Vestibular Uesb: como funciona, inscrições e mais!

Vai prestar o vestibular da Uesb? Então, fique por dentro das principais informações sobre a universidade, como funciona e muito mais!

Vestibular Uesb: como funciona, inscrições e mais!

Com quase 40 anos de tradição, a Uesb tem se firmado como uma Instituição de renome na região nordeste do Brasil e no norte de Minas. Ao todo, são 47 cursos de graduação divididos em três campi.

A Uesb oferece mais de 3 mil vagas anualmente (entre graduação e pós-graduação) — e uma delas pode ser sua! Venha com a gente conhecer mais sobre essa universidade e como funciona o vestibular Uesb!

O que é Uesb?

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) está situada na Mesorregião do Centro-sul do estado: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Sua origem remonta à união das antigas Faculdades de Formação de Professores à Faculdade de Agronomia, na década de 1960. Apenas em 1980, com vários cursos em funcionamento, a Universidade foi constituída sob a regência do estado da Bahia.

Hoje, conta com mais de 1000 professores. Além dos cursos de graduação, são 19 mestrados, 6 doutorados e 15 especializações. Veja como funciona o vestibular se você almeja ingressar na Uesb!

Como funciona o vestibular da Uesb?

Na Uesb, o vestibular é feito uma vez por ano, com entrada semestral dos alunos. O carro-chefe da Universidade é a formação de professores, por meio de cursos de licenciatura em várias áreas do conhecimento. Também há cursos de bacharelado, inclusive de Medicina.

É bom ressaltar que metade das vagas oferecidas se destinam ao Sistema de Reserva de Vagas Combinadas, uma espécie de sistema de cotas, que seleciona candidatos:

  • negros que estudaram em escolas públicas (70% das vagas);
  • outros estudantes de escolas públicas (30% das vagas);
  • indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (1 vaga por curso para cada modalidade).

Diferencial: filmes e obras literárias

Um dos diferenciais do vestibular Uesb é a recomendação de filmes para o candidato assistir antes de fazer a prova. Para 2020, os títulos escolhidos pelo projeto Cinema: Eis a Questão – Janela Indiscreta no Vestibular foram:

  • O grande ditador (1940);
  • Abrigo nuclear (1981);
  • Ex-pajé (2018).

É fundamental ver os filmes com olhar atento e crítico, pois as questões sobre eles podem aparecer em qualquer uma das provas.

As obras literárias cobradas neste ano são:

  • A audácia dessa mulher, de Ana Maria Machado;
  • A farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente;
  • Olhos d’água, de Conceição Evaristo;
  • Anésia Cauaçu, de Domingos Ailton.

Vestibular Uesb: inscrições

Você pode conferir, na página do candidato, as informações sobre o vestibular Uesb 2020. Por enquanto, as informações de 2019 podem nos dar uma noção das principais datas deste processo seletivo.

menino estudando vestibular uesb

Uesb vestibular 2019: inscrições

Para o vestibular Uesb 2019, as inscrições ocorreram entre 14 de novembro e 2 de dezembro. Portanto, fique atento, que o prazo não costuma variar muito. O valor da taxa é de R$ 100 e não deve ser alterada em 2020.

Uesb vestibular 2019: data

O edital previa a aplicação das provas em 20 e 21 de janeiro de 2019, assim distribuídas:

  • no domingo, os candidatos fazem provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) e Matemática, além da Redação;
  • na segunda, são aplicadas as provas de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

Uesb vestibular 2019: local de prova

O candidato pode escolher em qual campus deseja fazer a prova, de acordo com o curso indicado na inscrição: Jequié, Vitória da Conquista ou Itapetinga.

Diferentemente do Enem, cujas provas são aplicadas no período da tarde, a Uesb opta pela parte da manhã: os portões são abertos às 7:00 e se fecham às 7:50. Consulte o local de prova exato (a informação consta no cartão no candidato) para evitar correria no dia do vestibular. Lembre-se de levar caneta transparente de tinta preta, documento e o cartão de inscrição.

Uesb vestibular: como são as provas

Ao todo, são 85 questões, lembrando que as provas têm pesos diferenciados dependendo do curso escolhido. Por exemplo, para as Engenharias, as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza têm peso 3, enquanto Matemática tem peso 5. Língua Portuguesa e Redação, que vale 10 pontos, têm peso 5 para todas as áreas.

O conteúdo é bastante semelhante ao do Enem. Por isso, basta o candidato seguir o programa de disciplinas que consta no edital.

Atenção à prova de Redação, que cobra a produção de um texto dissertativo-argumentativo, com defesa consistente de ponto de vista. Em 2019, o tema foi “Ciência e tecnologia: acesso, benefícios, malefícios”, e o candidato tinha à disposição uma coletânea de textos de gêneros diversificados para ajudar a construir sua argumentação.

Resultado vestibular Uesb

A divulgação da edição 2019 do vestibular saiu em 5 de fevereiro, em torno de duas semanas após as provas. O candidato pode consultar a página da Uesb ou suas redes sociais — Facebook e Twitter — para acessar o resultado.

Quer ver o resultado do vestibular da Uesb 2019? Assim, você tem uma ideia da concorrência nos anos anteriores. Em 2019, por exemplo, foram abertas 1186 vagas nos três campi.

Entre os cursos mais concorridos, destacam-se:

  • Direito (Vitória da Conquista) — 33,2 candidatos por vaga;
  • Direito (Vitória da Conquista/2º semestre) — 34,2 candidatos por vaga;
  • Fisioterapia (Jequié) — 22,2 candidatos por vaga;
  • Odontologia (Jequié) — 33,7 candidatos por vaga;
  • Medicina (Jequié) — 149,4 candidatos por vaga;
  • Medicina (Jequié/2º semestre) — 149,4 candidatos por vaga;
  • Psicologia (Vitória da Conquista) — 28,5 candidatos por vaga.

Provas do vestibular Uesb

As provas anteriores do vestibular ficam disponíveis no site, onde os candidatos podem consultar os arquivos de 2010 a 2018.

A Uesb aderiu ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e reserva 50% das vagas para entrada de estudantes por meio da nota do Enem.

Animado para se inscrever no vestibular Uesb? Se estiver estudando para o Enem, você pode aproveitar os mesmos conteúdos, com o acréscimo dos livros e filmes específicos para esta prova.

Conheça o Plano de Estudos Stoodi. Você não vai perder conteúdo e estará pronto para o vestibular ou o Enem! Temos videoaulas e um banco de exercícios completo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *