • Secretariado Executivo Trilíngue = História e Sociologia
  • Serviço Social = História e Sociologia
  • Tecnologia em Alimentos = Física e Química
  • Tecnologia em Biotecnologia = Biologia e Química
  • Tecnologia em Construção Civil = Física e Matemática
  • Tecnologia em Meio Ambiente = Matemática e Química
  • Zootecnia = Biologia e Matemática

Nessas provas, são apresentadas questões de múltipla escolha com alternativas numeradas em 01, 02, 04, 08 e 16. A resposta sempre será a soma dos números indicados nas alternativas corretas. A valoração das questões é feita de maneira proporcional, dependendo da dificuldade da mesma. O valor máximo de cada questão é de 6 pontos.

A prova atribui um valor parcial como resultado nas questões dependendo do número de acertos das alternativas assinaladas. Se apenas uma alternativa for correta, essa valerá 6,0 pontos. Se duas forem corretas, 3,0 pontos cada e assim por diante, até um mínimo de 5 alternativas corretas valendo 1,2 pontos cada.

Como entrar na UEM: o que estudar para o vestibular

estudante uem

A prova do vestibular da UEM é focada tanto nos conhecimentos gerais (1º dia) quanto nos específicos (3º dia). Em seu conteúdo programático, é possível observar os seguintes temas:

Disciplinas: UEM

  • Artes
  • Forma e Linguagem
  • Arte e Sociedade
  • Teorias Estéticas
  • Biologia
  • Organização dos seres vivos
  • Biologia dos organismos
  • Hereditariedade e ambiente
  • Educação Física
  • Aspectos socioculturais na educação física
  • Educação física e cultura corporal
  • Atividade física e saúde
  • Filosofia
  • A origem da filosofia e os métodos filosóficos
  • Teoria do conhecimento
  • Lógica elementar
  • Ética
  • Filosofia política
  • Filosofia da ciência
  • Estética
  • Metafísica
  • Física
  • Fundamentos da Física
  • Mecânica
  • Termologia
  • Ótica e Ondas
  • Eletricidade
  • Geografia
  • Formação, transformação e representação das paisagens
  • O substrato físico e a dinâmica da paisagem
  • As coberturas e a dinâmica superficial da paisagem
  • As bases físicas do território brasileiro
  • A evolução demográfica e a distribuição espacial das populações
  • A nova ordem mundial e os territórios supranacionais
  • Brasil: dinâmica dos espaços urbano e rural
  • Região e regionalização no Brasil
  • Paraná: aspectos físicos e socioeconômicos
  • História
  • Antiguidade Ocidental Greco-Romana
  • O Ocidente na Idade Média
  • História Moderna e Contemporânea
  • História do Brasil
  • História do Paraná
  • Matemática
  • Conjuntos Numéricos
  • Razões e Proporções
  • Funções
  • Polinômios
  • Equações Algébricas
  • Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares
  • Análise Combinatória e Probabilidades
  • Geometria Plana
  • Geometria Espacial
  • Trigonometria
  • Geometria Analítica
  • Química
  • Matéria e Energia
  • Átomos, Moléculas e Íons
  • Gases
  • Estrutura do Átomo
  • Configuração Eletrônica
  • Classificação Periódica dos Elementos Químicos
  • Ligação Química e Estrutura Molecular
  • Funções Inorgânicas
  • Reações Químicas
  • Soluções
  • Termoquímica
  • Cinética Química
  • Equilíbrio Químico
  • Equilíbrio Iônico
  • Eletroquímica
  • Cadeias Carbônicas e suas Classificações
  • Funções Orgânicas
  • Isomeria Plana e Espacial
  • Efeitos Indutivo e de Ressonância
  • Tipos de Reações Orgânicas
  • Aromaticidade e Regra de Hückel
  • Propriedades Físicas, Químicas e Aplicações dos Compostos Orgânicos
  • Noções de Química Aplicada
  • Sociologia
  • Fundamentos do conhecimento nas Ciências Sociais
  • As relações entre indivíduo e sociedade
  • As relações entre sociedade e natureza
  • As relações entre trabalho e sociedade
  • As relações entre natureza e cultura
  • As relações entre Estado e sociedade
  • Transformações e desigualdades sociais
  • Indústria cultural e consumo em massa
  • Língua Portuguesa
  • Compreensão e interpretação de textos
  • Variação linguística
  • Classes de palavras (estrutura, processo de transformação, funcionamento e sentido no texto)
  • Uso dos sinais de pontuação e a produção de sentidos no texto
  • Relações de sentido entre elementos no texto (sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, denotação e conotação)
  • Elementos coesivos na construção argumentativa e discursiva de textos de diferentes gêneros
  • Literaturas em Língua Portuguesa
  • Sermões do Padre Vieira – Padre Antônio Vieira
  • Iracema – José de Alencar
  • Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
  • Eu e outras poesias – Augusto dos Anjos
  • Negrinha – Monteiro Lobato
  • O rei da vela – Oswald de Andrade
  • Contos novos – Mário de Andrade
  • Melhores poemas – Cecília Meireles
  • Antologia poética – Carlos Drummond de Andrade
  • Dois irmãos – Milton Hatoum
  • Língua estrangeira
  • Gramática
  • Interpretação de texto
  • Vocabulário

Redação UEM

Para a redação da UEM, o candidato produzirá até dois textos de gênero específico, levando como base a leitura da temática dos textos de apoio. É analisado o desenvolvimento do tema, bem como o atendimento às condições de produção relativas ao gênero textual.

A organização dos argumentos, quando necessários, bem como a clareza e a coesão do texto são pontos importantes a serem avaliados. Conseguir apresentar as ideias de forma clara é outro aspecto importante. Isso sem contar no respeito à norma culta da Língua Portuguesa.

UEM: cursos

A UEM oferece diversos cursos espalhados em seus vários campi. São eles:

  • Campus Maringá (sede)
  • Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biomedicina, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Medicina, Música, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue, Tecnologia em Biotecnologia e Zootecnia.
  • Campus do Arenito (Cidade Gaúcha)
  • Engenharia Agrícola.
  • Campus Cianorte
  • Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia.
  • Campus Goioerê
  • Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Física, Licenciatura Plena em Ciências.
  • Campus Ivaiporã
  • Educação Física, História e Serviço Social.
  • Campus Umuarama
  • Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente.

Curso de especialização: UEM

Os cursos de pós-graduação lato sensu da UEM estão espalhados em diferentes centros de ciências:

  • Centro de Ciências Biológicas
  • Curso de Especialização em Ensino – Aprendizagem de Ciências e Biologia
  • Curso de Especialização em Biotecnologia – Presencial
  • Curso de Especialização em Biotecnologia – EAD
  • Curso de Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos – EAD
  • Curso de Especialização em Fisiologia Humana: Funcionamento do Organismo Humano no Contexto Interdisciplinar
  • Curso de Especialização em Anatomia e Histologia: Métodos de Ensino e Pesquisa
  • Centro de Ciências da Saúde
  • Curso de Especialização em Fisiopatologia Humana – Turma II
  • Curso de Especialização em Farmacologia
  • Curso de Especialização em Educação Física Escolar
  • Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde
  • Centro de Ciências Sociais Aplicadas
  • Curso de Especialização Em Controladoria e Contabilidade
  • Curso de Especialização Em Gestão Empresarial
  • Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
  • Curso de Especialização em Gestão de Políticas para a Criança e Juventude
  • Centro de Tecnologia
  • Curso de especialização em Gestão de Resíduos Sólidos
  • Especialização em Web
  • MBA – Qualidade e Tecnologia em Alimentos

Mestrado e Doutorado: UEM

Classificados por áreas de conhecimento segundo o CNPq, os cursos de mestrado e doutorado da UEM são:

  • Ciências Exatas e Da Terra
  • Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Mnpef)
  • Programa de Pós-Graduação em Bioestatística
  • Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
  • Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
  • Programa de Pós-Graduação em Física
  • Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Programa de Pós-Graduação em Matemática
  • Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profmat) – Mestrado Profissional
  • Programa de Pós-Graduação em Química
  • Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (Prof-Ciamb)
  • Ciências Biológicas
  • Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada
  • Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas
  • Programa de Pós-Graduação em ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais
  • Engenharias
  • Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo UEM/UEL
  • Programa de Pós-Graduação em Bioenergia
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos
  • Ciências Agrárias
  • Programa de Pós-Graduação em Agroecologia – Mestrado Profissional
  • Programa de Pós-Graduação em Agronomia
  • Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
  • Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento
  • Programa de Pós-Graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal
  • Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
  • Programa de Pós-Graduação em Economia
  • Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual & Transferência de Tecnologia para os Núcleos de Inovação Tecnológica (Profnit) – Mestrado Profissional em Rede Nacional
  • Ciências Da Saúde
  • Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica – Mestrado Profissional
  • Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Da Saúde
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
  • Programa de Pós-Graduação em Educação Física
  • Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Programa de Pós-Graduação em Odontologia
  • Ciências Humanas
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Rede Nacional – Polo Profhistória – UFRJ) – Mestrado Profissional
  • Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – Mestrado Profissional
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Linguística, Letras e Artes
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Programa de Pós-Graduação em Letras (Profletras) – Mestrado Profissional

Curtiu nosso guia UEM? Então que tal começar logo sua preparação, conferindo nosso banco de exercícios e nossa plataforma de videoaulas? Você também pode ver muito mais conteúdos como esse no Blog do Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *