Função quadrática – Papel dos coeficientes no gráfico da função

No post de hoje vamos falar de função quadrática, passo a passo. As funções quadráticas, também chamadas de funções do 2º grau, são as funções que tem formato:

 

Gráfico da função quadrática

Os gráficos de funções quadráticas são sempre parábolas. Assim como em toda função, podemos plotar seu gráfico construindo uma tabela de pares (x,y), ou seja, atribuímos valores para x e calculamos seus y correspondentes, que são iguais a f(x).

Existe, porém, uma forma mais eficiente para fazer gráficos de funções do 2º grau. Apenas olhando a função já conseguimos tirar informações importantes sobre seu gráfico.

Os coeficientes da função vão determinar de forma direta o formato da parábola (concavidade pra cima ou pra baixo) e o ponto de intersecção com o eixo y. Coeficiente a O coeficiente a irá determinar se a parábola terá concavidade para cima ou para baixo.

Função quadrática - Gráfico a data-lazy-src=

Coeficiente c O coeficiente c vai determinar onde a parábola corta o eixo y, pois para x=0 temos f(x) = c.

Função quadrática - Gráfico coeficiente "c"

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Veja também os tópicos sobre função modular, entenda cada vez mais desse assunto tão cobrado nos vestibulares e teste seu aprendizado resolvendo exercícios de função quadrática.

Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...