Confira as provas e gabaritos de edições passadas do exame!

 

TUDO SOBRE AS PROVAS DO ENEM

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muito esforço e foco por parte dos candidatos e, para começar esse processo é interessante conhecer e estudar as provas do Enem dos anos anteriores para que o aluno possa criar uma familiaridade com o formato da prova, especialmente quem nunca prestou o Exame antes.

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar as competências dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio. Versões seguintes tiveram importantes mudanças e as notas do exame passaram a ser utilizadas em programas de seleção que dão acesso a vagas em universidades públicas e privadas em todo o país.

A metodologia utilizada para correção da prova também passou por mudanças e, hoje, a utilizada é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração o número de acertos por nível de dificuldade e relaciona a probabilidade de um aluno apresentar determinada resposta.

Nas primeiras edições, as provas do Enem eram realizadas em apenas um dia. Porém, com as mudanças feitas em 2009, as provas passaram a ser realizadas em dois domingos consecutivos.

FORMATO ATUAL DO ENEM

Nas edições anteriores, o Exame acontecia em um único final de semana (sábado e domingo). Desde a edição de 2017, a prova é aplicada em dois domingos consecutivos.

No primeiro dia são aplicadas as questões das áreas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além da redação.

No segundo e último dia são aplicadas as questões das áreas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.

O edital do Enem de 2018 também trouxe algumas mudanças. Entre os principais pontos, podemos citar a manutenção da taxa de inscrição em R$ 82 e a extensão do tempo de prova do segundo domingo para 5 horas.

Até a edição de 2017, os estudantes tinham 4 horas e 30 minutos para fazer a prova de Ciências da Natureza e Matemática.

Para que você possa começar a treinar e se preparar para o exame, disponibilizamos as provas e gabaritos do Enem aplicadas desde 2014.

 

ENEM 2014

A reaplicação da prova ocorreu para os participantes privados de liberdade e para os jovens em medida socioeducativa, devido a um roubo ao caminhão dos correios que carregava o gabarito da prova.

1ª aplicação

2ª aplicação

ENEM 2015

As provas do Enem 2015 foram reaplicadas para alguns alunos em Santa Rita do Sapucaí (SC), que tiveram o tempo de prova estendido indevidamente.

1ª aplicação

2ª aplicação

ENEM 2016

Alguns estudantes tiveram as datas do exame adiadas porque algumas escolas públicas estavam ocupadas pelo movimento “ocupações nas escolas”.

1ª aplicação

2ª aplicação

ENEM 2017

Essa edição do Enem foi reaplicada para cerca de 3.500 candidatos das cidades de Teresina, Uruaçu e Olinda. Não havia energia elétrica no dia das provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

1ª aplicação

2ª aplicação

ENEM 2018

Essa edição do Enem foi marcado pelo acréscimo no tempo de prova no segundo dia de 30 minutos, quando é cobrado dos candidatos questões de Matemática e Ciências da Natureza.

1ª aplicação

2ª aplicação