Lista de Espera Sisu

Se você está estudando para o Enem e vestibulares com o objetivo de ingressar na universidade, já deve ter falar da lista de espera do Sisu.

Preparamos esse guia para que você entenda exatamente como funciona esse cadastro, de que forma você pode participar e como descobrir se foi selecionado por meio da lista de espera. Acompanhe nosso artigo e descubra um dos passos que pode te ajudar a começar a tão sonhada graduação.

O que é o Sisu?

Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, que consiste em um sistema informatizado no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem suas vagas para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

O processo tem uma etapa de inscrição, em que o candidato deve escolher uma ou duas opções de cursos de graduação que estão com ofertas de vagas no sistema pelas instituições participantes. Nesse momento ele também define se vai concorrer as vagas de ampla concorrência ou como cotista.

Ao concluir o prazo, o sistema faz uma seleção automática e classifica os candidatos de cada curso de acordo com as notas do Enem, pesos e bônus, dentro do número de vagas ofertadas por cada instituição dentro do Sisu.

Ficar atento aos prazos é de extrema importância para quem está tentando uma vaga pelo Sisu. Isso porque os aprovados na primeira chamada têm apenas uma oportunidade para efetuar a matrícula. Se vencer o prazo, o sistema entende que o candidato não tem interesse e o exclui do processo.

Quem é selecionado na segunda opção tem uma chance a mais. Mesmo que faça a matrícula, pode integrar a lista de espera para o curso escolhido na primeira opção.

Como funciona a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu funciona da seguinte forma: depois da primeira chamada, o sistema disponibiliza para as instituições uma lista de espera para que possam preencher as vagas que não foram ocupadas na chamada regular da seleção. Geralmente são alunos que desistiram do curso, perderam o prazo ou tiveram problemas e acabaram não realizando a matrícula.

A lista de espera é válida apenas para a primeira opção de curso selecionada no ato da inscrição. O processo da lista de espera não é automático. Sendo assim, o participante precisa manifestar seu interesse pela vaga.

Muitas pessoas conseguem fazer o curso dos seus sonhos graças a esse processo. As notas de corte mais altas costumam ser acima de 850 pontos nas áreas mais concorridas e a lista de espera, junto da segunda opção de curso, são oportunidades concedidas pelo MEC para que todos tenham a chance de cursar uma universidade pública.

Como participar da lista de espera do Sisu?

O processo para participar da lista de espera do Sisu é muito simples. No site do sistema existe uma opção chamada “Boletim do Candidato”. Lá, uma tela exibe a primeira escolha de curso feita pelo candidato ao fazer a inscrição. Nesse mesmo local está o botão “participar da lista de espera”.

O prazo para solicitar a participação geralmente inicia no dia que é divulgada a chamada regular e o estudante interessado tem até 10 dias para fazer o requerimento. O sistema exibe uma mensagem de confirmação do pedido.

As convocações começam em torno de uma semana depois de encerrado o prazo e terminam quando todas as vagas são preenchidas, o que pode acontecer até depois do início das aulas.

Mas fique atento: algumas instituições pedem que os candidatos declarem diretamente no site da universidade o seu interesse pela vaga. Portanto, não se esqueça de se informar sobre o funcionamento da instituição escolhida!

Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

Podem participar da lista de espera do Sisu todos os candidatos que não foram aprovados, em chamada regular, na primeira opção de curso selecionada.

Aqueles que foram selecionados para a segunda opção e, inclusive, efetuaram as matrículas, podem se inscrever normalmente na lista de espera.

O Sisu também conta com o sistema de cotas que disponibiliza 50% das vagas considerando cor, raça ou perfil socioeconômico.

Resultado da lista de espera do sisu

Lista de espera Sisu

Acompanhar os resultados da lista de espera do Sisu é de responsabilidade única e exclusiva do candidato.

O pedido tem prazo para ser efetuado, mas o resultado não. Como já citamos acima, a convocação pode sair mesmo após o início das aulas. Isso acontece porque as próprias instituições são as responsáveis pela convocação e por divulgar os resultados.

Salientamos novamente a importância de entrar em contato com a universidade escolhida no curso que você selecionou como primeira opção e se informe sobre os canais de divulgação dos aprovados pelo Sisu.

Como saber o resultado da lista de espera

O site do Ministério da Educação divulga a data de início da convocação dos candidatos que estão aguardando a lista de espera, mas para que você saiba se foi selecionado ou não, precisa entrar em contato diretamente com a instituição de ensino na qual está concorrendo a uma vaga.

O mesmo procedimento deve ser realizado com relação à matrícula. O calendário para realizar o registro é disponibilizado pela própria universidade, assim como a documentação exigida. Portanto, fique atento aos comunicados e prazos da instituição!

Como saber se existe a possibilidade de ser aprovado no Sisu

Você pode usar as notas de corte como referência para saber se há possibilidade de ser selecionado ou não. No período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte, que consiste na menor nota necessária para que o candidato seja selecionado.

Durante esse mesmo período, o sistema disponibiliza a classificação parcial do candidato no curso escolhido como primeira opção. Fazendo esse acompanhamento, é possível se programar para os próximos passos: aguardar a lista de espera, iniciar as aulas na segunda opção, ou esperar o próximo Enem, realizar o exame e esperar o próximo processo seletivo do sistema.

Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos.