O que é o resultado do Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é o programa que direciona bolsas integrais ou parciais em instituições de ensino superior que sejam privadas. 

O resultado do Prouni é a divulgação dos alunos que foram selecionados para garantir essas bolsas. O resultado possui quatro fases: primeira chamada, segunda chamada, lista de espera e bolsas remanescentes. Veja como funciona!

Resultado do Prouni 2020

Prouni resultado

O Prouni tem duas fases, a primeira é o processo regular, aberto a todos os interessados que fizeram a última edição do Enem, no caso, o Enem 2019.

A segunda fase é destinada aos interessados não selecionados na primeira fase e outros, que fizeram o Enem de 2010 para cá, mais professores da rede pública (você pode verificar as regras aqui).

Essa segunda fase pode ser composta por até 2 processos: lista de espera e bolsas para vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram preenchidas na primeira e segunda chamadas e lista de espera do programa.

Resultado da primeira e segunda chamada do Prouni

O resultado da primeira chamada do Prouni acontecerá no dia 4 de fevereiro e, se selecionado, você terá até o dia 11 de fevereiro para ir até a universidade em questão e entregar a documentação necessária.

A segunda chamada inicia-se após o término da matrícula da primeira chamada, preenchendo, assim, as vagas que não foram completadas. Para o Prouni de 2020, elas serão do dia 18 de fevereiro e você terá até o dia 28 de fevereiro para procurar fazer a matrícula.

Se caso você não for convocado, mesmo que já estivesse inscrito, agora é a hora de fazer um novo cadastro, desta vez, se colocando na lista de espera.

A cada edital, a página de resultado do Prouni é sua principal fonte de informação sobre o processo, porque ao contrário dos vestibulares, não é informado pelas universidades. É preciso que você acesse o sistema e veja sua classificação, por isso lembramos que o importante é manter as datas de cada fase do edital em mente.

Resultado da Lista de Espera do Prouni

A lista de espera do Prouni é a sua terceira chance de garantir uma das bolsas. 

O MEC distribui a lista de espera para as universidades participantes do programa e, a partir delas, as universidades são responsáveis por fazer a verificação da documentação dos candidatos, por isso, além do site oficial do processo seletivo, é importante ficar atento aos informes das próprias instituições de ensino.

Você deve esperar a data dos resultados da lista de espera para saber se foi selecionado.

Resultado das bolsas remanescentes do Prouni

Na última etapa do processo, as vagas remanescentes são destinadas a quem fez o Enem de 2010 para cá. Por isso, há um cadastro específico na página de vagas remanescentes.

As inscrições contam com prazos diferentes, dependendo da situação individual:

  • Para quem não estava matriculado em nenhuma instituição de ensino: encerrando em 9 de abril deste ano.
  • Para os que já haviam se matriculado em algum curso de graduação: encerrando em 30 de abril deste ano.

Os prazos estão disponíveis no site do Prouni. Uma vez encerrados, os candidatos têm dois dias úteis para comparecer na universidade pretendida, apresentando a documentação que comprova suas informações.

No terceiro dia útil, as instituições informam os selecionados através do próprio sistema online, ou seja, o seu resultado do Prouni estará disponível rapidamente no site oficial do programa.

Cronograma Prouni 2020

O Prouni 2020 divulgou seu cronograma no ano passado. Contudo, devido ao erro da nota do Enem 2019, algumas datas foram prorrogadas.

Veja as datas atualizadas:

  • Início das Prouni 2020 inscrições: 28 de janeiro de 2020
  • Fim das inscrições: 01 de fevereiro de 2020 (às 23h59) 
  • Primeira chamada: 4 de fevereiro de 2020
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro de 2020
  • Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2020
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro de 2020
  • Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março de 2020

Como ver o resultado do Prouni

Apesar das datas do resultado do Prouni serem diferentes para cada edital, o procedimento para verificar sua colocação é sempre o mesmo e não muda ano após ano.

Resultado Prouni: passo a passo

1. Basta acessar a página oficial do programa, clicar em resultado e fornecer seus dados:

  • Número de inscrição no Enem;
  • Senha no Enem.

resultado prouni

2. O sistema pedirá que você clique em uma figura (nuvem, árvore, pasta etc), após fazer isso, você será direcionado automaticamente para a página de resultados do sistema de seleção.

Prouni resultado

3. Após este processo, o sistema irá abrir diretamente na página em que você for, ou não, selecionado na primeira chamada para as bolsas do Prouni.

4. Caso não tenha sido selecionado, fique atento às próximas datas, pois você ainda tem 3 chances!

Não consigo ver o resultado do Prouni: o que fazer?

Se por qualquer motivo, você não conseguir acessar a página de resultado do Prouni, existem dois canais alternativos pelos quais pode checar sua classificação e/ou aprovação:

  • Diretamente com a instituição de ensino, na qual se candidatou a uma vaga;
  • Através da Central de Informações do MEC, cujo número é 0800-616161.

Antes disso, você também pode tentar acessar de outro computador, ou até mesmo em um horário diferente. Muitas vezes, com o alto número de acesso os site pode ficar um pouco lento e às vezes até cair por alguns minutos.

Então, tenha um pouquinho de paciência se isso acontecer, é só não deixar para última hora, para não correr o risco perder os prazos.

Passei no Prouni, e agora?

cartas resultado prouni

Eba, você foii aprovado! Ansioso para saber qual o próximo passo?

Então vamos falar de documentação, que vai ser sua maior preocupação nessa fase do processo!

Mais uma vez, precisamos lembrar que cada fase tem prazos diferentes e na fase das vagas remanescentes, dependendo do candidato, também há variação na documentação exigida.

Quando convocado, você deve apresentar toda esta documentação na instituição de ensino escolhida e, depois, verificar o resultado da comprovação de documentos do Prouni nos canais oficiais.

E lembre-se que todas as informações sobre as principais datas do Prouni estão o site oficial do programa.

Mas, antes de encerrar, vamos te adiantar quais são os documentos exigidos, para que você se agilize, afinal, como você percebeu, são apenas dois dias úteis para apresentá-los na instituição de ensino.

Documentos

Após verificar o resultado do Prouni, você deverá entregar estes documentos na instituição de ensino:

  • Documentos de identificação pessoal e de familiares;
  • Comprovantes de residência;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Comprovantes de separação, divórcio ou óbito dos pais (conforme o caso);
  • Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia (quando houver);
  • Comprovantes de conclusão do ensino médio.

Além destes, também há documentação específica para professores da rede pública de ensino e outros, de comprovação de deficiência, conforme o caso de cada candidato.

Ou seja, existem pequenas variações, conforme a modalidade de cada candidatura e para verificar a documentação específica para o seu caso, verifique a lista detalhada clicando aqui.

Como dissemos, nunca é demais repetir, procure providenciar todos os documentos com antecedência.

Principalmente, para não correr o risco de perder sua vaga pela falta de comprovação das informações, afinal, você passou pelo mais difícil, que era ser selecionado para uma bolsa, não faz sentido jogar isso fora por bobagem, não é mesmo?

Por fim, após a entrega da documentação, a instituição vai verificar a veracidade dos dados decidindo pela aprovação ou reprovação do candidato a bolsa. O resultado é divulgado no próprio site do Prouni.

Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos.