Cesgranrio Enem: o que é, redação e mais!

Entenda como funciona a Fundação Cesgranrio, cursos oferecidos, como ingressar, redação e mais!

Cesgranrio Enem: o que é, redação e mais!

Com mais de 40 anos de existência, a Fundação Cesgranrio é uma das líderes na elaboração de vestibulares e concursos públicos, além de contar com seis cursos de graduação em sua faculdade no Rio de Janeiro.

A instituição também faz parte da banca que corrige a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), juntamente com as Fundações Vunesp e FGV. Assim, vale a pena conhecer um pouco mais da história e estrutura das provas da Cesgranrio.

Pensando exatamente em ajudá-lo a se sair bem no Enem, principalmente para conseguir uma nota que garanta a vaga na universidade de sua preferência, vamos explicar neste post tudo sobre a Cesgranrio Enem. Venha com a gente!

O que é Cesgranrio?

A Fundação Cesgranrio é uma instituição educacional responsável pela realização de provas em inúmeros concursos públicos, vestibulares e Enem. A credibilidade é fruto de quatro décadas de trabalhos prestados ao redor do Brasil, contribuindo imensamente com a educação nacional.

A prestação de serviços na área de provas ao governo federal não é recente. A primeira experiência da Cesgranrio nessa área foi em 1995, quando elaborou o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB). De lá para cá, foram vários momentos em que a instituição esteve presente nas avaliações do ensino, tais como.

  • Exame Nacional de Cursos;
  • Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade),
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
  • Prova Brasil.

Como você percebeu, a competência da Cesgranrio é altamente comprovada, tendo em vista que sempre esteve elaborando ou corrigindo provas aplicadas em todo o Brasil. No entanto, a que mais recebe candidatos e que mais movimenta a instituição certamente é a prova do Enem.

Além disso, a instituição conta com uma faculdade no Rio de Janeiro que tem cursos de graduação e pós-graduação, sem falar nos testes que aplica em empresas privadas.

Conheça a Faculdade Cesgranrio

A Faculdade Cesgranrio conta com mais de 140 vagas distribuídas em seis cursos de graduação que ficam no Rio de Janeiro. São eles:

São cursos que se concentram principalmente na área educacional, seguindo os passos da Fundação, que já tem tradição comprovada no ramo. Outro destaque da Cesgranrio é o constante apoio a projetos culturais, artísticos e sociais.

enem cesgranrio

Foto: Agência Brasil

Como entrar na Cesgranrio pelo Enem?

Quem consegue ir bem no Enem já sai na frente para entrar na Fundação. Isso porque 40% das vagas são reservadas para serem preenchidas somente por meio da nota do Exame, ou seja, você pode entrar na Cesgranrio sem ao menos fazer o vestibular.

Em 2018, a maior nota de corte ficou em 596, porcentagem não tão alta em comparação a outras instituições. Por isso, é mais fácil conseguir uma bolsa via Prouni para quem fez o Ensino Médio em escolas públicas e tem renda per capita familiar menor do que 3 salários mínimos.

Mas, para chegar lá, é preciso ir bem no Enem. Portanto, vale a pena aumentar a sua rotina de estudos, principalmente para focar nas instituições que aceitam a nota do Enem como meio de ingresso.

Veja como se comporta a banca da Cesgranrio

Sabendo-se que a Cesgranrio auxilia na elaboração da prova do Enem juntamente com a Vunesp e a Fundação Getúlio Vargas, nada melhor do que conhecer um pouco da estrutura das provas da instituição carioca para você já ficar familiarizado com a abordagem de algumas questões.

Historicamente, os enunciados elaborados pela Cesgranrio são mais curtos, com muita objetividade, inclusive que podem esconder determinadas pegadinhas. A instituição utiliza muitos gráficos e imagens nas questões, valorizando a interpretação e o raciocínio lógico.

De forma geral, o nível de dificuldade da banca tem uma avaliação mediana. Assuntos da atualidade são frequentemente explorados tão quanto o cumprimento à risca do que consta no edital. No entanto, o governo assegura que, no Enem, o consórcio só auxilia na correção das provas.

Redação da Cesgranrio

Em seus vestibulares, a Fundação Cesgranrio tem o hábito de realizar redações baseadas em temas bem atuais, sempre explorando reportagens veiculadas em meios de comunicação, como jornais, revistas ou sites.

O texto deve ser dissertativo-argumentativo, defendendo um ponto de vista extraído do trecho disponibilizado. Em suas avaliações, a instituição verifica o domínio da Língua Portuguesa e da escrita, o cumprimento da abordagem descrita e a argumentação devidamente organizada em respeito aos fatos apresentados no enunciado.

De maneira geral, é uma dinâmica que segue as mesmas diretrizes do Enem. Já no caso do Exame Nacional, é bom você ficar de olhos bem abertos para questões que envolvem os Direitos Humanos, cidadania, violência e preconceitos. É bem provável que o tema deste ano adote uma posição mais conservadora dentro das linhas do neoliberalismo.

Cesgranrio Enem

Apesar de a Fundação Cesgranrio dominar a produção de provas, o governo federal não confirma que a instituição educacional contribua com a elaboração da prova do Enem.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a elaboração do Enem é de responsabilidade do governo federal por intermédio do Inep. Fica sob responsabilidade da FGV a correção das redações. A Cesgranrio e a Vunesp cuidam da correção da prova objetiva.

No entanto, diante da amplitude, responsabilidade e importância do Enem, muitos especialistas acreditam que as quatro instituições têm alguma participação no processo de desenvolvimento das questões.

Colaboradores da Cesgranrio

Sendo a segunda maior prova do mundo, o Enem necessita de 600 mil fiscais para dar conta das 5 milhões de pessoas que farão a prova pelo Brasil afora.

Para isso, o Inep abre oportunidades para servidores federais, estudantes universitários e colaboradores do consórcio que auxilia na aplicação da prova (Cesgranrio, Vunesp e FGV).

Para isso, é necessário seguir alguns pré-requisitos, como veremos a seguir:

  • ser maior de 18 anos;
  • ter concluído o ensino médio;
  • não estar inscrito no Enem;
  • não ter vínculo de parentesco próximo com pessoas que estejam fazendo o exame.

As inscrições ficam disponibilizadas online, mas o prazo da prova de 2019 já se encerrou. Cada fiscal ganha R$ 28,50 por hora, o que rende R$ 684 para quem consegue atuar nos dois domingos da prova.

Agora que você já sabe mais sobre a Cesgranrio Enem, a dica é continuar se aplicando à rotina de estudos, além de sempre buscar informações que contribuam com a sua diversidade cultural. Assim, certamente seu desempenho no exame trará grandes frutos em sua carreira estudantil e profissional.

Quer aproveitar para se preparar para o Enem com professores altamente qualificados? Então conheça o nosso plano de estudos e arrase na prova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *