Quais são as matérias que mais caem no vestibular da Unesp?

Conheça o formatos das questões

Quais são as matérias que mais caem no vestibular da Unesp?

Foto: reprodução/divulgação

Unesp — Universidade Estadual Paulista — é uma instituição pública mantida pelo Estado de São Paulo, com foco na atuação de ensino, pesquisa e extensão de serviços à sociedade.

O vestibular da Unesp é dividido em duas fases: a primeira será no dia 15/11/2019 e a segunda fase nos dias 15/12/2019 com as matérias de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e no dia 16/12/2019 com Linguagens e Códigos e a Redação.

Você que irá prestar o vestibular, já sabe quais são os conteúdos que costumam cair? Se ainda não sabe, então vem com a gente, porque separamos os principais assuntos que caem na Unesp com base nas edições passadas!

Como é a prova da primeira fase da Unesp?

A primeira fase do vestibular da Unesp possui 90 questões no formato múltipla escolha, sendo que elas são divididas da seguinte maneira:

  • Linguagens – 30 questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte;
  • Ciências Humanas – 30 questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e Matemática – 30 questões de Biologia, Química, Física e Matemática.

A estrutura das perguntas do vestibular da Unesp é semelhante às questões do Enem, principalmente por sua distribuição de tópicos e disciplinas. As duas avaliações contam com muitos exercícios de interpretação e compreensão de texto.

A prova da Unesp tem um lado muito forte na área das humanidades, principalmente por apresentar muitas questões de Filosofia e Sociologia —  uma das principais diferenças entre os vestibulares da Unicamp e da Fuvest.

O que mais cai no vestibular da Unesp de cada matéria?

Agora a dúvida que não quer calar: Quais assuntos mais aparecem na Unesp? Estamos aqui para ajudar você nisso! Confira os conteúdos de cada matéria que mais aparecem nas provas da Unesp:

Biologia

Em Biologia, é comum aparecer perguntas sobre a fisiologia dos vegetais, principalmente em relação à reprodução. Além disso, você pode encontrar questões que envolvem as etapas da fotossíntese e seus fatores externos.

Quando o tema da pergunta é sobre fisiologia humana, a Unesp gosta de apresentar perguntas sobre respiração, nutrição, digestão e sistema endócrino. Se você quer uma dica, revise alguns tópicos como o ciclo menstrual, gravidez e anticoncepcionais.

Ecologia também aparece no exame em perguntas sobre cadeias alimentares, poluição e preservação ambiental. Fique atento para revisar alguns tópicos de genética, como os grupos sanguíneos e cromossomos sexuais.

Química

ligações quimicas

Para mandar bem nas questões de Química, você precisa conhecer alguns conteúdos, como: termoquímica, eletroquímica, concentração de soluções e cálculo estequiométrico. 

Além desses tópicos, costumam aparecer perguntas sobre equilíbrio químico, radioatividade, reações orgânicas, estrutura do átomo e forças intermoleculares. 

Física

Assim como no Enem, a área de Física mais abordada pela Unesp é Mecânica. Vale a pena dar uma olhada nos conceitos fundamentais de cinemática, movimentos uniformes, dinâmica do movimento circular, hidrostática, energia, potência e sistemas conservativos.

O vestibular costuma apresentar, também, perguntas sobre circuitos, campo elétrico, transmissão de calor, lentes, espelhos planos e força magnética.

Matemática

Quando chegar nas questões de Matemática, prepare-se para resolver problemas de geometria. O vestibular da Unesp gosta muito de abordar prismas, área de figuras planas e a semelhança entre triângulos.

Porcentagem e análise combinatória são dois temas fortes que podem aparecer relacionados. Além desses, costumam cair perguntas sobre probabilidade e trigonometria — neste caso, com foco em triângulo retângulo.

Português

Assim com o Enem, muitas questões de Língua Portuguesa do vestibular da Unesp são sobre interpretação de texto. Eles podem ser literários em prosa, em verso, textos jornalísticos, científicos ou, até mesmo, crônicas.

Em Literatura, costumam cair questões sobre o modernismo, o realismo, o romantismo e a contemporaneidade. Prepare-se também para responder algumas perguntas de gramática e figuras de linguagem. 

Inglês

A maioria das questões de Língua Estrangeira é sobre compreensão e interpretação de texto. Por isso, fique atento aos conteúdos trazidos pela prova — podem ser textos jornalísticos, conteúdos da web, charges e cartuns.

História

Em História Geral, é muito comum aparecer questões sobre a Nova Ordem Mundial, Revolução Russa, Primeira e Segunda Guerra Mundial, ideologia nazi-fascista e Guerra Fria. Você pode encontrar também algum exercícios sobre a Revolução Industrial e a Expansão Marítima.

Já em História do Brasil, fique atento à economia açucareira, aos movimentos emancipacionistas e à independência do Brasil. Revise os conteúdos da República das Oligarquias e da Era Vargas.

Geografia

O vestibular da Unesp costuma apresentar questões de política econômica,  globalização e geopolítica quando se trata da Geografia Geral. Dê uma revisada nos blocos econômicos e veja alguns dados sobre África e Oriente Médio.

Em relação à Geografia do Brasil, a prova aborda muitas questões físicas, de relevo, clima, vegetação e hidrografia. Temas como agropecuária, indústria e urbanização também podem aparecer.

Filosofia

Cai muita questão sobre ética em Filosofia. Por isso, muita atenção no assunto que ele é quente! Prepare-se para pensar situações políticas e se deparar com pensadores como Maquiavel, por exemplo.

Outros temas bastante importantes para o exame são: Empirismo Britânico, Escola da Frankfurt, Estruturalismo e Pós-estruturalismo. 

Sociologia

Por fim, vale lembrar quais são os conteúdos mais abordados de Sociologia. Nesse caso, estude temas como violência, cultura e política — eles costumam aparecer com frequência. Além disso, revise os tópicos de diversidade cultural, mídia, indústria cultural e questões de gênero.

Uma dica é dominar muito bem o conceito de democracia, pois ele também é bastante abordado pela prova.

Gostou das nossas dicas? Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a estudar e revisar todos esses conceitos! Para isso, você pode criar um plano de estudos do Stoodi e ficar mais perto de passar no vestibular. Comece já! Cadastre-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *