Vestibular Fametro: o que é, inscrição e mais!

Se você quer morar no norte do Brasil ou estudar a distância em uma faculdade tradicional do Amazonas, a hora é agora. Isso porque as inscrições para o vestibular Fametro estão abertas até o dia 30 de outubro e podem ser efetuadas no próprio site da instituição. Com cursos em Exatas, Humanas e Saúde, a Fametro tem unidades em seis cidades do interior amazonense, além da capital Manaus: Coari, Tabatinga, Parintins, Manacapuru, Itacoatiara e Tefé.

Para você ficar bem informado e conhecer tudo o processo seletivo, elaboramos este post com dicas imperdíveis. Confira!

O que é o vestibular Fametro?

O vestibular Fametro é um processo seletivo para ingresso em uma faculdade tradicional do Amazonas. Em 2019, a instituição adotou como lema “Explore Fametro: descubra como funciona a sua carreira na prática”.

As provas acontecem no dia 31 de outubro e pode ser feito por todas as pessoas que já tenham concluído o ensino médio. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no próprio site da instituição.

Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2017 também podem utilizar a nota como meio de entrada na Fametro. Para isso, é necessária uma média acima de 450 pontos. Outro pré-requisito é que o estudante não tenha zerado em Redação.

Quem atender às exigências nem precisa fazer o vestibular Fametro. No entanto, para os cursos presenciais, é necessária a apresentação de alguns documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • certificado de reservista;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de residência;
  • histórico escolar;
  • título de eleitor;
  • duas fotos 3X4.

Vestibular Fametro Enfermagem

Entre os cursos existentes na Fametro, o de Enfermagem tem grande procura por parte dos vestibulandos. O processo seletivo é o mesmo das demais graduações e a Faculdade tem nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) em uma escala que vai até 5.

Tradicional no estado, o curso é presencial e tem o objetivo de capacitar técnica e cientificamente os alunos com foco no mercado de trabalho.

Ao longo das aulas, são valorizados promoção da saúde, prevenção, reabilitação e tratamento de doenças. Com uma estrutura com laboratórios, bibliotecas e equipamentos propícios à prática profissional, o aluno obtém uma formação sólida e alicerçada nos ensinamentos humanísticos.

Vestibular Medicina Fametro

Ao contrário dos demais cursos de graduação, Medicina conta com um vestibular próprio na Fametro.

Frequentemente, ele é realizado em abril, com as inscrições sendo abertas em março. A Fametro disponibiliza 100 vagas por ano em Medicina, com um valor de R$ 500 na taxa de inscrição.

A prova é objetiva, com 30 questões de múltipla escolha, mais a Redação. As perguntas são referentes às disciplinas do ensino médio e valem 60 pontos. Os 40 restantes compõem a redação.

Vestibular Fametro inscrição

As inscrições para o vestibular Fametro se encerraram no dia 30 de outubro de 2019.

As provas aconteceram no dia 31 de outubro em todas as unidades da Faculdade existentes tanto na capital quanto nos municípios no interior do estado.

A instituição realiza dois processos seletivos. Existe o vestibular normal, com data previamente divulgada, e o agendado. A inscrição para o vestibular agendado pode ser feita pelo site da instituição.

Vale destacar que a Fametro é uma das instituições com destaque no Amazonas, com qualidade comprovada no ensino.

Resultado vestibular Fametro

O resultado do vestibular Fametro é divulgado no site da faculdade, logo nos dias seguintes após a aplicação das provas.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

O candidato só precisa acessar o sistema por meio do número do CPF e data de nascimento.

Conheça a Fametro

livros

O Centro Universitário Fametro existe desde 13 de setembro de 2002. Inicialmente, a Faculdade contava apenas com os cursos de Administração em Cidades, Administração em Gestão de Negócios e Turismo.

A partir de 2003, houve a abertura para cursos na área da Educação, como Pedagogia. De lá para cá, a Instituição foi crescendo e conquistando novos credenciamentos. Hoje, são 26 cursos de graduação presenciais, 15 tecnológicos, 16 semipresenciais e 16 a distância (EAD), sendo 10 com formação tecnológica.

A Fametro tem ainda pós-graduações em vários setores do conhecimento humano, como Administração, Tecnologia da Informação, Direito, Educação e Saúde.

Veja alguns cursos de graduação existentes na Fametro:

  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Engenharia Civil;
  • Biomedicina;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Jornalismo;
  • Direito;
  • Pedagogia;
  • Turismo, entre outros.

Bolsas de estudo e descontos Fametro

A Fametro disponibiliza oportunidades referentes à bolsa de estudo via Prouni (Universidade para Todos), Bolsa Universidade, Bolsa Legal, entre outros.

No caso do Bolsa Legal, os vestibulandos que conseguiram pontuação acima de 450 podem concorrer ao benefício, que destina 50% de descontos para novos alunos da faculdade.

A ideia do programa é realizar uma inclusão educacional por meio da concessão de bolsas de estudos parciais nas diferentes modalidades de ensino.

São mais de 40 cursos dentro do programa, englobando tanto a formação superior quanto a tecnológica.

Outro meio de auxílio aceito pela faculdade é o Financiamento Estudantil (Fies). Nele, o aluno consegue um empréstimo por meio da Caixa Econômica Federal e paga as parcelas após a conclusão do curso.

Para se inscrever, o estudante deve fazer a solicitação no sistema informatizado (SisFies).

Nota de corte vestibular Fametro

A nota de corte da Fametro para o ingresso via Prouni não é tão alta em comparação a outras instituições de ensino superior.

A média fica em 628, com a menor para o curso de Serviço Social (603) e a maior para Odontologia (660).

Provas anteriores vestibular Fametro

Uma boa dica para você se sair bem no vestibular da Fametro é por meio da realização de provas anteriores de outras instituições, já que a Fametro não disponibiliza suas provas.

Trata-se de um comportamento que também ajuda na hora de se preparar para o Enem, a principal porta de entrada para inúmeras faculdades brasileiras.

O vestibular Fametro conta com apenas 30 questões e redação.

Portanto, aproveite os dias que restam para o vestibular Fametro para realizar uma boa revisão, de olho na vaga no curso de sua preferência.

Está a fim de se sair bem no Enem? Então conheça o nosso plano de estudos e seja bem-sucedido!