As Ciências contábeis trata-se da área de conhecimento que tem como objetivo estudar, registrar, controlar e interpretar os fatos ocorridos nas empresas. Ela se preocupa com as variações patrimoniais (conjunto de bens, direitos e obrigações) das companhias.

Caso esteja interessado em fazer o vestibular na área e se tornar um contador posteriormente é muito importante se preparar e dedicar aos estudos desde já. Isso porque, essa graduação está entre as 5 que mais registram matrículas no país. Portanto, a concorrência é alta.

O profissional da área tem muitas responsabilidades, afinal, ele trabalha com várias informações que são vitais aos negócios. Quer saber mais sobre o tema? Neste post explicaremos detalhadamente o que é Ciências contábeis, qual é o tempo de duração do curso, como funcionam as faculdades da área, qual é o perfil profissional do contador e forneceremos sugestões de boas universidades. 

O que é Ciências Contábeis?

O profissional que trabalha nesse segmento visa fornecer informações contábeis e financeiras. Esses dados podem ser utilizados para diferentes finalidades. Primeiramente, eles ajudam na tomada de decisões internas nas companhias (se é, por exemplo, o momento ideal para vender novos serviços, contratar profissionais, abrir filiais, entre outros).

Além disso, essas informações também são vitais aos investidores (no caso de empresas com capital aberto, ou seja, que têm ações na bolsa de valores). Isso porque, por meio da interpretação desses dados, ele poderá decidir se vale ou não a pena investir em uma determinada companhia.

Agora, você deve estar se perguntando: de que forma o profissional da área consegue cumprir todas essas funções. Isso é feito por meio da execução das técnicas contábeis. São quatro, abordaremos sobre elas detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

Escrituração

Essa técnica tem como objetivo registrar todos os acontecimentos que alteram o patrimônio das empresas. Existem vários fatos que podem influenciar na composição de bens, direitos e obrigações das companhias. Entre eles estão a compra de mercadorias, recebimento dos clientes, a aquisição de um terreno, venda de mercadorias etc.

Demonstração financeiras

Por meio da produção de relatórios, as demonstrações expõem todos os fatos contábeis. Muitas companhias de grande porte têm ações na bolsa de valores e elas publicam todos os anos as declarações contábeis. Por meio delas, os investidores conseguem analisar se as empresas obtiveram lucros ou prejuízos, e se cresceram em relação ao ano anterior.

Análise contábil

Essa técnica visa fazer as comparações em receitas e despesas. Além disso, verifica-se o lucro e o patrimônio líquido em um mesmo período para informar às organizações a evolução contábil em relação ao ano anterior.

Por meio dessas informações, as empresas conseguem avaliar, de forma precisa, a situação patrimonial e financeira. A partir disso é possível pensar em medidas que possam aumentar as receitas e diminuir as despesas, o que contribui para aumentar os lucros das organizações.

Auditoria

Essa técnica visa aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis. Isso é feito por meio da revisão dos fatos contábeis. Nesse momento é verificado se os demonstrativos estão corretos e se seguem as normas da contabilidade.

Existem três tipos de auditoria, são elas:

  • interna: realizada pelos próprios auditores da companhia, ou seja, eles têm vínculo empregatício com a organização. Ela tem como objetivo avaliar e revisar as finanças, a contabilidade e outras operações fundamentais para a gestão das empresas;
  • independente: ela é feita por um profissional contratado pela empresa e ele não tem vínculo empregatício com a companhia. Nesse caso, o indivíduo se encarrega por emitir as suas opiniões em relação às contas, a situação financeira e a legalidade das operações;
  • fiscal: esse tipo de auditoria é feito pelos auditores fiscais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Eles verificam se a arrecadação de tributos por parte do governo está sendo recolhida de acordo com as leis. Tem um caráter de fiscalização, portanto.

Como funciona o curso?

Trata-se de uma graduação de nível superior e com título de bacharelado. Na maioria das vezes, o curso dura 4 anos e ele costuma ser dividido em oito semestres. Após a conclusão da faculdade, o profissional fica preparado para lidar com contas de pessoas físicas ou jurídicas. Ele é encarregado por fazer os registros e o controle das receitas, verificar a situação patrimonial e fazer a auditoria das contas, quando necessário.

Qual é o salário do profissional de ciências contábeis?

O salário do profissional pode variar conforme vários fatores. Entre eles estão a experiência do indivíduo e o porte da empresa na qual a pessoa trabalha. Apesar das oscilações, o salário médio do contador no Brasil é de R$4.631,28, de acordo com a Catho.com.

Outro fator que faz o salário do contador oscilar muito é a falta de um piso salarial unificado para a categoria em todo o Brasil. Dessa maneira, a quantia mínima a ser paga ao contador varia de acordo com cada estado. Em São Paulo, por exemplo, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindicont-SP) prevê um piso de R$ 2450,00.

Estágio em ciências contábeis

A realização do estágio é obrigatória e é um dos requisitos para obter a graduação em ciências contábeis profissional. Essa é uma ótima oportunidade de ter um primeiro contato com a área, conhecer os profissionais e definir em qual área se especializar (se focará, por exemplo, em auditoria, contabilidade gerencial, setor fiscal, tributário etc.).

Considerando esse fato, é muito importante aproveitar esse período e se dedicar ao máximo. Essa é a primeira oportunidade de você construir uma boa imagem profissional e caso você seja bem-sucedido nesse período, há grandes probabilidades de ser efetivado e, consequentemente, conseguir emprego logo após o término da faculdade.

Faculdade de Ciências Contábeis

Destacamos anteriormente que o curso de contabilidade tem duração de 4 anos. A graduação na área forma profissionais capazes de planejarem e gerenciarem a parte contábil das instituições. Além disso, o aluno estará preparado para administrar as contas de empresas e pessoas físicas. Isso pode ser feito por meio do registro, controle das receitas, gastos e lucros.

A graduação em contabilidade é voltada para organização e aptidão para lidar com números. A área apresenta uma alta gama de atuação e, por isso, o profissional pode atuar em diferentes áreas. Entre elas estão a auditoria, consultoria, perícia contábil, área acadêmica etc.

Grade curricular de ciências contábeis

Considerando as características do contador, a grade curricular do curso conta com disciplinas que possibilitam aos alunos a tomarem decisões em relação ao mundo dos negócios.

Eles serão capazes a fazer o planejamento e controle patrimonial das companhias e terão conhecimento em relação às leis, às tendências sociais e econômicas para analisarem melhor as operações internas dentro de uma empresa. Entre as principais disciplinas oferecidas pelo curso estão:

  • Teorias da Contabilidade;
  • Tecnologia da Informação;
  • Administração;
  • Finanças;
  • Economia;
  • Direito;
  • Estatística;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Gestão Tributária;
  • Informações Financeiras e Patrimoniais;
  • Auditoria e Controladoria.

Ciências contábeis Ensino a distância

A grade curricular graduação de Ciências Contábeis em EAD é semelhante aos cursos presenciais. Dessa maneira, quem optar por estudar à distância também estará preparado para exercer a profissão. Além disso, o diploma de quem faz a graduação on-line tem o mesmo valor em relação ao presencial.

O curso on-line é extremamente útil às pessoas que não tem muito tempo durante o dia devido ao trabalho. Além disso, essa modalidade é muito interessante as pessoas que moram em regiões com poucas opções de instituições de ensino superior presenciais e que não possuem condições financeiras no momentos para eventual mudança de cidade.

Apesar dos pontos positivos, o estudante da modalidade on-line deve ser ainda mais disciplinado. Além disso, é muito importante realizar todas as atividades propostas pelos professores. Dessa maneira, a distância não será um obstáculo e o aluno conseguir a se desenvolver de forma adequada nas disciplinas que fazem parte do curso de contabilidade.

Pós-graduação em Contabilidade

Quem é graduado em ciências contábeis, administração, finanças, economia e áreas relacionadas pode se especializar em algum segmento da contabilidade. Isso agrega ao currículo do profissional, pois essa área do conhecimento é fundamental para fazer o registro e controle do fluxo de caixa e o capital de giro das empresas.

Além disso, fica mais fácil de detectar situações que colocam em risco a viabilidade dos negócios. Por conta dessas questões, muitas companhias procuram por esse tipo de profissional.

Vale destacar que atualmente é possível se especializar e fazer pós-graduações em diversas áreas da contabilidade. Entre elas estão:

  • Auditoria;
  • Controladoria;
  • Contabilidade Empresarial;
  • Gestão e Controladoria Pública;
  • Gestão Contábil;
  • Perícia Contábil.

Quais são os requisitos para exercer a profissão?

O primeiro passo para conseguir exercer a profissão é ter diploma em Ciências Contábeis devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é necessário ser aprovado no exame de suficiência que é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Essa prática é semelhante em relação a área de Direito. Sendo que para essa área é necessário passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para poder exercer a profissão.

Como funciona o Exame de Suficiência de Contabilidade?

O Exame de Suficiência tem como objetivo medir a capacitação e os conhecimentos do aluno para o exercício da profissão. O teste é composto por 50 questões de múltipla escolha e há 4 opções de resposta em cada. É necessário acertar 25 questões (50% da prova) ou mais para ser aprovado, obter o registro profissional e, assim, se tornar um contador.

A taxa de inscrição é de R$110,00. No entanto, se o candidato for inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e, ao mesmo tempo, for membro de família de baixa renda, ele terá direito a isenção.

Agora, você deve estar se perguntando: quais são as disciplinas cobradas no exame? O teste aborda 13 disciplinas, são elas:

  • Princípios da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Pública;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Língua Portuguesa Aplicada;
  • Controladoria;
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada;
  • Teoria da Contabilidade;
  • Legislação e Ética Profissional;
  • Matemática Financeira e Estatística;
  • Perícia Contábil;
  • Auditoria.

Vale ressaltar que o candidato aprovado tem o prazo de dois anos para fazer a inscrição no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu Estado e, assim, começar a exercer a profissão.

Qual o perfil do profissional de ciências contábeis?

Como analisa dados financeiros das companhias, a ética e a responsabilidade são características fundamentais ao contador. Além disso, a pessoa deve ter habilidade para lidar com números e ser organizado.

Assim como em diferentes profissões é fundamental também estar atualizado em relação às tendências da área e em relação às mudanças nas leis. Entre elas as normas que regem a contabilidade e também as leis do Direito Tributário.

O conhecimento desses pontos facilitam no momento de fazer planejamento tributário (buscar pagar menos impostos de forma lícita) e no cumprimento adequado de obrigações perante o fisco, como pagar um imposto ou emitir uma nota fiscal, por exemplo.

Outra característica muito importante ao contador é a capacidade analítica. Trata-se da facilidade em fazer análises de números em informações, interpretar o que os dados dizem e, por meio desse entendimento, sugerir um plano de ação ou tomar providências específicas.

Por meio desses dados é possível saber, por exemplo, quais são as maiores despesas, classificar todos os custos e verificar a situação patrimonial das empresas. Com esse conhecimento é possível sugerir ideias que proporcionam as companhias a adquirir em um produto ou serviço com o melhor custo-benefício possível e, assim, ajudar as organizações a diminuírem os gastos.

calculadora ciências contábeis

Como está o mercado de trabalho?

O mercado basicamente é amplo e oferece muitas possibilidades aos profissionais da área. Isso decorre basicamente de uma premissa: todas as empresas, exceto os Microempreendedores Individuais (MEIs), precisam de um contador. Dessa maneira, a pessoa pode trabalhar em companhias dos mais variados setores.

O profissional formado na área pode atuar das seguintes formas:

  • como profissional liberal (por conta própria), fornecendo consultoria às pessoas ou empresas;
  • em escritórios de contabilidade;
  • em companhias de auditoria, fiscalizando outras companhias;
  • departamento financeiro ou tributário das organizações de qualquer segmento.

Vale destacar ainda que diferentemente de muitas áreas, especialmente aquelas que lidam com trabalhos automatizados, a contabilidade não sofre ameaças de automatização. Esse processo caracteriza-se pela substituição do trabalho humano pelo nas máquinas. A baixa ameaça dos fatores tecnológicos é um fator que garante uma maior segurança ao profissional. Isso ajuda a manter uma demanda constante por parte dos profissionais da área.

No ramo de ciências contábeis, a tecnologia é muito bem-vinda para o trabalho dos contadores, pois ela facilita a execução de inúmeros trabalhos corriqueiros por parte do profissional. Essa característica garante uma maior produtividade a pessoa e ela poderá atender uma quantidade maior de clientes.

Como é a rotina de um contador?

O contador lida constantemente com planilhas, números, relatórios e análises. Elas são extremamente importantes para o profissional fornecer informações que possam ajudar as empresas a tomarem boas decisões.

Realmente ele lida com muitas responsabilidades, afinal de contas, o profissional tem acesso e analisam às informações financeiras das companhias. Por meio desse procedimento, a pessoa pode fornecer sugestões que possam ajudar as organizações a maximizar os resultados.

A rotina do profissional também não apresenta emoções diferentes todos os dias e nem muitas aventuras, pois ele também precisa lidar com vários procedimentos burocráticos e eles são constantes. Entre eles estão a apuração de impostos, o recolhimento de tributos, o auxílio da emissão das notas fiscais etc.

Em quais áreas o profissional pode se especializar?

Sem dúvida alguma, o ramo de atuação para o profissional graduado em ciências contábeis é amplo. Ele pode se especializar em diferentes áreas. Na sequência do post abordaremos as principais possibilidades. Continue lendo!

Auditoria

Nessa área, o profissional pode emitir opiniões sobre as demonstrações contábeis das companhias ou fiscalizar o trabalho de outros profissionais da área (caso esteja ligado ao fisco). A auditoria é importante para verificar se há alguma fraude (se a empresa está, por exemplo, sonegando impostos, desviando ou lavando dinheiro) ou se a companhia está fazendo algum procedimento contábil incorreto.

Contabilidade Gerencial

O profissional de ciências contábeis também pode lidar com o dinheiro que circula nas empresas. Esse controle é muito importante, pois ajuda as companhias a tomarem decisões importantes.

Quem opta pela especialização na área deve ter um amplo conhecimento em relação às finanças e contabilidade. Isso porque, ele lida, no seu cotidiano, com vários termos em relação a ambos os assuntos. Entre eles estão receitas, custos, lucro, depreciação, tributos etc.

Fiscal

O profissional que atua nessa área é responsável por fazer a escrituração e apurar o quanto as empresas devem pagar de impostos. Além disso, eles ajudam as empresas a buscar créditos de tributos para compensação, a conseguir benefícios fiscais e também a reduzir custos no pagamento das obrigações com o fisco.

Trata-se de uma área com alta demanda e essencial às companhias, pois ajudam elas a reduzirem as despesas, a evitarem o pagamento de multas e também garante agilidade nos processos fiscais.

Onde estudar ciências contábeis?

Sugerimos para você algumas faculdades bem avaliadas na área de ciências contábeis em diferentes regiões do Brasil. Todas elas obtiveram índices de aprovação superiores a 50% no exame de suficiência de contabilidade do ano passado. Confira a lista a seguir.

A contabilidade é uma das profissões mais procuradas pelos estudantes. Por isso, é necessário ter muita preparação para os vestibulares. Porém, todo esse sacrifício vale a pena, no mercado está aquecido e a demanda por profissionais da área continua alta. Essa característica aumenta a chances de a pessoa conseguir emprego logo após o término da faculdade.

Gostou deste post sobre ciências contábeis? Conheça mais detalhes sobre o perfil desejado do contador e veja se esse curso é para você. Não deixe também de conferir o nosso plano de estudos. Ele o ajudará a estar preparado para os vestibulares da área.